Uma senha sera enviada para seu e-mail

A juíza Katherine P. Failla emitiu decisão ontem à noite que adiciona mais um capítulo na interminável novela que toma conta do noticiário sobre o Dallas Cowboys em 2017. Failla negou o pedido da Associação dos Jogadores da NFL, a NFLPA, de haver julgamento agora quanto à suspensão de Elliott – com isso, o running back dos Cowboys volta a estar suspenso.

“dallascowboys"

Com isso, a menos que os advogados de Elliott consigam nova liminar, ele está suspenso pelos próximos seis jogos do Dallas Cowboys. São partidas duras, a maior parte contra adversários de divisão ou contra times fortes. Em ordem, os seis jogos que ele perderia são: Kansas City, Atlanta, Philadelphia, Los Angeles Chargers, Washington e New York Giants. Elliott estaria disponível na Semana 15 para jogo contra o Oakland Raiders.

Em sua decisão, a juíza justificou que o jogador não conseguiu provar que houve falha no processo administrativo-esportivo que colocou a suspensão no mundo em primeiro lugar. Ou seja: que houve injustiça nesse devido processo com ampla defesa. Ainda, a Failla salientou que a arbitragem que levou à suspensão obedeceu o disposto no CBA, o acordo coletivo-trabalhista entre a Associação/Sindicato de Jogadores e a NFL/Franquias. “O árbitro deu ampla chance para o Sr. Elliott, em termos de procedimento e produção de provas, para refutar a decisão do comissário (Roger Goodell)”, escreveu a juíza na decisão.

As chances de Ezekiel Elliott não cumprir a suspensão são cada vez menores, visto que o número de recursos vai caindo na medida em que novas decisões judiciais são emitidas sobre o caso. De toda forma, ele ainda tem opções. Sua saída mais óbvia seria uma apelação à 2nd U.S Circuit Court of Appeals – e até lá ele acabaria perdendo pelo menos uma ou duas semanas.

Sem Elliott, o Dallas Cowboys deve ter mais carregadas com Alfred Morris – com Rod Smith sendo um sleeper nesse quesito. Olho no fantasy.



Entenda o caso:

Em seu segundo ano na NFL, Elliott foi punido com seis jogos de suspensão após ser investigado por mais de um ano pela liga. Os achados da NFL, segundo a mesma, indicaria que Elliott praticou atos de violência doméstica com uma antiga namorada.

Leia também:
Quanto a suspensão de Ezekiel Elliott atrapalha o Dallas Cowboys?
6 jogos: Ezekiel Elliott recebe suspensão por caso de violência doméstica

Embora não tenha sido o suficiente para que o Estado de Ohio levasse a frente a persecução criminal – a qual necessita de provas mais contundentes e concretas – os achados foram o suficiente para que a liga aplicasse a punição. Explicando novamente, na área trabalhista/cível, as provas não precisam ser tão “pesadas” quanto as necessárias para uma condenação criminal.

Daí a “discrepância” de tutelas entre a NFL e a justiça comum. “[Havia] provas substanciais e persuasivas que apoiavam a acusação de que houve violência doméstica em múltiplas ocasiões durante a semana do dia 16 de julho de 2016”, disse a NFL em comunicado. Ezekiel nega todas as acusações.

Comentários? Feedback? Siga-me no twitter em @CurtiAntony ou no facebook – e ainda, nosso site em @profootballbr e curta-nos no Facebook.

“RODAPE"