Não existe isso de “Chip Kelly não quer Kaepernick”. Isso é um boato sem fonte

Nada contra um site ou outro em específico, mas é a segunda vez em um mês que indicamos ao leitor de ProFootball que a CBS Sports em seu site está incorretamente passando um boato para ganhar mais cliques. Na primeira ocasião, foi uma eventual hipótese de que Calvin Johnson Jr iria para os Patriots – a forma pela qual a manchete estava estruturada dava até a entender isso e muito brasileiro comprou a ideia.

Agora, no meio do turbilhão “Kaepernick-49ers”, a seguinte manchete: “Chip Kelly não está muito afim de ter Colin Kaepernick em San Francisco”. É uma manchete forte, que caça-cliques e que fará você se interessar. Numa estrutura de texto jornalístico, geralmente o primeiro parágrafo é dedicado a responder “o quê, onde quando e quem” do fato. Veja o primeiro parágrafo (e o original aqui).

“Quando você pensava que a situação de Colin Kaepernick não ficaria mais estranha, ficou ainda mais. Se os 49ers não trocarem Kaepernick para os Broncos, o quarterback pode acabar jogando para um técnico que não quer bem ele no time. De acordo com Dianna Russini, da ESPN.com, o novo técnico dos 49ers sequer quer Kaepernick em San Francisco”.

Pois bem. Como em toda pauta impactante, fui apurar e conseguir pelo menos uma dupla-confirmação. Pessoalmente nunca havia ouvido falar de uma repórter com esse nome no site da ESPN americana (quando a gente trabalha com isso acaba decorando o nome dos redatores preferidos). Não ouvi porque ela não trabalha no site. Ela é âncora do SportsCenter – e está longe de ser insider de qualquer coisa. Aliás, ela sequer falou sobre o assunto com essa intenção.

Não há qualquer fonte citada por ela para essa opinião – que mais parece uma opinião pessoal mesmo. Indo mais além, isso contradiz o que o próprio Chip Kelly disse em novembro.

Estou empolgado em trabalhar com Colin. Nunca pensei algo como “hey, vou para San Francisco e ele não estará lá”.

Sem qualquer ufanismo de nossa parte, mas o grande ponto é este: não é porque um site é americano que ele é sempre 100% confiável em 100% das vezes – e que qualquer site no Brasil seja ruim e não confiável, seja nós ou qualquer um dos outros colegas que cobrem o esporte. Mau jornalismo, pontualmente falando, existe em qualquer lugar do mundo. Correlação não implica causalidade. Só porque o esporte é americano, isso não quer dizer que os sites americanos serão sempre sua melhor fonte para informações.

Deixamos novamente aqui o compromisso de ProFootball: sempre checar as informações antes de postar qualquer coisa sobre o esporte para quem o acompanha no Brasil. Mais: de não espalhar boatos que acabem muitas vezes confundindo quem está começando a acompanhar o esporte. 

Quer uma oportunidade para assinar nosso site? Aproveita, R$ 9,90/mês no plano mensal, cancele quando quiser! Clique aqui para assinar!
“odds