NFL busca realizar jogo na China em 2019 – Brasil depois, que tal?

Não é uma ideia nova, em realidade. Já há algum tempo a NFL planeja e aborta missões para a China. Fuso-horário e a falta de interesse dos chineses parecia ser o suficiente para que a liga não tome o projeto como mais realizável.

Agora, a ideia é pensar para frente: na 100º temporada da National Football League, a ideia é ter uma partida no maior mercado consumidor do mundo. Por meio de Yao Ming, a NBA já há muito desembarcou por lá. A NFL não quer ficar para trás.

Daniel Kaplan, do Sports Business Journal, foi o primeiro a reportar o novo projeto – também reportado na NFL.com por Kevin Patra momentos depois. A fonte de Kaplan é direta: o próprio VP (vice-presidente) de assuntos internacionais da liga, Mark Waller. “Pode ser uma boa ideia olhar para esse jogo como uma oportunidade de celebrar nossos cem anos, num evento que pode ser usado para olhar para frente”, disse Waller.

O anúncio do projeto vem alguns dias depois da visita de Tom Brady a China (ele foi por conta da Under Armour, marca esportiva que o patrocina e que quer ficar bandeira no oriente). na visita, Brady disse que tem como sonho jogar uma partida da China. Bom, ele teria 42 anos em 2019 – e eu não aposto mais contra o homem.

Como dito antes, não foi a primeira vez que a ideia surgiu. A NFL, que já sediou partidas de temporada regular na Inglaterra e no México, exploraria um território – o oriente – no qual só esteve presente em partidas de pré-temporada. Nos anos 1990, houve partidas no Japão (mas amistosas, de pré-temporada). Em 2007, havia a ideia de uma das partidas do New England Patriots ser na China – talvez, num universo paralelo, eles perdem esse jogo e vencem o Super Bowl por não terem o fardo do 19-0 –  e o jogo foi cancelado. Dois anos depois, em 2009, a ideia se repetiu e o cancelamento, idem.

Leia Também:
Fotos Clássicas: O Último Quarterback Campeão Pelos Browns
Cam Newton: preciso dar a chance para outros criarem jogadas
Russell Wilson segue exemplo de Brady e está focado em dieta e condicionamento para 2017

Considerando que a liga executa seu plano internacional em partes, é de se pensar que o Brasil pode estar na mira da NFL para a próxima década. A liga fez inúmeras partidas de pré-temporada fora dos EUA na década de 1990. A década seguinte viu uma primeira partida de temporada regular fora dos EUA (no México, em 2005) e depois o estabelecimento da International Series em 2006. A década de 2010 viu a expansão do número de jogos na Inglaterra e a volta do México como sede de partidas de temporada regular. Considerando que a China seja o próximo alvo em 2019, o Brasil é bastante plausível como destino a partir de 2020: fora México e EUA, nosso país é o maior mercado consumidor de fãs estabelecidos de NFL no mundo.

Comentários? Feedback? Siga-me no twitter em @CurtiAntony ou no facebook – e ainda, nosso site em @profootballbr e curta-nos no Facebook.

“RODAPE"

Quer uma oportunidade para assinar nosso site? Aproveita, R$ 9,90/mês no plano mensal, cancele quando quiser! Clique aqui para assinar!
“odds