Duas temporadas ruins foram mais do que o suficiente para a direção do New York Giants decidir que precisa de um novo treinador. Na manhã desta segunda-feira (30), após a derrota por 34 a 17 para o Philadelphia Eagles, a equipe anunciou que demitiu o treinador principal Pat Shurmur, que acumulou uma campanha de 9-23 nos dois anos em que esteve à frente do time.
Essa foi a terceira vez em que Shurmur atuou como head coach na NFL. Sua primeira passagem foi pelo Cleveland Browns nos anos de 2011 e 2012, quando acumulou as mesmas 9 vitórias em 2 anos. Além disso, ele substituiu Chip Kelly no Philadelphia Eagles na semana final da temporada de 2015, vencendo o jogo justamente contra o New York Giants – na ocasião, ele foi entrevistado para o cargo de treinador principal em Philadelphia, mas o cargo ficou com Doug Pederson.
De acordo com a declaração divulgada pela organização, o general manager Dave Gettleman permanecerá em suas funções. Vale lembrar que, nos dois primeiros anos de Gettleman, os Giants estiveram escolhendo dentro do top 6 no Draft e isso acontecerá mais uma vez. Tais escolhas renderam Saquon Barkley (2ª escolha geral, 2018) e Daniel Jones (6ª escolha geral, 2019), as duas peças centrais da reconstrução da franquia nos próximos anos.
Ainda que Shurmur não tenha se mostrado um treinador competente em diversas situações ao longo do ano – uma das maiores críticas é que, apesar de um background ofensivo, ele não soube maximizar o talento de Saquon Barkley em 2019 -, a manutenção de Gettleman é que deve ser o ponto de maior preocupação para o torcedor dos Giants. O uso de recursos por parte do general manager tem sido péssimo, afinal, se New York está escolhendo dentro do top 6 pelo terceiro ano seguido, o time não está exatamente se desenvolvendo. Seu desprezo por analíticas tem levado à movimentos muito ruins na elaboração de um elenco condizente com a NFL moderna, especialmente no investimento em determinadas posições.
De acordo com múltiplas fontes, a principal opção do New York Giants é Matt Rhule, treinador de Baylor e que levou a equipe a uma campanha de 11-2 na última temporada universitária, no entanto, com a manutenção de Gettleman no cargo de general manager, parece um pouco improvável que Rhule aceite o cargo nos Giants, já que ele deseja ter total controle da montagem do elenco e sua situação em Baylor nesse momento é muito boa; outros nomes que a organização já pediu formalmente para entrevistar são Eric Bieniemy, coordenador ofensivo do Kansas City Chiefs, e Josh McDaniels, coordenador ofensivo do New England Patriots.






