Raiders jogam em Oakland em 2018 – mas futuro a partir de 2019 é incerto

[dropcap size=big]N[/dropcap]o ano passado, foi aprovada a realocação do Oakland Raiders para Las Vegas – foi a terceira mudança ratificada pela NFL num espaço de praticamente 300 dias. Anteriormente, a liga tinha aprovado a mudança dos Rams para Los Angeles e dos Chargers para a mesma cidade.

Não é a primeira vez que os Raiders mudam de sede: nos anos 1980, saíram de Oakland para Los Angeles e, em 1995, voltaram para Oakland. Em ambas as ocasiões, porém, havia um estádio pronto para lhes receber. Não é o caso de Las Vegas, que no máximo conta com um estádio de college football que está bem longe de poder ser sede de uma partida da NFL.

O problema é que em 2019, o time pode ficar sem casa

Jon Gruden foi apresentado como treinador do Oakland Raiders nesta semana e eu me sinto em 1999 escrevendo isso. Seja como for, na volta de Gruden, o novo-antigo treinador do time fez referência aos “próximos dois anos em Oakland”. Em outros momentos, Gruden disse que quer “lotar as arquibancadas do Black Hole em mais umas sete ou oito vezes”. Ué. Não seriam 16? Justamente.

“colts"

O contrato de aluguel do Coliseu de Oakland, renovado pelas partes desde 1995, expira ao final desta temporada. Depois disso, o time está desabrigado, para todos os efeitos. E considerando a saída iminente para o novo estádio de Las Vegas – que não estará pronto em 2019, ao que tudo indica – não há qualquer garantia de que a cidade vai renovar o contrato. Ao mesmo tempo, a cidade pode jogar o preço lá em cima.

Fato é que o time vira um ???? Raiders em 2019. Há outras alternativas fora o Coliseu, claro. Um exemplo óbvio seria o Levi’s Stadium, casa do San Francisco 49ers. Não parece provável que os times dividirão o estádio, de toda forma: o gramado já é horrível e com oito jogos a mais num ano ficaria pior ainda.

Além disso, há times da primeira divisão do college na baía de San Francisco/Oakland – Stanford e Cal, notoriamente. Seus estádios poderiam servir de abrigo temporário para os Raiders em 2019. Por fim, temos a hipótese maluca: quando ainda era vivo, Al Davis cogitou jogar todos os jogos fora de casa no caso de um problema assim. Seria uma desvantagem considerável, por mais que o time tenha uma torcida nacional nos EUA.

Vejamos as notícias que virão – onde o time jogará em 2019? O Las Vegas Stadium, lembrando, fica pronto apenas em 2020. Até alguma definição sobre o contrato de aluguel do Coliseu de Oakland, a incerteza segue.

Textos Exclusivos dos Assinantes ProClub nesta semana, Assine!:
História, 2007: Em pleno Heinz Field, Jaguars derrubam Pittsburgh no Wild Card
ProClub: Palpites/Picks, Divisional Round 2017/18
Envelhecidos, sem Palmer e Arians: Arizona e o seu inevitável reboot ofensivo em 2018
Qual será o futuro de Tyrod Taylor?
Podcast, ProClub: Experiência conta nos playoffs? Quanto?

Quer uma oportunidade para assinar nosso site? Aproveita, R$ 9,90/mês no plano mensal, cancele quando quiser! Clique aqui para assinar!
“odds