Rapoport: Raiders irão peticionar mudança de Oakland para Las Vegas

Dos mesmos produtores de “Los Angeles Rams” e “Los Angeles Chargers of San Diego”, a NFL agora terá uma nova novela nos próximos meses. De acordo com Ian Rapoport, um dos mais respeitados insiders americanos, os Raiders estão protocolando a papelada para se mudar de Oakland para Las Vegas.

A movimentação deve ser tida como oficial nos próximos dias. Os Raiders não podem se mudar automaticamente para outra cidade como os Chargers fizeram. Explica-se: em janeiro do ano passado foi decidido que os Rams poderiam se mudar, com os Chargers tendo um ano para decidir se mudariam junto ou não. Dean Spanos, dono dos Chargers, decidiu se mudar. Condicionalmente, caso os Chargers não quisessem ir para Los Angeles, abriria-se uma porta para os Raiders. Como os Bolts agora estão na cidade dos anjos, não restou outra alternativa para os Raiders senão peticionar mudança para outra cidade.

Para que a mudança seja aprovada, o dono dos Raiders, Mark Davis, precisa convencer outros 23 donos a votarem afirmativamente pela realocação. Claro, sempre existe a possibilidade de #processo e o antecedente é justamente dos Raiders, quando o pai de Mark, Al Davis, processou a NFL quando esta não lhe permitiu realocar sua franquia para Los Angeles nos anos 1980 – e ganhou. De toda forma, Mark deve seguir os caminhos “normais” em termos de realocação e buscar os 24 votos (seu e mais 23) para que haja maioria qualificada que permita a mudança.

A cidade de Oakland não fez progresso na empreitada de buscar um novo estádio para a franquia, segundo Rapoport reporta. “Se os Raiders decidirem que não vão conseguir fazer dar certo em Oakland e quiserem peticionar por uma realocação, então a janela começa quando eles forem eliminados dos playoffs até 15 de fevereiro”. A petição de realocação ocorrerá, portanto, antes do prazo expirar.

A mudança para Las Vegas começou a surgir no horizonte quando o estádio, de 1,9 bilhão, começou a tomar forma. Chamado de “Las Vegas Stadium” e teoricamente com construção financiada pela ajuda do magnata dos jogos, Sheldon Adelson, o estádio teria contribuição de 500 milhões de dólares por parte dos Raiders, 650 milhões por parte de Adelson e mais 750 milhões fruto de uma taxa de hotelaria. Essa repartição, contudo, ainda não é certa.

>> Queremos saber qual a maior torcida da NFL e do College Football no Brasil. Participe de nossa pesquisa, clique aqui!

Assim que a petição estiver oficializada – e, com todo respeito aos demais insiders, mas Rapoport não dá barrigada, deve acontecer mesmo – os donos de franquias devem se reunir e o “processo” deve demorar algumas semanas. Deve ser criado um comitê para avaliar a realocação e ao final a votação. No todo, isso deve demorar de 4 a seis semanas. A votação em si, para autorizar ou não a mudança, deve acontecer ao final de março quando os donos se reúnem no Arizona. Rapoport reporta que a realocação dos Raiders para Las Vegas vem ganhando “momentum” com vários donos de franquias. Ainda não há estimativas de votos, mas tudo indica que ela deve passar.

Ainda, vale reportar que a mudança não deve ser imediata para 2017, como aconteceu com os Chargers. Davis publicamente disse que, mesmo que a realocação seja aprovada, os Raiders continuarão a jogar em Oakland enquanto o novo estádio de Las Vegas não fique pronto.

Comentários? Feedback? Siga-me no twitter em @CurtiAntony, ou nosso site em @profootballbr e curta-nos no Facebook.

Quer uma oportunidade para assinar nosso site? Aproveita, R$ 9,90/mês no plano mensal, cancele quando quiser! Clique aqui para assinar!
“odds