Ray Lewis indica que pode estar pensando em carreira como treinador

O Pro Bowl de 2017 parece ter cativado os fãs de futebol americano ao retornar com dois elementos clássicos do jogo das estrelas da NFL: o desafio de habilidades (com transmissão da ESPN aqui no Brasil neste sábado, 22h) e os times separados por conferências. Aparte do jogo em si, uma das coisas que foi notícia em Orlando neste fim de semana foi a presença de jogadores aposentados por lá – e a declaração de um deles em específico.

De acordo com o site oficial dos Ravens, Ray Lewis pode estar pensando em se tornar treinador em breve. “Me perguntam bastante sobre isso. Estou pensando um pouco acerca do assunto”, disse Ray sobre seu futuro como treinador. O ex-linebacker dos Ravens, duas vezes campeão do Super Bowl, salientou que está gostando de passar mais tempo com a família e os filhos, mas que uma volta ao futebol americano por meio de comissão técnica pode estar no seu futuro. “Eu não sei se iria diretamente para isso, mas é algo que eu definitivamente estou de olho”, completou.

Lewis, com 41 anos, está de fora dos gramados desde o Super Bowl XLVII, quando enfrentou o San Francisco 49ers e saiu vencedor com seu segundo anel. 13 vezes Pro Bowler e duas vezes jogador defensivo do ano, Lewis também foi MVP do Super Bowl na temporada de 2000, primeiro título dos Ravens.




Carreira de jogadores bem sucedidos como treinador não é certeza de sucesso

Embora Lewis seja um dos melhores jogadores defensivos da história da NFL, não podemos afirmar com toda certeza do mundo que esse talento dentro de campo iria se traduzir em sucesso nas laterais ao chamar jogadas. O paradigma negativo nesse quesito vem de outro grande inside linebacker da história da liga, Mike Singletary. Líder da defesa dos Bears de 1985 tal qual Lewis foi por anos jogando pela mesma posição nos Ravens, Singletary teve passagem esquecível como treinador. Foram 18 vitórias em 22 derrotas (2009-2010) com um elenco que chegaria ao Super Bowl dois anos depois quando Jim Harbaugh assumiu o leme do navio.

Muito por conta disso e de outros precedentes negativos (Bart Starr como treinador dos Packers, por exemplo) alguns jogadores acabam sendo mais cautelosos em não “manchar” seu legado. Ao mesmo tempo, um jogador que não teve uma carreira tão gloriosa pode se dar bem como treinador. Gary Kubiak foi reserva de John Elway por anos nos Broncos para depois ser campeão como head coach. Ron Rivera, treinador dos Panthers, era reserva nos Bears de 1985 na posição de linebacker e tem sólida carreira como treinador. Vejamos o que o futuro reserva para Ray Lewis caso ele queira seguir esse caminho nas laterais.




Comentários? Feedback? Siga-nos no twitter em @profootballbr e curta-nos no Facebook.

Quer uma oportunidade para assinar nosso site? Aproveita, R$ 9,90/mês no plano mensal, cancele quando quiser! Clique aqui para assinar!
“odds