Redskins demitem Jay Gruden

O agora ex-head coach de Washington não resistiu ao começo de temporada 0-5 e foi demitido poucas horas após a derrota diante do New England Patriots

O Washington Redskins anunciou na manhã desta segunda-feira (07) que Jay Gruden não é mais o head coach da equipe. Ele não resistiu à derrota por 33 a 7 diante do New England Patriots e ao péssimo começo de ano com cinco derrotas e nenhuma vitória, tornando-se o primeiro técnico a perder o emprego nesta temporada. A decisão foi tomada após uma reunião entre o agora ex-treinador e os dois principais executivos da franquia: o proprietário Dan Snyder e o presidente Bruce Allen.

Em comunicado oficial à imprensa, a franquia disse que: “Ao longo dos primeiros cinco jogos da temporada 2019, o time claramente não estava desempenhando conforme as expectativas, e todos nós dividimos a responsabilidade. Ao seguir em frente, nós nos comprometemos a fazer tudo o que pudermos coletivamente como organização para reverter as coisas e dar aos fãs dos Redskins uma equipe para se orgulhar em 2019 e no futuro”.

Ao todo, a passagem de Gruden por Washington durou cinco temporadas completas e mais cinco partidas, nas quais ele acumulou um record de 35 vitórias, 49 derrotas e um empate. Sob seu comando, o time conquistou um título de divisão e chegou uma única vez aos playoffs, perdendo para os Packers no wild card de 2015. De resto, terminou uma vez na lanterna e mais três outras vezes na 3ª posição da NFC East.

Gruden havia brincado no domingo sobre trabalhar na segunda-feira se a sua chave continuasse abrindo a porta do escritório, porém a pressão tornou-se insuportável após o decepcionante começo 0-5, o que não acontecia desde 2001. Sua última atitude como head coach, a qual lhe rendeu um caminhão de críticas, foi nomear Colt McCoy como quarterback titular no confronto diante dos Patriots, barrando o calouro Dwayne Haskins e o veterano Case Keenum.

Bill Callahan, ex-treinador da linha ofensiva e assistente de Gruden, será promovido ao posto de head coach interino. Embora trabalhe com futebol americano desde 1980, esta será apenas a terceira experiência de Callahan como treinador principal. Antes, na NFL, ele foi head coach do Oakland Raiders entre 2002 e 2003, quando curiosamente substituiu Jon Gruden, o irmão mais velho de Jay, e levou Oakland ao Super Bowl XXXVII. Ademais, Callahan também trabalhou como técnico principal no College Football, comandando o time da universidade de Nebraska entre 2004 e 2007.

Sem maiores ambições em 2019 depois de um início tão ruim, Washington pode já se dar ao luxo de pensar na próxima temporada e escolher com calma quem será o futuro treinador. Segundo apurou Ed Werder, repórter da ESPN norte-americana, alguns dos nomes que mais interessam são Mike Tomlin (atual head coach do Pittsburgh Steelers), Todd Bowles (ex-head coach dos Jets e hoje coordenador defensivo do Tampa Bay Buccaneers) – e Eric Bieniemy (coordenador ofensivo do Kansas City Chiefs).

“odds