Superstição? Patriots jogarão de branco no Super Bowl LII

[dropcap size=big]E[/dropcap]xiste uma certa superstição em se tratando de Dallas Cowboys: como o time joga de branco em casa – e na maior parte das vezes, também com o mesmo uniforme fora – a equipe supostamente tem desempenho pior quando usa seu uniforme azul. O mesmo vale para o Denver Broncos: a franquia do Colorado tem dois títulos de branco, um de azul e uma coleção de fracassos quando jogou a final da NFL de laranja.

Não por acaso, o Denver Broncos usou branco no Super Bowl 50; Na ocasião, o mando de campo era da Conferência Americana – os mandos são alternados, ano a ano, entre AFC e NFC. Mesmo tendo o mando, Denver optou por jogar de branco. Dois anos antes, jogou de laranja no Super Bowl XLVIII e tomou uma sova do Seattle Seahawks.

Mesmo sendo uma das mentes mais racionais da história da humanidade, Bill Belichick parece ter entrado na onda. Bem, não parece haver outra explicação para a notícia que saiu hoje: mesmo com o mando de campo, New England usará branco contra o Philadelphia Eagles no Super Bowl LII. Portanto, Eagles vão de verde.

São oito Super Bowls disputados por Brady/Belichick, contando o do dia 4. Nos sete anteriores, os Patriots jogaram de branco em três oportunidades – venceram todas. De azul, ganharam os dois primeiros e têm o trauma chamado Eli Manning.

Em sentido contrário, este é o terceiro Super Bowl do Philadelphia Eagles. Nos dois anteriores, jogou de verde e perdeu. O primeiro foi o Super Bowl XV, em derrota para os Raiders. O segundo, contra o New England Patriots – o XXXIX.

Fora a superstição, algum motivo plausível para a decisão de New England?

Dos últimos 12 campeões do Super Bowl, 11 jogaram de branco. A única vez que isso não aconteceu? Green Bay Packers de verde no Super Bowl XLV. Não existe uma explicação muito forte além da superstição. Andei pensando sobre o assunto, especialmente quanto à parte mental e temos a questão do mindset. Seres humanos são animais de hábitos. Assim, jogar de branco significa que você não está jogando em casa – o que é o caso do Super Bowl. Seus jogadores podem se sentir mais alertas e fora da zona de conforto – o que, sob o aspecto mental, pode ser interessante.

Ainda, tem a questão do Super Bowl LI. Os Patriots jogaram de branco. Entrar de branco novamente pode subconscientemente indicar aos jogadores que estão no mesmo palco. Ou, se você gostar das minha analogias com Star Wars, lembro que os Patriots são o Império, Belichick é o Imperador, Brady é o Darth Vader e os soldados (stormtroopers) usam branco. Ok, fui longe demais.

Comentários? Feedback? Siga-me no twitter em @CurtiAntony ou no facebook – e ainda, nosso site em @profootballbr e curta-nos no Facebook.


Textos Exclusivos do ProClub, Assine!
A janela de oportunidade dos Steelers está fechando?
Como explicar o apagão dos Vikings na final da NFC?
História: As 10 melhores Finais de Conferência da história da NFL
Josh McDaniels será capaz de salvar a carreira de Andrew Luck?

Quer uma oportunidade para assinar nosso site? Aproveita, R$ 9,90/mês no plano mensal, cancele quando quiser! Clique aqui para assinar!
“odds