Boa notícia para os times que pensam em selecionar um quarterback no próximo Draft: Tua Tagovailoa, da universidade de Alabama, postou vídeos treinando com bola e a recuperação da lesão sofrida no quadril em novembro passado, aparenta estar indo bem. Tagovailoa postou alguns vídeos de treinos seus, num espaço fechado, em que ele se move como se estivesse dentro do pocket, até receber um comando do treinador para lançar. Seu jogo de pernas pareceu bem natural e a mecânica em nada alterada.
Era esperado que ele lançasse a bola apenas em abril durante o Pro Day de Alabama, onde os treinadores e olheiros dos times da NFL estariam presentes, porém, com a crise do COVID-19 e suspensão das visitas aos prospectos, ele preferiu antecipar esse momento e mostrar que está em franca recuperação. Vale ressaltar que uma lesão no quadril para um quarterback deixa inúmeras dúvidas, visto que pode comprometer sua capacidade de gerar torque. Quanto menos rotação no quadril no momento do lançamento, menor a força e a precisão – Cam Newton e Ryan Fitzpatrick são dois exemplos de inconsistência neste movimento.
Caso as franquias se convençam que Tagovailoa está realmente saudável, o Draft sofre um grande impacto. Dono de excelente carreira em Alabama, inclusive vencendo um título nacional, Tua é um prospecto de elite e dificilmente será escolhido fora do top 5. Isso abre margem para que Washington Redskins e Detroit Lions, escolhas 2 e 3, possam negociar suas picks, já que teoricamente não precisam de quarterback. Miami Dolphins e Los Angeles Chargers, que são donos das escolhas 5 e 6, são fortes candidatos a subirem para garantir seu novo líder; não se pode descartar o Las Vegas Raiders, que tem cinco picks dentro do top 100, subindo bastante também. Que Tagovailoa deixará o Draft muito mais emocionante, não restam dúvidas.
