Único voto contrário a mudança dos Raiders para Las Vegas foi do Miami Dolphins – entenda por quê

Para que uma mudança de cidade seja aprovada, por conta do modelo de franchising (32 franquias que são “parte do todo”, tal qual o McDonalds e seus restaurantes), é necessária votação com maioria qualificada. Ou seja; dos 32 donos de franquia (ou 31 + o representante dos Packers, franquia que não tem só um dono) precisam votar afirmativamente. O quorum para que a realocação aconteça é de 24 votos positivos. Abstenções não contam.

Na votação de hoje, foram 31 votos “sim” – isto é, dos Raiders e de 30 outras franquias – e apenas um voto contrário. É mais do que os insiders da NFL reportavam ao final da última semana, quando esperava-se que Mark Davis, dono dos Raiders, tivesse o apoio de 27 donos. De toda forma, surpreende que apenas uma franquia tenha votado contra.

Há motivos para isso, de toda forma. Stephen Ross, dono dos Dolphins e que votou contra a mudança, investiu 500 milhões de dólares nas renovações do Hard Rock Stadium e manter os Dolphins em Miami por pelo menos mais 30 anos. Não houve um comprometimento desta forma por parte de Mark Davis para manter os Raiders em Oakland. Para Davis, o mercado de Las Vegas – como o próprio Mark disse, a capital de entretenimento no mundo – falou mais alto.

Ademais, conforme reporta Ian Rapoport, Ross acredita que não é a melhor coisa para a NFL e para seus fãs que os Raiders saiam de Oakland – um dos maiores mercados consumidores da Costa Oeste. Las Vegas será um mercado mais itinerário do que realmente fixo. Costumeiramente você verá torcedores dos times que jogam contra os Raiders – fãs que viajarão para Vegas para aproveitar a cidade e acabar vendo seu time contra a franquia preto e prata. Do ponto de vista esportivo, pode não ser tão bacana. Do ponto de vista financeiro, é excelente.

Leia mais sobre a mudança dos Raiders para Las Vegas:
Derek Carr posta mensagem emocionada de despedida aos fãs de Oakland
Por 31 votos a 1, mudança dos Raiders para Las Vegas é aprovada – entenda
Mudança dos Raiders para Las Vegas mostra que a NFL (infelizmente) não é só esporte: são negócios

Por que os outros donos de franquia votaram a favor então? Bom, porque o negócio funciona como um gigantesco corporativismo. Votar contra os Raiders agora pode significar um voto contra si em um sufrágio posterior. Além disso, o novo estádio em Las Vegas (1,9 bilhão de custo) vai aumentar ainda mais o valor de cada uma das 32 franquias da liga.

No final das contas, o dinheiro – mais uma vez – falou mais alto. Pode parecer que a liga pensa nos fãs. E, realmente, ela pensa – bem mais do que outras ligas ao redor do mundo nos mais variados esportes. De modo último e como palavra final, contudo, nada fala mais alto do que o dólar.

Comentários? Feedback? Siga-me no twitter em @CurtiAntony, ou nosso site em @profootballbr e curta-nos no Facebook.

Quer uma oportunidade para assinar nosso site? Aproveita, R$ 9,90/mês no plano mensal, cancele quando quiser! Clique aqui para assinar!
“odds