Vontaze Burfict é suspenso por todo o restante da temporada

A suspensão, a mais severa da história para uma conduta dentro de campo, foi motivada por uma pancada na cabeça do tight end Jack Doyle

Vontaze Burfict, capitão e um dos líderes da defesa do Oakland Raiders, é famoso por ter uma longa lista de polêmicas, multas e suspensões no currículo. Os incidentes datam desde a época em que defendia o Cincinnati Bengals, mas parece que agora a NFL perdeu de vez a paciência com a sua conduta temerária: após mais uma jogada considerada excessivamente violenta, o linebacker foi suspenso pelo restante da temporada, ou seja, está proibido de atuar nas 12 últimas partidas do ano – veja aqui a íntegra do comunicado feito pela liga. A informação foi trazida primeiro por Chris Mortensen.

O lance que motivou a punição foi uma pancada na cabeça de Jack Doyle, tight end do Indianapolis Colts, na partida do último domingo. Burfict foi imediatamente ejetado, enquanto Doyle felizmente escapou de uma concussão ou outra lesão séria e pôde seguir no jogo. O head coach Jon Gruden, entretanto, não concordou com a expulsão do sua atleta e a considerou muito rigorosa.

Visto de maneira quase unânime como um dos jogadores mais desleais do futebol americano em todos os tempos, ao ponto de muitos pedirem o seu banimento da liga, Burfict agora enfrentará a sanção mais severa da história por algo feito dentro de campo. Antes, o recorde pertencia a Albert Haynesworth, suspenso cinco partidas por chutar e pisar no rosto do center Andre Gurode. Em todos o caso, o linebacker deve recorrer da punição de 12 jogos e talvez consiga reduzir a pena.

Esta é a quarta suspensão longa da carreira de Burfict, que já havia sido punido em outras três oportunidades: por uma pancada em Antonio Brown (três jogos em 2016), por outra pancada em Anthony Sherman (três jogos em 2017) e por usar substâncias ilegais (quatro jogos em 2018). De acordo com o site Spotrac, o defensor já perdeu cerca de 5,3 milhões de dólares devido a 15 sanções aplicadas pela NFL, entre multas e suspensões. Com efeito, o afastamento por 12 semanas o fará perder 1,1 milhão do seu contrato de 2 milhões assinado com os Raiders.

Apesar do seu histórico altamente reprovável, Burfict vinha sendo uma peça importante da defesa de Oakland, que agora precisará encontrar uma maneira de substituí-lo no miolo do corpo de linebackers. Sem muito talento disponível no setor, Gruden terá que quebrar a cabeça para achar uma solução.

“odds