Guia da Semana 14: Na prática, vale o título da AFC North: Steelers x Ravens no SNF

Assim como ocorreu na rodada passada, a semana 14 também está recheada de ótimos confrontos. Com exceção, talvez, da partida entre Dolphins e Patriots, que tende a ser um pouco mais desnivelada, a expectativa é de jogos muito disputados e equilibrados passando na televisão.

Transmissões semana 14

Quinta-feira, 07 de dezembro

23h30 HV/22:30 N/NE – New Orleans Saints @ Atlanta Falcons – ESPN

Domingo, 10 de dezembro

16h HV/15h N/NE – Minnesota Vikings @ Carolina Panthers – ESPN

16h HV/15h N/NE – Oakland Raiders @ Kansas City Chiefs – ESPN Extra

19:25h HV/18:25h N/NE – Philadelphia Eagles @ Los Angeles Rams – ESPN

19:25h HV/18:25h N/NE – Seattle Seahawks @ Jacksonville Jaguars – ESPN +

23h25 HV/22:25 N/NE – Baltimore Ravens @ Pittsburgh Steelers – ESPN (SNF)

Segunda-feira, 11 de dezembro

23h25 HV/22:25 N/NE – New England Patriots @ Miami Dolphins – ESPN (MNF)

Muito mais em jogo no SNF do que apenas uma rivalidade

Uma das grandes rivalidades da NFL, talvez até mesmo a mais quente dos últimos tempos, terá um ingrediente extra no próximo domingo à noite, quando Baltimore visitará Pittsburgh. Além de toda a satisfação de derrotar o maior adversário, o duelo também vale o título da AFC North – pelo menos para os Steelers. Se vencer, a franquia da Pensilvânia (10-2) garantirá matematicamente a conquista da divisão, pois abrirá quatro vitórias de vantagem sobre os Ravens (7-5) e só restarão três partidas a serem disputadas.

Pittsburgh tentará assegurar o título divisional em cima de Baltimore pela segunda temporada seguida – em 2016, isso aconteceu com uma vitória por 31 a 27 na semana 16. A equipe vem de sete triunfos consecutivos, sendo o último deles a bela virada contra os Bengals, no Monday Night Football, após saírem perdendo por 17 a 0. O destaque individual do time durante esta sequência de resultados positivos é Antonio Brown: só nos últimos três jogos, o recebedor soma 414 jardas aéreas e seis touchdowns.

Por outro lado, nem tudo são flores para os Steelers. A franquia terá dois desfalques consideráveis para domingo. O primeiro é o linebacker Ryan Shazier, que obviamente ainda está se recuperando da assustadora lesão nas costas sofrida diante de Cincinnati. A outra ausência será JuJu Smith-Schuster. O wide receiver foi suspenso por uma partida devido à uma pancada ilegal no capacete de Vontaze Burfict. Ele pode fazer bastante falta contra a terceira melhor defesa aérea da liga (média de 198,6 jardas aéreas cedidas por jogo).



Já Baltimore, basicamente, vai para o tudo ou nada, sabendo que só a vitória pode manter viva sua remonta chance de conquistar a AFC North em 2017. A equipe também atravessa um bom momento, vindo de três vitórias seguidas, incluindo um atropelamento de 44 a 20 sobre os Lions na semana 13. Os Ravens ainda sofrem com a inconsistência ofensiva em várias oportunidades, mas a ascensão de Alex Collins tem ajudado a amenizar o problema. Embora não colecione estatísticas gigantes, o running back vem sendo efetivo, por exemplo, anotando quatro touchdowns nas últimas três partidas. Com Collins em um dia inspirado correndo com a bola, as coisas ficam bem mais fáceis para Joe Flacco e o resto do ataque.

Ademais, pensando no cenário fora da AFC North, o resultado do confronto também terá implicações importantes em toda a Conferência Americana. Os Steelers estão disputando cabeça à cabeça o posto de melhor time da conferência com New England. Hoje eles estão na frente nos critérios de desempate, porém isso pode mudar com uma derrota no domingo – ambos se enfrentarão na semana 15.

Os Ravens, por sua vez, atualmente são o seed #6 da AFC, ou seja, o último classificado aos playoffs via Wild Card. Eles tentam se aproximar dos Jaguars (8-4), enquanto são seguidos de perto por Chargers, Raiders e Bills (todos 6-6). Um revés diante de Pittsburgh pode tirar a equipe da zona de pós-temporada.

Mais prévias? Sócio ProClub tem conteúdo exclusivo para ir além na paixão pela NFL

ProClub: Wentz x Goff: Tentando afastar a desconfiança, Eagles vão até LA para enfrentar os Rams
ProClub: Pressionados, Panthers precisam vencer para seguirem na briga pela NFC South

Nosso podcast com a prévia da Semana 14:

Destaques Relâmpagos

Oakland Raiders @ Kansas City Chiefs: Em meio a loucura que se transformou a AFC West, Raiders e Chiefs, empatados com uma campanha 6-6, farão um dos jogos mais importantes do ano para decidir o destino da divisão. Se vencer, Oakland passará Kansas City e, dependendo do resultado dos Chargers, pode até mesmo assumir a liderança da NFC West. A franquia contará com o retorno de Michael Crabtree, o qual ficou de fora do duelo diante dos Giants por conta de uma suspensão.

Já Kansas City tenta parar de rolar morro abaixo. Após um começo 5-0, o time perdeu cinco dos seus últimos seis compromissos e hoje está atravessando um claro processo de implosão. Para piorar, os Chiefs não terão um de seus melhores jogadores defensivos no domingo. Marcus Peters foi suspenso pela própria equipe por conta de seu comportamento durante a derrota contra os Jets[note]http://www.nfl.com/news/story/0ap3000000888861/article/chiefs-suspend-marcus-peters-for-game-vs-raiders Acesso em: 07/12/2017[/note].

Washington Redskins @ Los Angeles Chargers: Com exceção de Antonio Brown, é difícil encontrar um wide receiver em melhor fase do que Keenan Allen. Nas últimas três partidas, ele soma 436 jardas aéreas e quatro touchdowns, sendo um dos grandes responsáveis pelo renascimento dos Chargers em 2017. Vejamos como Allen vai se sair depois de 60 minutos de Josh Norman pela frente.

Seattle Seahawks @ Jacksonville Jaguars: Além de ser um confronto entre duas equipes que estão na briga pelos playoffs, Seahawks e Jaguars será um grande duelo entre uma das melhores defesas da liga e um dos candidatos mais fortes ao prêmio de MVP. Prepare-se para ver Russell Wilson tentando fugir do pass rush de Jacksonville, correndo pela vida e fazendo suas mágicas durante boa parte do jogo.

New England Patriots @ Miami Dolphins: Se existe um time da AFC East capaz de complicar de Tom Brady é o Miami Dolphins, sobretudo quando New England viaja até a Flórida. Ao todo, o quarterback possui um record 8-7 em partidas fora de casa contra os golfinhos[note]https://www.pro-football-reference.com/players/B/BradTo00/gamelog/?opp_id=mia Acesso em: 07/12/2017[/note], um retrospecto bem diferente do domínio que normalmente vemos em relação aos outros rivais de divisão. É nisso que os torcedores de Miami precisam se apegar, pois a diferença técnica dentro de campo é bem grande entre as equipes. Se vencer, os Patriots garantirão matematicamente mais um título da AFC East.

Boletim Médico

Tyrod Taylor, QB – Buffalo Bills: Taylor sofreu uma lesão no joelho contra os Patriots e voltou a treinar de maneira limitada na quinta-feira. Ele não foi descartado do jogo de domingo, mas provavelmente só teremos alguma informação definitiva sobre seu status mais perto da data do confronto.

Matthew Stafford, QB – Detroit Lions: Stafford está lidando com um problema na mão, porém vem treinando durante a semana. Salvo algum agravamento da contusão, ele não deve ficar de fora do jogo diante de Tampa Bay.



Jimmy Smith, CB – Baltimore Ravens: Smith rompeu o tendão de Aquiles e foi colocado na lista de machucados. Ele não volta mais em 2017.

Vontzae Burfict, LB – Cincinnati Bengals: Burfict deixou a partida contra Pittsburgh após ser atingido na cabeça em um bloqueio feito por JuJu Smith-Schuster. Não temos muitas informações atualizadas sobre o estado do linebacker, mas, considerando o tamanho do pancada, seria surpreendente vê-lo em campo na semana 14.

Kyle Long, OL – Chicago Bears: Long foi colocado na injured reserve por conta de uma lesão no ombro e não volta mais na temporada.

C.J. Fiedorowicz, TE – Houston Texans: Após sofrer sua terceira concussão em 2017, Fiedorowicz também foi colocado na lista dos machucados.

Ryan Shazier, LB – Pittsburgh Steelers: Shazier segue no hospital se recuperando da assustadora lesão nas costas sofrida contra os Bengals. Ainda é muito cedo para dizer qualquer coisa sobre seu status clínico, embora exista a notícia de que ele voltou a sentir as extremidades dos membros. Os próximos dias serão essenciais na sua recuperação e, até por uma questão de respeito, não cabe fazer especulações.

Comentários? Feedback? Siga-me no Twitter em @MoralezPFB, ou nosso site em @profootballbr e curta-nos no Facebook.

“RODAPE"

Quer uma oportunidade para assinar nosso site? Aproveita, R$ 9,90/mês no plano mensal, cancele quando quiser! Clique aqui para assinar!
“odds