Guia da Semana 15: Pela honra e a melhor campanha da AFC, Steelers recebem os Patriots

Não bastasse o surto de grandes partidas acontecendo recentemente (fala a verdade, não teve um jogo ruim passando na televisão na semana passada), a semana 15 ainda terá um bônus: NFL no sábado. Como a temporada regular do College Football acabou, a liga pode desmembrar a rodada e dar esse pequeno mimo para nós, meros mortais fãs de futebol americano. Com isso, teremos nove partidas sendo transmitidas pelos canais ESPN entre a quinta-feira e a segunda.



Transmissões semana 15

Quinta-feira, 14 de dezembro

23h30 HV/22:30 N/NE – Denver Broncos @ Indianapolis Colts – ESPN

Sábado, 16 de dezembro

19:25h HV/18:25h N/NE – Chicago Bears @ Detroit Lions – ESPN

23h25 HV/22:25 N/NE – Los Angeles Chargers @ Kansas City Chiefs – ESPN

Domingo, 17 de dezembro

16h HV/15h N/NE – Green Bay Packers @ Carolina Panthers- ESPN

16h HV/15h N/NE – Houston Texans @ Jacksonville Jaguars– ESPN +

19:05h HV/18:05h N/NE – Los Angeles Rams @ Seattle Seahawks – ESPN Extra

19:25h HV/18:25h N/NE – New England Patriots @ Pittsburgh Steelers – ESPN

23h25 HV/22:25 N/NE – Dallas Cowboys @ Oakland Raiders – ESPN (SNF)

Segunda-feira, 18 de dezembro

23h25 HV/22:25 N/NE – Atlanta Falcons @ Tampa Bay Buccaneers– ESPN (MNF)

Equipes classificadas matematicamente aos playoffs: Pittsburgh Steelers (campeão AFC North) e Philadelphia Eagles (campeão NFC East)

Pittsburgh x New England é simplesmente o jogo do ano na Conferência Americana

Embora tenhamos outras equipes interessantes e competitivas na AFC, não tem como não pensar que o duelo do próximo domingo entre Steelers e Patriots é uma espécie de prévia da Final de Conferência. Dois ótimos times, dois futuros membros do Hall da Fama under center, dois excelentes treinadores e as duas melhores campanhas da AFC em 2017. É, vai ser divertido.

Em primeiro lugar, o mais importante que está em jogo é o seed #1. Pittsburgh (11-2) e Patriots (10-3) são adversários diretos pelo melhor record da Conferência Americana e, consequentemente, pela vantagem de ter o mando de campo durante todo o mata-mata – os Jaguars (9-4) correm por fora. Se vencerem, os Steelers darão um passo gigante para cumprir tal objetivo, pois não poderão mais ser ultrapassados pelos comandados de Bill Belichick. Explicando: eles abrirão duas vitórias sobre New England faltando duas partidas a serem disputadas e levarão vantagem no confronto direito, o primeiro critério de desempate. Contudo, Pittsburgh só garantirá matematicamente o seed #1 se, além de ganhar seu confronto, Jacksonville perder para Houston.

Os Patriots, por sua vez, podem assumir a ponta da AFC com um triunfo sobre Pittsburgh, já que empatarão no número de vitórias e ficarão na frente por causa do confronto direto. Em suma, o resultado da partida terá desdobramentos enormes no destino de ambos.



Em segundo lugar, outra coisa que está em jogo é a honra dos Steelers. Por quê? Bem, porque provavelmente nenhum torcedor da franquia aguenta mais ouvir essa história de que eles são fregueses de carteirinha de New England. Ao todo, incluindo os playoffs, Tom Brady possui um record 10-2 diante do rival[note]https://www.pro-football-reference.com/players/B/BradTo00/gamelog/?opp_id=pit Acesso em: 14/12/2017[/note], com direito a quatro triunfos consecutivos. Pittsburgh precisa de uma vitória para começar a exorcizar esse fantasma e diminuir o incômodo rótulo de freguês.

Os Patriots certamente chegarão no duelo com sangue nos olhos após a derrota contra Miami. Na segunda-feira, o time esteve irreconhecível, por exemplo, terminando a noite sem conseguir uma única conversão de terceira descida (0-11). Brady foi bastante pressionado e não teve o aproveitamento de costume contra Blitz (apenas seis de 17 passes completados).

Já Pittsburgh vem de uma vitória contraditória sobre os Ravens. O ataque foi excepcional, Big Ben passou das 500 jardas aéreas pela terceira vez na carreira (recorde da NFL), Antonio Brown e Le’Veon Bell foram ridículos como sempre etc. O grande problema, contudo, foi a defesa. A unidade sofreu sem Ryan Shazier, principalmente contra a corrida, sendo devastada por Alex Collins. Não tenha dúvidas que Bill Belichick terá um plano para explorar as fraquezas mostradas, então é bom que Mike Tomlin encontre soluções o mais rápido possível, caso contrário as coisas podem ficar feias para o lado dos Steelers.

Destaques relâmpagos

Green Bay Packers @ Carolina Panthers: Sim, ele voltou. Aaron Rodgers foi liberado pelos médicos para retornar aos gramados e estará under center contra os Panthers, após ficar de fora das últimas sete partidas por conta de uma clavícula quebrada. Green Bay vem de duas vitórias sofridas na prorrogação e dependerá muito de Rodgers para seguir sonhando com uma difícil arrancada rumo aos playoffs.

O duelo diante de Carolina é chave, pois a equipe pode ser uma concorrente direta por uma das vagas de Wild Card e o confronto direto é o primeiro critério de desempate. Além disso, não custa lembrar que os Packers precisam vencer todos os jogos que restam no calendário para terem qualquer chance de mata-mata.

Miami Dolphins @ Buffalo Bills: A surpreendente vitória sobre New England colocou os Dolphins subitamente de volta na disputa por um lugar nos playoffs. Hoje com um record 6-7, o time ultrapassará Buffalo (7-6) caso vença no domingo, levando vantagem no confronto direto. O detalhe é que os Bills detêm o seed #6 da AFC, ou seja, estariam classificados ao mata-mata se a temporada acabasse agora. No final das contas, a partida entre os “patinhos feios” Miami e Buffalo será super decisiva, tendo desdobramentos importantes no cenário da Conferência Americana.

Dallas Cowboys @ Oakland Raiders: O jogo contra Oakland será a última partida de Dallas sem Ezekiel Elliott, que ainda está cumprindo sua suspensão por conta das acusações de violência doméstica. Mais uma chance de vermos Rod Smith em ação. O desconhecido running back assumiu o protagonismo durante a ausência de Elliott e não vem decepcionando: por exemplo, somou 160 jardas de scrimmage e dois touchdowns diante dos Giants. Antes, já havia entrado na end zone nos confrontos com Chargers e Redskins. Não temos dúvidas que Smith retornará ao anonimato quando Zeke estiver liberado para atuar, mas até lá ele será uma parte importante do ataque.

Atlanta Falcons @ Tampa Bay Buccaneers: Os Falcons seguem sua maratona contra adversários da NFC South. Na semana passada, a equipe derrotou New Orleans. Na sequência, terá pela frente Buccaneers (4-9), Saints (9-4) e Panthers (9-4). Se vencer todo mundo, Atlanta (8-5) conquistará o título divisional independente de qualquer outro resultado.



Boletim Médico:

Aaron Rodgers, QB – Green Bay Packers: Rodgers está totalmente curado da sua fratura na clavícula, foi liberado pelos médicos e vai jogar na semana 15.

Carson Wentz, QB – Philadelphia Eagles: Wentz rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho e está fora do restante da temporada. Nick Foles será o titular daqui para frente.

Zach Ertz, TE – Philadelphia Eagles: Ertz saiu do protocolo de concussão da liga e está liberado para retornar ao time.

Robert Woods, WR – Los Angeles Rams: Woods está se recuperando de um problema no ombro e a expectativa é que ele jogue contra os Seahawks.

Kayvon Webster, CB – Los Angeles Rams: Webster rompeu o tendão de Aquiles e está fora do restante da temporada.

Alvin Kamara, RB – New Orleans Saints: Kamara sofreu uma concussão diante de Atlanta, mas já voltou a treinar de maneira integral na quarta-feira. Ele provavelmente sairá do protocolo da liga e não deve ser problema para domingo.

Josh McCown, QB – New York Jets: McCown quebrou a mão esquerda e precisará passar por cirurgia. Ele não volta mais em 2017.

Gerald McCoy, DT – Tampa Bay Buccaneers: O defensive tackle está lidando com uma lesão no bíceps. A expectativa é que McCoy continue jogando, mas ele entrará em campo limitado e no sacrifício até o final da temporada.

Amari Cooper, WR – Oakland Raiders: Cooper vem perdendo dias de treinamento e pode ter agravado sua lesão no tornozelo no último domingo. Mesmo se jogar contra Dallas, estará longe de suas condições físicas ideais.

Tom Savage, QB – Houston Texans: Savage sofreu uma séria concussão diante de San Francisco e está no protocolo da liga. Ele deve ser desfalque no próximo domingo.

Kelvin Benjamin, WR – Buffalo Bills: Benjamin está sofrendo com um problema no joelho e vem treinando de maneira limitada. Ainda assim, a expectativa é que ele entre em campo contra Miami.

Nathan Peterman, QB – Buffalo Bills: Assim como Savage, Peterman também sofreu uma concussão. Contudo, o calouro já retornou aos treinamentos e pode ser liberado para jogar na semana 15. Em todo o caso, Tyrod Taylor deve voltar a ser titular em Buffalo, pois está recuperado de uma lesão no joelho e vem treinando de maneira integral.

K.J. Wright, LB – Seattle Seahawks: Wright é outro que sofreu uma concussão na semana 14 e está no protocolo da liga.

Comentários? Feedback? Siga-me no Twitter em @MoralezPFB, ou nosso site em @profootballbr e curta-nos no Facebook.

“RODAPE"

Quer uma oportunidade para assinar nosso site? Aproveita, R$ 9,90/mês no plano mensal, cancele quando quiser! Clique aqui para assinar!
“odds