Pouco mais de um mês atrás, o Miami Dolphins era carta fora do baralho na briga pelos playoffs. Com três derrotas nas quatro primeiras partidas, a franquia era apontada como em reconstrução, um processo iniciado em 2019, com a desmontagem do elenco anterior e a chegada do head coach Brian Flores.
Hoje, o time da Florida vem de 3 vitórias seguidas e é considerado um sério candidato a chegar até a pós-temporada. Claro que com meia temporada pela frente ainda, seria exagero cravar que os Dolphins jogarão em janeiro. Porém, agora a setinha aponta para cima e por isso separei 5 motivos que levaram a equipe de azarão a um forte competidor.
1- A evolução da defesa
Nas quatro primeiras semanas, a defesa dos Dolphins tomou uma média de 24 pontos por jogo. Nas três últimas partidas, esse número cai para apenas 11. Hoje os Dolphins são a equipe que menos tomou pontos em toda liga (18 por jogo de média) e a quinta que mais conseguiu turnovers. Apenas 28% dos drives adversários terminam em pontuação, segunda melhor marca de toda NFL, atrás apenas do Baltimore Ravens.
Somente 33% das terceiras descidas são convertidas contra Miami, um excelente número e que faz com que o ataque volte logo a campo. Se a unidade defensiva conseguir manter essa toada, as chances aumentam muito.
2- Xavien Howard se tornou o melhor cornerback da temporada
Um grande fator para que a melhora defensiva é Xavier Howard. O cornerback vinha de um 2019 não tão bom, em especial por conta de uma lesão no joelho, que o fez perder tempo. Fora isso, a reconstrução fez com que a narrativa dos Dolphins fosse de um time em sem pretensões, fazendo com que as atenções se voltassem para jogadores de equipes mais competitivas.
Porém, nesse ano ele voltou com tudo, sendo fundamental na cobertura mano a mano num sistema que abusa das blitzes (35% dos snaps, 4ª da liga). Howard tem tido performances de alto nível: são 4 interceptações na temporada, com apenas 46% dos passes completos em sua direção e um rating de 46. Ninguém está melhor que ele em 2020.
3- Grande trabalho de cobertura dos times de chutes
Quando sua defesa se encorpa e ganha força como a dos Dolphins, uma das melhores coisas é dar campos longos para os adversários. Isso é um dos fatores que fazem tão poucos drives terminarem em pontos, como citado no item 1.
Hoje, os oponentes começam suas campanhas contra Miami na sua própria linha de 24 jardas: somente Seattle Seahawks e Indianapolis Colts fazem seus rivais terem mais campo para percorrer. Isso se deve a boa cobertura dos times de especialistas: os Dolphins são os melhores contra retornos de kickoffs e cedem pouco mais de 6 jardas por retorno de punt.
