Faz tempo que o Los Angeles Chargers é o time da pré-temporada: faz boas contratações e drafts, tem elencos talentosos e que dão esperança, mas quando chega na temporada não corresponde. Em 2020 não foi muito diferente, com a equipe perdendo diversos jogos que poderia vencer, em especial pelo péssimo trabalho do head coach Anthony Lynn. O treinador, junto de toda sua comissão técnica, deu adeus à franquia. Para seu lugar chegou Brandon Staley, ex-coordenador defensivo do Los Angeles Rams, que vem com a missão de fazer o time competitivo e melhorar a defesa.
Do outro lado da bola, ele terá em suas mãos o único bom legado de Lynn: o quarterback Justin Herbert. Vencedor do prêmio do calouro ofensivo na temporada passada, tendo inclusive batidos diversos recordes da posição para um novato, ele será ponto focal de uma nova unidade ofensiva, com um sistema que se espera diferente do insosso e sem graça de Lynn. Para comandar o grupo, Joe Lombardi chega do New Orleans Saints – onde era o treinador de quarterbacks – buscando trazer uma maior dinâmica e diversidade de ideias.
Proteger Herbert é premissa básica
Lombardi trabalhou com Sean Payton em 12 de seus 14 anos na NFL e isso indica que focar na proteção do quarterback, montando uma boa linha ofensiva, é o primeiro passo: nos Saints, talento na scrimmage sempre foi prioridade. Por isso, 4 novos nomes chegaram para a unidade, com destaque para o offensive tackle Rashawn Slater: selecionado na décima terceira escolha do Draft, a expectativa é que ele produza logo de cara, dando tranquilidade a Herbert.
Outra inovação será na forma de utilização do running back Austin Ekeler. Já conhecido por sua capacidade em contribuir recebendo passes, é bem provável que ele seja usado de forma mais diversificada em relação ao seu alinhamento, tal como Alvin Kamara faz nos Saints. Não será de se espantar se Ekeler tiver um alto volume de snaps se movendo do backfield para a posição de slot ou mesmo trabalhando como recebedor mais aberto: com a velocidade que tem e a capacidade de correr rotas, ele pode se tornar uma máquina de confrontos favoráveis.
