É complicado dizer que determinado time chegou a semifinal de conferência, mas que a temporada ficou bem abaixo do esperado. Essa é sensação ao se falar do Baltimore Ravens de 2020: uma equipe que se esperava brigando nas cabeças da AFC com o Kansas City Chiefs. O que aconteceu? Em nenhum momento decolaram e realmente assustaram.
Claro que complicações como o surto de COVID-19 e algumas lesões foram fatores que colaboraram para isso, mas mesmo quando esteve nas melhores condições, não foi nem sombra do que se aguardava. É hora de John Harbaugh repensar algumas coisas em suas convicções.
Quais eram as expectativas do torcedor para 2020: ser candidato ao Super Bowl. Com reforços de peso chegando, como Calais Campbell, o torcedor tinha em mente que o time que já brilhara na fase regular de 2019, poderia repetir o feito e ser competitivo nos playoffs, algo que não acontecera. A esperança era de que Lamar Jackson estivesse mais maduro e que a derrota para o Tennessee Titans trouxesse casca para o elenco enfrentar adversidades.
Quais eram as nossas expectativas para 2020: basicamente a mesma do torcedor. Cheguei escrever em minha prévia da temporada que “Super Bowl ou nada” era a tônica da temporada em Baltimore. Com reforços de peso na linha defensiva, com nomes como Campbell e Derek Wolfe, a ideia era evitar castigos terrestres como o aplicado pelos Titans nos playoffs do ano anterior. Fora isso, quando se tem um quarterback que foi MVP na temporada passada, não tem como se pensar em coisas pequenas.
O que aconteceu: o começo foi dentro do script, com boas vitórias sobre Cleveland Browns e Houston Texans, mas na semana 3 no jogo que era uma prova de força contra o Kansas City Chiefs, a equipe foi amassada. O sistema defensivo, calcado em cover 0[foot]cobertura defensiva mano a mano, em que não existe nenhum jogador sobrando, sem safety no fundo do campo[/foot] e blitzes foi demolido por Patrick Mahomes e o ataque mostrou a faceta daquilo que viria a ser seu maior problema: com o ataque terrestre empacando, Lamar e seus recebedores não conseguiram ser alternativa, fazendo com que equipe tivesse míseras 70 jardas terrestres.





