Raiders renovam com Gabe Jackson – o contrato de Derek Carr ajudou (sim)

Muitos pensavam que o fato de Derek Carr ter o maior contrato de todos os tempos na NFL seria impedimento para que o Oakland Raiders pudesse manter suas outras estrelas para o longo prazo – especialmente a linha ofensiva, que ajudou o desenvolvimento do quarterback produto de Fresno State.

Ao que tudo indica – e conforme o próprio Carr disse em sua coletiva de imprensa após o contrato – não será o caso. Derek tem salário base de 20 milhões em 2021. Parece muito, certo? Mas se lembrarmos que até lá muito provavelmente o teto salarial já terá batido 200 milhões de dólares, o contrato será praticamente uma barganha. No ano seguinte, 2022, o contrato de Carr será de “apenas” 18 milhões – o que deve significar menos de 10% do teto salarial. Dar um salário de menos de 10% do teto para um franchise quarterback é, sim, barganha.

Sobre o assunto, dois textos que você tem que ler: 
Derek Carr vale cada centavo que os Raiders lhe pagarão
Entendendo os contratos da NFL
Vídeo: 10 lances que mostram que Derek Carr vale seu novo contrato

E a melhor parte para o torcedor dos Raiders não se preocupar: a partir do terceiro ano de contrato, praticamente não há mais dinheiro garantido. Isso quer dizer que, caso uma catástrofe aconteça – Derek Carr com queda de produtividade ou se machucando gravemente – os Raiders poderão cortá-lo sem ficar com peso de dinheiro morto no teto salarial.

No fim das contas, o salário de Carr ajuda (muito): ele é orquestrado de forma a ter impacto reduzido a cada ano que passa. Digo isso porque o teto salarial – que hoje está na casa dos 167 milhões de dólares – sobe consideravelmente a cada ano que passa. E não é impossível de imaginar que em 2020 ele esteja nos 200 milhões. Se pensarmos que há cinco anos ele era de 50 milhões a menos (120 M), é uma previsão plausível.

O primeiro contrato realizado pós-Carr foi na linha ofensiva. Gabe Jackson, right guard, teve renovação anunciada hoje: Cinco anos, 56 milhões e 26 deles, garantidos. “Como falei antes [nesta intertemporada], Gabe é um dos caras que queríamos ter no time”, disse o general managerReggie McKenzie. E não é como se o contrato de Carr tivesse detonado o salary cap. Os Raiders tinham até que bastante espaço – 33 milhões, que agora serão 18.

Para os sócios ProClub: Proclub | 🔒 Ep 01: Derek Carr e o ressurgimento dos Raiders
Quer ler mais sobre os Raiders no ProFootball? Clique aqui

Ainda falta o contrato de Khalil Mack, um dos melhores pass rushers da NFL e eleito jogador defensivo do ano em 2016. Escolha de primeira rodada em 2014 – Carr veio na segunda rodada – o edge é outro jogador que deve ser um dos mais bem pagos da NFL. Ainda não dá para prever como seu contrato será, claro. Mas pelos números do contrato de Carr, já sabemos que esse ajuda futuras renovações. A de Gabe Jackson foi a primeira. A de Mack deve vir apenas no ano que vem, ao que tudo indica.

Comentários? Feedback? Siga-me no twitter em @CurtiAntony ou no facebook – e ainda, nosso site em @profootballbr e curta-nos no Facebook.

“RODAPE"

Quer uma oportunidade para assinar nosso site? Aproveita, R$ 9,90/mês no plano mensal, cancele quando quiser! Clique aqui para assinar!
“odds