Draft Notebook – Noah Fant, o grande tight end da classe 2019

[dropcap size=big]J[/dropcap]á chegamos na semana 11 da semana do college e daqui duas semanas já é a tão esperada rivalry week. A cada ano que passa parece que passa mais rápido e me sinto cada vez mais velho sempre que reclamo disso, mas deixa isso pra lá e vamos para os destaques da semana!

UCF cai no ranking mesmo após vitória sobre Temple

Na quinta-feira passada, UCF venceu Temple por 52 a 40. Apesar da vitória, o comitê não viu com bons olhos os Knights tomarem 40 pontos de Temple e caiu de #11 para #12. O mais impressionante é que nem a derrota de Kentucky para Georgia por 34 a 17 foi suficiente para UCF se manter na mesma posição.

Isso só mostra como é praticamente impossível um time da Group of Five (as cinco conferências mais fracas) conseguir uma vaga nos playoffs do formato atual e isso deve a um motivo muito claro, a força do calendário, ou melhor, a fraqueza. Segundo o site Team Rankings, que calcula a força do calendário de todos os times, o calendário de UCF é apenas o 80º mais forte do país.

Mesmo tendo a maior sequência de vitórias atual do College com 21 triunfos, o comitê está mais preocupado  em como foram essas vitórias e contra quem.

O jogo contra Temple deixou claro que o time possui buracos na defesa quando os Owls conseguiram quebrar o recorde da universidade com 670 jardas totais. Também não ajuda para os Knights o fato que South Florida e Cincinatti perderam valor nas últimas semanas com as derrotas, tornando o restante do calendário de UCF ainda mais fraco. A única esperança para UCF é vencer com propriedade o Bowl game que será contra um time bem mais forte em comparação com os que estão em seu calendário.



“prmo"
Edição anterior da coluna: Draft Notebook – Outrora “2º QB do Draft 2019”, Drew Lock está em queda livre na temporada

Clemson atropela Louisville

Se alguém ainda tinha dúvidas sobre a força de Clemson, depois das últimas duas semanas, essas dúvidas cessaram. Apesar do time de Louisville (saudades Lamar Jackson) ser muito fraco, o placar de 77 a 14 é maiúsculo. Esse foi o segundo maior placar que Louisville sofreu na história do programa, ficando atrás apenas de uma partida quando perdeu por 105-0 em 1932.

O jogo foi tão tranquilo para Clemson que já no meio do terceiro período o quarterback reserva Chase Brice já estava substituindo a estrela Trevor Lawrence. É bem verdade que nem quando esteve em campo Lawrence foi muito exigido e parecia um treino de luxo. Ele só lançou uma bola para mais de 15 jardas e explorou bastante o jogo corrido com Travis Ethienne (153 jardas), Lyn-J Dixon (116 jardas) e Tavin Feaster (101 jardas).

Clemson vai para Massachussetts enfrentar #17 Boston College e é favorito nas casas de apostas por 20 pontos. A verdade é que nós só estamos na espera pelo jogo de playoffs pois é o único que trará emoção pois o calendário restante é bem fraco. Que venha Notre Dame ou Alabama!

Final da SEC definida: Alabama x Georgia

O final de semana foi maravilhoso para a torcida dos Bulldogs. Não só venceram um adversário direto com certa tranquilidade, mas Florida, outro adversário direto tropeçou ao perder para Missouri 38 a 17. Com isso, Georgia oficialmente venceu a SEC East pela segunda vez consecutiva e fará o jogo da final contra Alabama em Atlanta no dia 1 de Dezembro. Será apenas a segunda vez que os times se enfrentarão na final da SEC e na primeira vez, Alabama saiu vencedor do jogo em 1992.

Georgia nesse momento está em ranqueado em #6 e se quiser ir para os playoffs terá que vencer Alabama na final da SEC, uma derrota torna muito difícil argumentar que o time merece figurar entre os 4 com duas derrotas. De qualquer forma, essa final da SEC é o melhor confronto possível pois são os dois times mais talentosos da conferência.

Prospecto da semana: Noah Fant

Após o grande sucesso de George Kittle na NFL, outro tight end de Iowa deve encontrar um sucesso parecido: Noah Fant. É um jogador de 1,95m (6’5″) e 108kg (240 lbs) com um grande leque de habilidades que me fazem considerá-lo um prospecto completo e pronto para a NFL.


“RODAPE"
Diferente de muitos tight ends no college, Fant alinha muitas vezes do lado do offensive tackle e fica para bloquear em uma boa quantidade de snaps do jogo. No universitário, nós vemos muitos jogadores da posição sendo utilizados basicamente como um wide receiver grande no slot e ao ir para a NFL, encontra dificuldades de adaptação. O grande exemplo recente é Evan Engram em Ole Miss.

Além disso, Fant é uma arma recebendo passes também. Na jogada abaixo, Fant mostra o seu atleticismo conseguindo bater com facilidade o jogador de secundária de Indiana. Repare como no momento do release, Fant dá um leve empurrão para criar separação e a partir desse momento é apenas uma exibição do seu atleticismo e de como ele consegue rastrear bem a bola no ar. Se o quarterback de Iowa tivesse feito um passe melhor e colocado 2 ou 3 jardas na frente, Fant teria feito a recepção sem precisar diminuir a velocidade e seria touchdown.

Jogo da semana: Ohio State at Michigan State

Mais um jogo com muita rivalidade. Ohio State foi muito cotado para figurar entre os times de playoffs, mas tem demonstrado problemas defensivos que podem impedi-los de chegar lá. Mas para esse jogo, pode ser que Michigan State não consiga explorar as fraquezas dos Buckeyes porque o quarterback titular Brian Lewerke está com uma lesão no ombro que tem impossibilitado de fazer grandes jogos e por mais que o quarterback reserva, Rocky Lombardi tenha jogado bem contra Purdue, ainda é um espaço amostral pequeno e não passa tanta confiança.

Caso Lewerke esteja finalmente recuperado, o jogo pode tomar ares de dramaticidade para Ohio State. Também é sempre importante destacar que Mark Dantonio é o treinador dos Spartans e ele sempre tira uma carta da manga em jogos grandes como esse. De toda forma, será difícil parar um ataque dinâmico o liderado pelo quarterback segundanista Dwayne Haskins.

Prospectos para ficar de olho de OSU: Dwayne Haskins (quarterback), Mike Weber (running back), Parris Campbell (wide receiver), Isaiah Prince (offensive tackle), Dre’mont Jones (defensive tackle), Damon Arnette (cornerback).

Prospectos para ficar de olho de Michigan State: Brian Lewerke (quarterback), LJ Scott (running back), Joe Bachie (linebacker), David Dowell (safety), Raequan Williams (defensive tackle).

Jogada da semana: Texas A&M at Auburn

O Deivis Chiodini, redator aqui conosco no ProFootball, já fez um post sobre a importância de motion para descobrir a cobertura da defesa e tirar a defesa do seu alinhamento ideal no momento do snap. Texas A&M fez isso em uma jogada contra Auburn no fim de semana que deixou isso muito claro.

 

Felipe Vieira é nosso especialista em Draft e co-criador do On The Clock, site especializado em Draft. O OTC é o site brasileiro com todas as informações sobre o NFL Draft. Todos os dias com conteúdo sobre os prospectos com análises profundas. Acesse em OnTheClock.com.br e siga o Felipe em @lipevieira no Twitter.

Exclusivo de nossos assinantes – assine agora e aproveite 7 dias de teste grátis

🔒 Podcast ProClub: Quais os técnicos com a batata assando em 2018?
🔒 Derrota foi horrorosa, mas Panthers podem se reerguer dela
🔒 Fantasy, Semana 10: Quem adicionar na reta final da sua temporada
🔒 Mariota e o ataque enfim produzem o esperado e os Titans voltam à briga pela AFC South
🔒 Vai ser (muito) difícil parar o New Orleans Saints se jogarem em casa durante os playoffs
🔒 Mike McCarthy, Aaron Rodgers e a crise do ataque dos Packers
🔒 Vitória dos 49ers mostra abismo tático entre Jon Gruden e Kyle Shanahan

Quer uma oportunidade para assinar nosso site? Aproveita, R$ 9,90/mês no plano mensal, cancele quando quiser! Clique aqui para assinar!
“odds