CHICAGO, IL - SEPTEMBER 30: Quarterback Mitchell Trubisky #10 of the Chicago Bears looks to pass in the first quarter against the Tampa Bay Buccaneers at Soldier Field on September 30, 2018 in Chicago, Illinois. (Photo by Jonathan Daniel/Getty Images)

The Notebook – Trubisky foi tudo isso mesmo?

Kentucky é o time sensação do momento

Os Wildcats de Kentucky aumentaram o seu recorde para 5-0 depois de uma performance dominante em cima de South Carolina, vencendo por 24 a 10. A partida foi novamente uma repetição do que a universidade tem mostrado na temporada: com ótimos prospectos no ataque e na defesa, Kentucky é o time sensação do momento e enfrenta Texas A&M nesse sábado, em um dos melhores jogos da semana.

Pelo lado ofensivo, o running back Benny Snell Jr. é um jogador difícil de derrubar, com uma boa visão principalmente em esquemas Power. Snell Jr. deve se declarar para o próximo Draft, com chances de sair no início do dia 3 ou até mesmo no final do segundo. E, ajudando a facilitar para o corredor, Kentucky possui o offensive tackle E.J. Price, que ainda não permitiu nenhum sack na temporada e domina constantemente semana após semana.

Já pelo outro lado da bola a defesa se mostra ainda mais forte, liderada pelo linebacker Josh Allen que, mais uma vez, teve um jogo espetacular contra a equipe de South Carolina e assim como o seu xará (porém quarterback) Josh Allen, possui a chance de ser escolhido na primeira rodada do Draft de 2019. A secundária de Kentucky também possui um jogador projetado para ser escolhido nas rodadas iniciais: o cornerback senior Derrick Baity Jr. cresceu bastante nesses cinco jogos, jogando de forma física e, junto com a capacidade de reconhecimento de rotas do adversário, estas qualidades o colocam como um bom prospecto.

Will Grier evoluindo

O quarterback de West Virginia não era um jogador que me agradava antes de iniciar a temporada quando se falava dos melhores quarterbacks para a classe. Porém, ele tem demonstrado boa evolução e se colocou na briga nessa fraca classe de signal callers.

Que Grier produziria bastante nessa temporada eu tinha certeza, pois sua conferência, a Big 12, historicamente sempre foi uma conferência fraca em relação a defesas. Para exemplificar isso, faça um exercício de percepção e tente lembrar de bons jogadores de secundária na NFL atualmente que vieram da Big 12. São poucos e, por isso, temos de tomar cuidado ao olhar apenas a produção de quarterbacks que saiam de lá.

Grier tem conseguido fazer lançamentos com antecipação e precisão que não fazia antes. Ainda é pouco para desbancar Justin Herbert como meu quarterback favorito, mas o importante é demonstrar evolução e ser um pouco mais consistente.

Virginia Tech se recuperando depois do upset do ano

Na semana retrasada, Virginia Tech sofreu a zebra do ano ao perder para Old Dominion por 49 a 35. Como se não bastasse o resultado trágico, a universidade dispensou na manhã de domingo o pass rusher Trevon Hill do time. Ele vinha sendo considerado como o melhor jogador da equipe e um prospecto que se colocou no radar para ser escolhido bem alto no próximo recrutamento. A justificativa para a dispensa foi a mais genérica possível, informando apenas que Hill não respeitou as regras do time. Ainda não sabemos o que realmente aconteceu e talvez só saibamos daqui um ano, mas o fato é que foi um terrível fim de semana para Virginia Tech.

No jogo de sábado passado contra Duke, Virginia Tech se recuperou e venceu a partida com certa tranquilidade. Com o resultado, os Hokies se colocaram novamente como um time ranqueado; no entanto, terão uma partida muito dura contra Notre Dame, ranqueada em sexto, nesse sábado. A coaching staff tentará provar que a dispensa de Hill fez bem para o time, mas a tarefa será muito árdua. Notre Dame tem uns dos melhores times do ano, e este ficou ainda mais forte após a troca do quarterback: Ian Book estreou como titular há duas semanas e já lançou para mais de 600 jardas, 6 touchdowns e nenhuma interceptação.

Michigan: salvo por Karan Higdon e pela defesa

Michigan encontrou dificuldades no jogo contra Northwestern, com seu quarterback passando para 196 jardas e apenas 15 dos 24 passes completos. Por sorte, Karan Higdon estava em um dia inspirado, marcando todos os pontos de Michigan – com exceção dos chutes. Northwestern abriu 17 a 0 ainda no primeiro tempo, para depois disso não pontuar no restante do jogo e perder de virada por 20 a 17. Destaque para mais uma ótima performance do pass rusher Chase Winovich com impressionantes 9 tackles, 3 tackles para perda de jardas e 1 sack, além de diversas pressões no quarterback. Olho nele!

O problema de quarterback em Michigan não é novidade. A transferência de Shea Patterson nessa inter temporada deu esperanças para isso ser resolvido, mas não é o que tem acontecido. Mais cedo ou mais tarde, esse problema morderá os calcanhares dos Wolverines e pode custar caro.

Chip Kelly voltou?

Uma das grandes histórias dessa inter temporada foi Chip Kelly voltando para o College; porém, até agora, sua volta tem sido apenas decepção. Foram 4 jogos e 4 derrotas e, se olharmos o calendário, é muito difícil pensar que ele vencerá ao menos 2 partidas nessa temporada: segundo as casas de apostas em Las Vegas, os Bruins serão zebras em todas as partidas daqui para o final do ano.

Chip Kelly foi um gênio enquanto treinador de Oregon. Será que ele perdeu toda a genialidade? Improvável. Ao olharmos o ataque de Jim Mora e compararmos com o ataque de Kelly em Oregon, notamos uma diferença muito grande de filosofias, ou seja: é esperado que o primeiro ano de Kelly seja ruim. E se olharmos os jogadores veteranos, conseguimos ver claramente a falta de produção deles. Por isso, acho ainda ser cedo demais para considerarmos Chip Kelly como ultrapassado e devemos dar-lhe mais tempo para desenvolver a sua filosofia em UCLA. A pior parte é que um ano tão ruim como 2018 trará dificuldades as suas chances em recrutar jogadores de alto nível.

Boston College at NC State #22

Boston College possui dois prospectos muito relevantes para o próximo Draft. O primeiro é o safety Lukas Denis, que foi ejetado última na partida após targeting e, após a saída do mesmo, ficou claro a diferença quando ele está em campo. Boston College conseguiu vencer, mas sofreu bastante na sua defesa de forma geral, tendo o único ponto positivo no pass rusher Zach Allen –  seu draft stock cresceu bastante durante essa temporada. Do outro lado, temos o wide receiver Kelvin Harmon, um dos principais recebedores da classe.

São três jogadores que devem serem escolhidos no dia 2 do Draft. É um jogo que começa às 13h30 no horário de Brasília e, dependendo do resultado das principais partidas do primeiro horário – que provavelmente estarão resolvidas rapidamente – será o melhor e mais subestimado jogo da semana.

A defesa de Tampa Bay é uma piada

Mitchell Trubisky teve uma partida fenomenal no domingo passado contra Tampa Bay, porém, sua produção foi um pouco enganosa pelo número de oportunidades fáceis dadas de bandeja pela defesa adversária. Assista o vídeo abaixo:

Comentários? Feedback? Estou em @lipevieira. Siga nosso site em @profootballbr e curta-nos no Facebook.

Quer uma oportunidade para assinar nosso site? Aproveita, R$ 9,90/mês no plano mensal, cancele quando quiser! Clique aqui para assinar!
“odds