A semana mais legal do ano chegou. Os oito melhores times da temporada vão se enfrentar nos playoffs com quatro jogos de ótimo potencial, nos dando um fim de semana divertidíssimo para apenas apreciarmos os melhores times da liga.
Embora o favoritismo seja considerável em algum dos jogos, separamos alguns duelos que, a depender de quem levar a vantagem, podem alterar o curso das partidas.
Pass rush dos Texans vs. Linha ofensiva dos Chiefs
Vamos ser honestos aqui: a chance dos Texans conseguirem a surpresa é bastante pequena por uma série de fatores. Mas como sempre falamos, jogo é jogado em campo, e os Texans se mostraram um time melhor e mais seguro dos dois lados da bola contra os Chargers. Se mantiverem o mesmo nível, o cenário começa a clarear um pouco.
A linha ofensiva de Kansas City é uma unidade vulnerável, e mesmo com Joe Thuney atuando de left tackle, o pass rush de Houston é dos mais letais da liga. A principal chance dos visitantes reside nisso: se Will Anderson e Danielle Hunter forem eficientes na pressão por fora, acertando Mahomes com frequência e deixando-o em situações desconfortáveis, Existe Um Mundo para os Texans.
Linebackers dos Commanders vs. Ataque dos Lions
Num ano onde o ataque de Washington (merecidamente) recebeu toda a atenção, a excelente dupla de linebackers que o time possui acabou por passar despercebida. Não deveria: Frankie Luvu e Bobby Wagner fizeram um trabalho exemplar na defesa dos Commanders, com ambos recebendo honras de All-Pro.
Parar o ataque de Detroit, que tem a maior média de pontos na NFL em 2024, parece missão quase impossível. Mas o meio do campo vai ser muito bem patrulhado e vai tirar muito das respostas rápidas que Jared Goff possui. Naturalmente o ataque dos Lions vai pontuar, mas uma boa atuação defensiva pode limitar os danos e tornar a missão mais palatável.
Saquon Barkley vs. Defesa terrestre dos Rams
26 carregadas, 255 jardas terrestres e dois touchdowns. Falamos com mais detalhe sobre a excelente ascensão da defesa dos Rams nesta semana, porém o time cedeu 4.6 jardas terrestres por carregada (7ª maior marca da liga) e, claro, a unidade foi dizimada pelo ataque dos Eagles em novembro. Saquon Barkley inclusive anotou o recorde histórico de Philadelphia de mais jardas em um único jogo.
A chance de Los Angeles passa totalmente por evitar outro grande jogo terrestre dos Eagles – claro, muito mais fácil falar do que fazer considerando as armas que Kellen Moore possui disponível. Os Rams não são favoritos, no entanto, se forçarem Jalen Hurts a ganhar o jogo pelo braço, a coisa fica muito menos difícil.
Derrick Henry vs. Defesa terrestre dos Bills
No jogo mais equilibrado da semana, o matchup mais óbvio é também o mais decisivo. Quando os dois times se enfrentaram na Semana 4, Henry finalizou o jogo com 199 jardas terrestres e um touchdown em 24 carregadas, com sua linha ofensiva dominando nas trincheiras.
Allen vs. Lamar é o grande espetáculo – partindo da expectativa de que os dois jogarão em altíssimo nível, o jogo será decidido nas linhas, onde os Bills são vulneráveis e cederam 4.5 jardas de média ao longo da temporada. Buffalo precisa parar Henry para sair vencedor no próximo domingo, não há outra forma.
Para saber mais:
Lions e Commanders é promessa de emoção do começo ao fim
Ano dos Broncos passa longe de ser um fracasso
Ep 114: Recap do wild card da NFL 2024
Faltou força para o Green Bay Packers competir de verdade
Quer ter todo conteúdo do ProFootball rapidinho em seu celular ou computador sem perder tempo? Acesse nosso grupo no WhatsApp e receba tudo assim que for para o ar. Só clicar aqui!






