Arik Armstead foi uma grande decepção em seus primeiros anos com o San Francisco 49ers. Embora fosse um jogador com grande envergadura e potencial, nunca havia produzido como se esperava após ser escolha de primeira rodada (17ª geral) pelos 49ers em 2015.
Tudo mudou em 2019. Com mais peças para a linha ofensiva adversária se preocupar com a chegada de Dee Ford e Nick Bosa, Armstead começou a se destacar em campanha de 10 sacks na temporada 2019. Para se ter ideia, os quatro anos anteriores somados não haviam chegado a 10.
Como Armstead é principal nome defensivo dos 49ers a se tornar free agent (e um dos poucos) a equipe pode acabar usando a franchise tag para retê-lo em 2020 ou, ao menos, dar mais tempo para negociar um novo contrato. Sendo sincero, apenas ele e Emmanuel Sanders (WR) são peças dignas de renovação entre os free agents da equipe para 2020 – e Sanders, até por conta da idade, não deve ter contrato renovado.
Assim, a tag surge como opção para Armstead. Ela permitira que o núcleo da linha defensiva de San Francisco, que liderou os playoffs em sacks, permanecesse intacto para a próxima temporada – Dee Ford, Nick Bosa e DeForest Bucker estão sob contrato para 2020. “Tudo está sobre a mesa”, disse John Lynch, general manager do time. “Vamos encontrar uma forma de fazer com que ele fique aqui”, falou.
Leia mais: Entenda o que é a Franchise Tag
O prazo para a franchise tag vai de 25 de fevereiro a 10 de março. Assim, os 49ers ainda tem algumas semanas para pensar no que podem fazer com Armstead após o defensor ter sido peça importante na linha defensiva em sua melhor temporada na carreira.





