5 candidatos a MVP em 2020

Quarterbacks dominam a lista dos candidatos à premiação mais importante da temporada.

Dentre as premiações feitas pela NFL, a mais aguardada de todas certamente é a de MVP. A seleção do jogador mais valioso da temporada concretiza alguma das narrativas mais marcantes do ano, mesmo que seja focada, quase que exclusivamente, na posição de quarterback.

Baseado nisso, elenquei 5 nomes que devem ser favoritos à premiação em 2020, escolhendo, até mesmo, um não-quarterback para a lista, para tornar esta seleção mais divertida.

DeAndre Hopkins

Vamos abrir o texto com a maior aposta da lista. No ataque de Kliff Kingsbury, Hopkins será o recebedor de maior importância, pois será o principal responsável por explorar as faixas intermediárias do campo, região focal no sistema Air Raid.

Kyler Murray foi bem em seu ano de calouro e deve utilizar Hopkins como sua principal válvula de escape, o que deve render ao recebedor um de seus melhores anos estatísticos da carreira. Se os Cardinals conseguirem vencer a disputada NFC West, o wide receiver será grande responsável por esse feito e isso gabaritará seu nome para ser favorito à premiação.

Deshaun Watson 

Em 2020, Watson terá a missão de comandar um ataque sem seu principal parceiro nos últimos anos, o próprio DeAndre Hopkins. Ao menos, a unidade do Houston Texans possuirá um formato diferente e será voltada à velocidade, um estilo parecido com o que o Kansas City Chiefs adotou nos últimos anos.

Com isso, Deshaun pode ter seu potencial maximizado com maior espaçamento do campo, alto uso de movimentações pré-snap e RPOs. Como não esperamos que a defesa de Houston seja uma das melhores da liga, uma boa campanha na temporada regular seria consequência total da habilidade do quarterback – e num ano que ele terá tanta responsabilidade, isso o torna um forte candidato ao prêmio de MVP.

Lamar Jackson 

O último jogador a ser MVP em anos consecutivos foi Peyton Manning em 2008/2009; neste ano, Lamar possui uma boa chance de repetir o feito. Emular o mesmo sistema ofensivo de 2019 não deve produzir um resultado semelhante e, portanto, Jackson deverá se adaptar à novas situações mais uma vez, além do desejo de vencer sua primeira partida de playoffs.

Devido a isso, Lamar pode ter mais um ano fantástico, mesmo que veja uma queda nos números. Outra campanha sólida com o Baltimore Ravens somada à capacidade de se reinventar no ataque podem colocar o jovem quarterback mais uma vez na primeira prateleira da premiação.

Patrick Mahomes

Enquanto Mahomes puder pisar em um gramado de futebol americano, ele fará parte desta lista. Após ganhar o troféu em seu primeiro ano como titular e conquistar o título na última temporada, não se pode esperar nada menos que um nível altíssimo por sua parte, afinal, a esperança é que o quarterback instaure uma dinastia em Kansas City.

Neste ano, Mahomes continua com um ataque quase idêntico ao do último ano e com seu principal aliado, Andy Reid, chamando jogadas que sempre o favorecem. Se isso já não fosse o suficiente, ele disse, há alguns meses que aprendeu a ler o posicionamento das defesas adversárias: se antes já era muito difícil cobri-lo, agora tornou-se quase impossível.

Russell Wilson

Por bem ou por mal, Wilson estará na corrida pelo MVP em 2020. Seja contando com o auxílio de Brian Schottenheimer – o que, nesta altura do campeonato, parece que não vai ocorrer – ou vendo o jogo terrestre ser focalizado, o quarterback possui talento para elevar o seu entorno e se manter entre os melhores da liga.

Tal qual em 2019, Russell superou todas as adversidades e foi capaz de tornar seu ataque efetivo, só não ganhando a premiação pelo ano surreal de Lamar Jackson. Dessa forma, é impossível não o colocar na briga mais uma vez, pois, mesmo estando em uma infinita guerra com seu coordenador ofensivo, ele continuará fazendo sua unidade mover as correntes, seja pelo ar ou pelo chão.

Leia também:
4 Descidas: O Colapso de Josh Rosen e o Power Ranking pré-Semana 1
Afinal, a AFC South tem favorito em 2020?
Muitas interrogações marcam a NFC North em 2020
Análise tática: o quê faz Russell Wilson tão especial? 🏈

“odds