A disputa pelo prêmio de Jogador Ofensivo do Ano (OPOY) na NFL em 2025 tem um claro favorito passada a primeira metade da temporada. Como a premiação de MVP tornou-se, praticamente, um prêmio de quarterbacks, esse troféu acaba se transformando na “recompensa” das outras posições das estrelas ofensivas.
Jonathan Taylor, RB, Indianapolis Colts
Uma das grandes histórias dessa temporada, Taylor seria candidato à premiação individual máxima se não vivesse nesta década. No ritmo atual, ele vai chegar à reta final da temporada em torno das 2000 jardas terrestres, podendo se colocar entre os melhores anos individuais da posição na história, como Saquon Barkley fez em 2024. O recorde atual pertence a Eric Dickerson, com 2105 jardas.
Além disso, Taylor pode tentar quebrar o recorde de touchdowns totais em um ano, o qual pertence a LaDainian Tomlinson, com 31. Hoje, ele tem 17 e seus jogos de múltiplos touchdowns – já são cinco hat-tricks neste ano – podem alavancá-lo até a liderança. Se os Colts são uma das gratas surpresas desta temporada, disputando a ponta da AFC, vasta importância se deve ao seu running back que tira grandes jogadas da cartola.
Jaxon Smith-Njigba, WR, Seattle Seahawks
Outra grata surpresa desta temporada, Smith-Njigba é um dos mais impactantes jogadores que temos visto. Sua capacidade de encontrar espaços e facilitar o jogo para Sam Darnold vem sendo o grande diferencial do eficiente ataque de Seattle, mesmo perante defesas de excelência, como vimos nos confrontos contra Houston Texans e Los Angeles Rams.
Escolha de primeira rodada do Draft de 2023, Smith-Njigba carregava consigo altas expectativas, mas não havia conseguindo cumpri-las em seus dois primeiros anos, quando o ataque tinha muitas bocas para alimentar. Agora, contudo, expressa seu máximo potencial, sendo o melhor de sua posição em 2025; liderando a liga em jardas (1146), sendo o quarto em recepções (72).
Christian McCaffrey, RB, San Francisco 49ers
Por mais uma vez em sua carreira, McCaffrey deu a volta por cima após problemas de lesão. Seu 2025 era colocado em dúvida após lesões no Aquiles e nos joelhos, pois poderiam prejudicar sua principal virtude: explosão e cortes rápidos. Christian superou estes tackles obstáculos e é fundamental na surpreendente campanha de sua equipe, colocando-o como postulante a levantar este troféu pela segunda vez.
McCaffrey já tem quase 1500 jardas totais, sendo que 732 dela são aéreas, colocando-o no top-10 da temporada até aqui – o único de sua posição no top-30. Ele é o elemento ofensivo de San Francisco que deixa as defesas indecisas e abre caminhos fundamentais para o sistema de Kyle Shanahan. É um atleta muito especial que está, mais uma vez, realizando um grande ano.
Matthew Stafford/Drake Maye, QBs, Los Angeles Rams/New England Patriots
Abro uma licença poética aqui para inserir este “dois em um”. A explicação, todavia, é simples. Stafford e Maye são, hoje, os principais candidatos ao prêmio de MVP, com margem apertada no nível de jogo e nas casas de aposta. Como não há um favorito claro neste ponto do ano, porém, ainda é difícil definir qual dentre eles que perderá o troféu individual principal, transformando-se em postulante ao de Jogador Ofensivo do Ano.
Dessa forma, conseguimos fazer uma previsão mais justa. Ambos os quarterbacks fazem temporadas acima da média, guiando seus ataques de forma muito eficiente ao topo de suas respectivas conferências. Maye lidera a liga em precisão e jardas, enquanto Stafford é o primeiro colocado em touchdowns, com baixo número de interceptações. Ao longo das próximas semanas, poderemos ter uma definição mais clara de quem disputará cada prêmio.
Puka Nacua, WR, Los Angeles Rams
Dono da segunda melhor marca de jardas recebidas/jogo até aqui (94,4), Puka não está em sequência tão explosiva como nas primeiras semanas da temporada, mas continua em ano espetacular. Prestes a cruzar as 1000 jardas aéreas, ele está no melhor ano de sua carreira, sendo o principal alvo de Stafford e engrenagem crucial no dinâmico ataque dos Rams.
Com a bola nas mãos, ele é capaz de criar jogadas explosivas, além de ser virtuoso corredor de rotas, com mãos muito seguras. Puka é um jogador muito especial e de características únicas e essenciais para a forma atual que a liga opera. Ainda que corra por fora pela premiação individual, faz temporada de excelência e é um nome a se observar de perto na grande campanha dos Rams.
Para saber mais:
Não é apenas sorte: o Chicago Bears está no caminho certo
5 candidatos ao prêmio de Jogador Defensivo do Ano em 2025
EP 11, temp 2025: As chances de playoffs time a time
Brasil vai receber jogo de College Football em 2026
Quer ter todo conteúdo do ProFootball rapidinho em seu celular ou computador sem perder tempo?
Acesse nossos grupos no WhatsApp ou no Telegram e receba tudo assim que for para o ar.







