Todo ano tem alguma história de Cinderela na NFL. Em outras palavras, são aqueles jogadores ou times que ninguém dava muito valor antes da temporada começar, mas que surpreendem quando ela começa. Ano passado, tivemos a redenção de Sam Darnold no Minnesota Vikings: algo que o ajudou a conseguir o contrato nos Seahawks neste ano.
Porém, este texto aqui irá muito além do que listar as Cinderelas de 2025 (até agora). Ou de quem mudou da água para o vinho. Hoje vamos falar daqueles jogadores que deram uma volta em 360°: que mudaram da água parada de pneu careca para um vinho vendido em restaurante cinco estrelas do Guia Michelin. Aqueles que nem eu, você e nem mesmo o Papa botávamos fé mais de que eles iriam render algo na liga – e que estão jogando em altíssimo nível neste ano.
Portanto, pegue o seu café e vamos a lista de 5 (ex-bagres) jogadores que ninguém dava e surpreenderam neste começo de temporada.
LEIA TAMBÉM: Trade deadline: 5 ideias de trocas para movimentar a NFL
5 – Quentin Johnston, WR, Los Angeles Chargers
Bastou uma viagem ao Brasil para um dos maiores mão de alface da liga virar um jogador de confiança. Ok, Quentin Johnston ainda tem os seus drops aqui e acolá. Mas em comparação à TRAGÉDIA (em caps lock mesmo) que era, o wide receiver dos Chargers mudou da água para o vinho em 2025.
Até agora, Johnston tem 28 recepções para 407 jardas, 5 touchdowns e apenas dois drops. Ele ainda não é o alvo mais confiável de Justin Herbert e talvez nem se torne algo além do que um recebedor competente. Mas novamente: comparando aos níveis baixíssimos anteriores, foi uma mudança drástica.
4 – Kayshon Boutte, WR, New England Patriots
O Clube Croata da Terceira Idade Belichick-Saban anda passando por momentos difíceis na sua colônia de férias Tar Heels. No entanto, a sua sede em Foxborough comandada por Mike Vrabel anda de vento em popa. Um novo Solzinho do Teletubbies traz alegria e esperança para a remontada da Estrela da Morte. Para o torcedor do New England Patriots (eu), tudo o que Drake Maye toca vira ouro e Kayshon Boutte é talvez o maior exemplo disso.
Antes quase um pária no elenco, o wide receiver dos Patriots se tornou uma das mais gratas surpresas desse início de temporada. São 23 recepções para 431 jardas e 5 touchdowns: a maior marca da sua carreira até aqui. Boutte virou um dos alvos preferidos de Maye, especialmente na redzone. Não à toa que ele lidera o grupo de recebedores em TDs – o segundo lugar é de Hunter Henry, com 4.
3 – Javonte Williams, RB, Dallas Cowboys
Se alguém me falasse que o Dallas Cowboys seria o puro suco do entretenimento no início de setembro, com certeza eu acharia essa pessoa maluca. Ainda bem que o tempo é o senhor da razão e não eu, pois senão tudo estaria errado. Dallas tem um dos ataques mais divertidos do ano e a maior surpresa dele é, sem dúvidas, Javonte Williams.
Ele nunca foi um running back de encher os olhos, especialmente no seu último ano em Denver. Mas foi só trocar o Colorado pelo Texas que ele mudou do dia para a noite. Williams tem até agora 633 jardas corridas e 8 TDs: maior marca da sua carreira.
É claro que o sistema de Brian Schottenheimer, com desenho de corridas mais criativos nas primeiras descidas do campo em especial, ajuda. Porém, é aquilo: o jogador precisa fazer a sua parte também para tudo dar certo. E Javonte Williams está fazendo a dele muito bem.
2 – Devin Lloyd, LB, Jacksonville Jaguars
Confesso que fiquei com receio de colocar Devin Lloyd nesta lista. O motivo é simples: ele era tão ruim, mas tão ruim que eu chegava a me questionar se meu preconceito era exagerado ou não. Graças a uma conversa no grupo do ProFootball – obrigada, Cristian e Bulio -, resolvi que era melhor adicioná-lo a esta lista. Afinal, qualquer um que sai da camada pré-sal da bagritude para se tornar um dos melhores jogadores do time merece reconhecimento.
O linebacker dos Jaguars tem um fumble forçado, quatro interceptações e mais uma retornada para touchdown. Para além dos números, Lloyd virou uma âncora desta defesa e primordial na pressão aos quarterbacks adversários. Outrora um patinho feíssimo, hoje o linebacker é um dos melhores – senão o melhor – jogadores de Jacksonville neste ano.
1 – Daniel Jones, QB, Indianapolis Colts
A capa do nosso texto não poderia ser outra pessoa. Nas últimas temporadas, vários quarterbacks protagonizaram histórias de Cinderela e deixaram de ser párias para, em algum momento, ter uma nova chance na liga. Baker Mayfield nos Buccaneers, Geno Smith nos Seahawks, Joe Flacco (ELITE!) e a sua jornada contra o tempo, Sam Darnold nos Vikings e agora em Seattle… Exemplos não faltam, mas tirando talvez Mayfield e Darnold, nenhuma delas chega aos pés de Daniel Jones no Indianapolis Colts em 2025.
Que ele seria um titular melhor do que Anthony Richardson, era óbvio (até porque não dava para piorar mais). Contudo, ninguém esperava que os Colts fossem começar tão bem. E menos ainda: que Daniel Jones faria tanto a diferença.
Embora o sistema de Shane Steichen seja predicado no jogo terrestre, o quarterback vem fazendo – e muito bem – a parte dele quando se pede dele. Jones é um dos melhores QBs jogando sob pressão na liga hoje, além de estar distribuindo passes para seus recebedores como se fosse Papai Noel.
Ter um bom grupo de recebedores, uma ótima linha ofensiva, um ótimo running back e um treinador que sabe explorar o melhor que tem no elenco ajuda? Ajuda. Mas não é preciso nem números para reconhecer o que nosso querido Danny Dimes está fazendo em 2025. Ele está jogando em nível altíssimo e (pode parecer) não é loucura botar seu nome na disputa pelo MVP. Provavelmente ele não deve ir longe nessa conversa, mas a de Comeback Player of the Year, ele está nas cabeças. E com louvores.
Menções honrosas:
– A.J. Barner, TE, Seattle Seahawks
– Jalen Redmond, DT, Minnesota Vikings
– J.K. Dobbins, RB, Denver Broncos
– Nate Landman, LB, Los Angeles Rams
Para saber mais:
Clima estranho: Ataque dos Bills não sobe de patamar
Paciente da Semana #8 – Green Bay Packers
EP 9, temp 2025: um balanço da temporada até a semana 8
O ano especial de Jonathan Taylor
Quer ter todo conteúdo do ProFootball rapidinho em seu celular ou computador sem perder tempo?
Acesse nossos grupos no WhatsApp ou no Telegram e receba tudo assim que for para o ar.






