5 jogos mais importantes restantes nas duas semanas finais da temporada

Tem muita coisa em jogo durante o período de Natal e ano novo, e as duas semanas finais da temporada regular vão pegar fogo. Listamos cinco jogos imperdíveis

NFL

Há algumas semanas, a Anna fez um texto listando cinco confrontos não-divisionais que iam ter muita implicação para os playoffs da NFL. Curiosamente, os jogos que estavam naquela lista já ficaram todos no passado, e com duas semanas restantes na temporada regular, vale repetir essa lista para informar onde deve estar seu foco para o período festivo.

Listamos cinco jogos imperdíveis nas duas semanas finais da temporada regular da NFL – mas dessa vez, sem o limitante de serem fora da mesma divisão. São puramente os com maior nível de implicação e importância, mas claro, os resultados da Semana 17 podem mudar totalmente nossas expectativas para a Semana 18:

Kansas City Chiefs @ Pittsburgh Steelers, 25 de dezembro

No que importa: Definição da folga da AFC e título da AFC North.

Os dois times jogaram no sábado e voltam a campo nesta quarta-feira com adversários diferentes para nos entregarem entretenimento e NFL enquanto nos enchemos de peru de Natal. Piadas a parte, é um jogaço e com implicações gigantescas para os dois lados.

Os Chiefs estão aquecendo na melhor hora e sabem que, com uma vitória, podem poupar seus titulares na Semana 18, já que garantiriam a folga na conferência. Só que o time de Mike Tomlin, com duas derrotas consecutivas, abriu a porteira para o Baltimore Ravens na divisão. Os Steelers precisam vencer os dois jogos restantes e ficam com o título da AFC North, mas vencer o Kansas City Chiefs de Patrick Mahomes é uma missão espinhosa.

Denver Broncos @ Cincinnati Bengals, 28 de dezembro

No que importa: Basicamente, toda a configuração de wild card da AFC.

Esse aqui é um jogo de implicações gigantescas. Os Bengals vão estar torcendo para os rivais de Pittsburgh na quarta-feira, porque isso obriga os Chiefs a levarem a sério o jogo da Semana 18 – já falamos sobre. Mas a verdade é que é bem simples: se os Broncos vencerem o jogo, a vaga nos playoffs está confirmada, enquanto que os Bengals são oficialmente eliminados.

Se o resultado for contrário, os Bengals (junto de Dolphins e Colts) sonham oficialmente com classificação. E aí volta a importância do jogo de quarta-feira: se Kansas City for com o time reserva, será muito mais fácil para os Broncos vencerem e se classificarem. Ou seja, não tem NADA de definido na AFC ainda. A título de curiosidade, um empate quadruplo 9-8 entre Denver, Cincinnati, Miami e Indianapolis deixa a vaga com os Colts.

Um adendo é que o Los Angeles Chargers, com 9-6, encerra o ano contra New England Patriots e Las Vegas Raiders. Uma vitória entre dois jogos onde serão muito favoritos garante a passagem para o time. O cenário plausível está mesmo na derrota dos Broncos.

Green Bay Packers @ Minnesota Vikings, 29 de dezembro

No que importa: Folga da NFC + definição dos wild cards

Os dois times já estão classificados para a pós-temporada da NFL, mas nada além disso está definido. Uma vitória dos Vikings deixa a briga pelo título da NFC North e a folga na primeira rodada dos playoffs para a Semana 18 num confronto diretaço contra o Detroit Lions, enquanto que os Packers ficam a mercê do Washington Commanders, que pode saltar o time de Matt LaFleur no wild card se terminarem com campanhas empatadas.

Já uma vitória dos Packers coloca outro cenário bastante interessante: Green Bay e Minnesota ficam a apenas um jogo de diferença na Semana 18, e caso terminem empatados (ou seja: Packers vencem os dois + Vikings perdem os dois), os Packers podem buscar até mesmo o seed 5. Não parece muito, mas pode ser a diferença entre enfrentar o Detroit Lions descansado na Semifinal de Conferência ou o Philadelphia Eagles sem muito descanso.

Atlanta Falcons @ Washington Commanders, 29 de dezembro

No que importa: Briga da NFC South + wild cards na NFC

Com Michael Penix Jr. assumindo o posto de titular, os Falcons pareceram novamente um time de NFL; o ponto é que a (inesperada?) derrota do Tampa Bay Buccaneers para o Dallas Cowboys jogou muita gasolina na briga pela NFC South, que agora está empatada e, pelos critérios de desempate, tem Atlanta na liderança. Vencer esse jogo deixa o time na pole position para carimbar a passagem na Semana 18.

Dito isso, os Commanders tem muito em jogo também. O time ainda não está classificado, já que um empate de 10-7 com o Tampa Bay Buccaneers daria a sétima vaga aos comandados de Todd Bowles. Qualquer resultado tem implicações diretas.

Minnesota Vikings @ Detroit Lions, 05 de janeiro

No que importa: Pode ser o jogo decisivo pelo título da NFC North e a folga – mas também pode ser decisivo nos seeds de wild card da NFC

Existe uma boa chance desse jogo acabar sendo o Sunday Night Football da Semana 18, que é sempre o jogo mais importante com relação a definições para os playoffs. Caso os Vikings vençam na Semana 17 (não importa o resultado dos Lions, já que possuem o tiebreaker), esse jogo vai definir o título da NFC North, a folga na rodada de wild card e a vantagem de jogar em casa durante os playoffs. Pouquíssima coisa.

Ainda assim, não é o único cenário. Se os Packers vencerem os Vikings na Semana 17 e os Lions vencerem os 49ers, a divisão fica novamente com Detroit. Aí a questão de Minnesota vira outra: o time vai precisar vencer para garantir o seed 5 e, assim, garantir um caminho levemente mais fácil como wild card nos playoffs.

Evidentemente, se Vikings e Lions perderem para Packers e 49ers na Semana 17, esse jogo volta a definir aquela montanha de coisas que citamos acima. Isso porque o Philadelphia Eagles não tem chance de ficar com a folga… ou até tem: para isso, precisam vencer os dois jogos restantes, precisam que Vikings e Lions percam na Semana 17 e, ainda, que os Vikings vençam (ou o jogo empate) na Semana 18. Um cenário bastante improvável.

Bônus:

Seattle Seahawks @ Los Angeles Rams, 05 de janeiro

No que importa: Pode ser o jogo decisivo pelo título da NFC West – mas também pode não significar absolutamente nada.

Os Rams hoje possuem um jogo de vantagem na NFC West e, caso vençam tal jogo, serão campeões da divisão, independente do que role com os Seahawks na Semana 17. Isso porque, no confronto entre os dois times, seria necessário um SUPER milagre (spoiler: não vai rolar) com relação a força de tabela para que Seattle passasse nesse critério de desempate.

Los Angeles enfrenta Arizona em casa e, sejamos francos, o time é favorito e deve vencer. Porém, caso isso não aconteça, e caso Seattle vença Chicago na Semana 17, aí vamos para o melhor dos cenários de playoff de sempre: um confronto direto entre os dois times na Semana 18 valendo vaga na pós-temporada, que no caso viria junto do título da NFC West e a quarta seed. Venceu, passou, perdeu, vai pra casa.

Para saber mais:
O que dá para salvar do New England Patriots de 2024?
5 lições: O certo, por vezes, vem por linhas tortas
Podcast ProFootball +: Multiverso QBs para 2025
Confira as transmissões da Semana 17 da NFL na ESPN

Quer ter todo conteúdo do ProFootball rapidinho em seu celular ou computador sem perder tempo? Acesse nosso grupo no WhatsApp e receba tudo assim que for para o ar. Só clicar aqui!

“odds