5 jogos não-divisionais com implicações enormes para os playoffs

Reta final de temporada regular e chegou a hora da onça beber água. Separamos cinco jogos não divisionais que podem ajudar (ou dizimar) as chances de playoffs de alguns times.

divisionais

Chegou a hora da onça beber água, onde quem errar o passinho, dança. Reta final de temporada regular e, ao longo das próximas semanas, as vagas para os playoffs serão definidas. Enquanto alguns parecem estar com a vida encaminhada para ganhar suas divisões (Chiefs e Bills, por exemplo), outros estão na briga tanto pelo título de divisão, como também por uma vaga de wild card. Separamos cinco jogos que podem gerar muitas implicações para a pós-temporada.

1 – Chargers x Falcons, semana 13

Quem disser que não tem jogo bom depois do Thanksgiving, está errado: este jogo e os próximos dois da lista podem bagunçar (e muito) a briga por playoffs, principalmente na NFC. Vencer a AFC West é quase impossível para os Chargers, mas eles precisam vencer para se manter vivos na briga pelo wild card. Para isso, tem um duelo interessante contra uma equipe que, se continuar de bobeira, vai morrer com a corda presa no pescoço.

Atlanta está 2-0 contra Tampa, porém tem um calendário mais complicado do que o rival. Além dos Chargers, Kirk Cousins e amigos terão duelos difíceis contra Vikings (semana 15) e Commanders (semana 17). Por outro lado, os Buccaneers só terão um jogo complicado neste restinho de ano, contra o mesmo Los Angeles Chargers. Vai ter emoção até o final no lado sul da NFC.

2 – Cardinals x Vikings, semana 13

Por falar em Vikings, os coringas de Kevin O’Connell e Brian Flores terão um duelo interessante pela frente contra os Cardinals. Apesar das notícias recentes, Sam Darnold segue firme e forte como titular, em especial depois de reduzir o número de turnovers nas últimas semanas. A chave para Arizona vencer esse jogo passa justamente por pressioná-lo: Darnold tem 31% de rating em passes completos quando pressionado, contra 58% de rating quando não está sob pressão.

O grande problema para os Cardinals é como fazer isso, pois na semana passada a equipe teve problemas tanto em pressionar Geno Smith, quanto em lidar com a pressão que a defesa de Seattle mandava. Vale lembrar que, neste momento, Arizona está fora de classificação para os playoffs – e dentro da loucura da NFC West neste ano, qualquer vacilo pode ser fatal.

3 – Eagles x Ravens, semana 13

O segundo horário do domingo tem um duelo maravilhoso entre os atuais dois favoritos ao prêmio de Jogador Ofensivo do Ano. Derrick Henry e Saquon Barkley à parte, a grande batalha deste jogo está nas trincheiras. De um lado, a defesa dos Ravens terá que escolher o que conter: o jogo terrestre dos Eagles com Barkley e Jalen Hurts ou o jogo aéreo, com A.J. Brown e DeVonta Smith. A mesma lógica serve para nosso titio Vic Fangio e sua trupe: ou contém Henry, ou pressiona Lamar Jackson e prejudica o jogo aéreo de Baltimore. Vale lembrar que a defesa dos Eagles sofreu uma dura baixa nesta última semana: Brandon Graham se lesionou e vai perder o restante da temporada.

A vitória aqui importa muito para ambos, pois Baltimore fica mais perto de vencer a AFC North e, dependendo dos outros resultados, pode sonhar em brigar pela folga da Conferência Americana – mas já adianto que este cenário é mais difícil de acontecer. Para os Eagles, no entanto, uma vitória pode dar mais gás na briga pela folga da NFC. Vale lembrar que Philadelphia e Detroit só perderam para times da Conferência Nacional. O problema é o número: os Eagles possuem duas derrotas, enquanto que os Lions perderam apenas uma vez.

4 – Bills x Lions, semana 15

Se Philadelphia está na caça pela folga na NFC, o Buffalo Bills quer roubar a folga da AFC para si, hoje com Kansas City. Josh Allen está jogando o fino da bola e, na semana 15, terá uma verdadeira prova de fogo: enfrentar a defesa cascuda do Detroit Lions. Atualmente, os comandados de Aaron Glenn são top-5 em rating de pressões nos quarterbacks adversários (26,5%) e cederam apenas sete TDs aéreos, o menor número da liga. Ela é também a terceira em interceptações, com 14 – e a quarta, no caso, é a própria defesa dos Bills.

Por outro lado, a defesa de Buffalo é a 12° pior em conversões de terceira descida (40,8%), o que pode ajudar bastante o ataque dos Lions. Se o play-action entrar e a dupla Sonic e Knuckles conseguir converter terceiras descidas curtas, por exemplo, aí é um abraço: este ataque, que já roda à base de óleo de foguete, explode de vez. Promessa de jogaço na semana 15.

5 – 49ers x Dolphins, semana 16

Este aqui é o famoso duelo “não sei”: não sei se esses times vão estar vivos ou mortos até lá. Apesar de estarem tecnicamente com o pé na cova agora, Miami Dolphins e San Francisco 49ers podem ganhar uma sobrevida e batalhar por uma vaga de pós-temporada. A questão aqui é o momento de cada equipe: enquanto Miami vem numa curva ascendente, San Francisco pode se atolar ainda mais na areia, especialmente se perderem o próximo Sunday Night contra Buffalo. Porém, o calendário não ajuda os Dolphins: tem o jogo contra os Jets, mas precisará secar uma galera – no caso, Broncos, Chargers, Bengals e Colts.

Para saber mais:
Doug Pederson e Jaguars: quando a carruagem vira abóbora
5 Lições: viver com medo é viver pela metade
Roteiro familiar: Chargers sofrem apagão, mas escapam com vitórias sobre os Bengals
Eagles continuam correndo – sobre os Commanders e sobre a NFC East

Quer ter todo conteúdo do ProFootball rapidinho em seu celular ou computador sem perder tempo? Acesse nosso grupo no WhatsApp e receba tudo assim que for para o ar. Só clicar aqui!

“odds