5 Lições: A cartola tem mais que apenas um coelho

Num jogo duro, Miami Dolphins venceu o Dallas Cowboys e provou que tem alternativas ofensivas quando o plano A não funciona, algo não visto anteriormente

5 lições é uma coluna semanal de Deivis Chiodini, abordando pontos importantes que a rodada da NFL nos trouxe. Está no ar sempre nas segundas-feiras pela manhã, trazendo opinião rápida e de forma clara. Clique aqui e confira o índice da coluna!

As cartas saíram da manga

O ataque do Miami Dolphins vivia no fio da navalha: quando o plano A – passes verticais e corridas laterais – funcionava, era praticamente imparável. Contudo, em alguns momentos no ano, quando a estratégia original falhou, faltaram alternativas.

A resposta apareceu agora, na semana 16. Precisando vencer um adversário gabaritado, coisa que ainda não tinha acontecido, os Dolphins mostraram diante do Dallas Cowboys ter elementos para vencer de outras formas. Os passes mais rápidos foram constantes e novos alvos, como Durham Smythe, tiveram boa participação. Ainda falta correr melhor entre os Tackles, mas Mike McDaniel e Tua Tagovailoa provaram que não dependem só da velocidade de Tyreek Hill e seus companheiros.

O alerta precisa estar ligado

Sou do time que acha que algumas cobranças em cima de Trevor Lawrence são exageradas, muitas vezes impulsionadas pelo excelente prospecto que ele era. Todavia, não há como se negar que a evolução esperada para 2023 não aconteceu. Durante alguns momentos, o camisa 17 jogou um bom futebol americano, mas as inconsistências ainda foram grandes. Único culpado? Não. A estrutura ofensiva, começando pela linha, não é boa. Contudo, Lawrence poderia jogar melhor.

É um quarterback ruim? Longe disso, muito melhor que a maioria da liga. Mas ainda assim, a curva não subiu e isso é preocupante: Lawrence foi draftado para ser uma estrela e levar o Jacksonville Jaguars para outro patamar e não para a meiuca.

Guia dos Playoffs

COMPRE AQUI

Engolir o choro é a solução

Não se engane com os números e as duas últimas campanhas do Denver Broncos na derrota para o New England Patriots: o ataque foi uma draga. Nada foi pior que Russell Wilson e sua incapacidade de jogar na velocidade que um quarterback precisa na NFL. Tudo parece rápido demais para o antigo ídolo do Seattle Seahawks e fica bem evidente que dificilmente ele voltará ao nível que Denver esperava quando trocou por ele.

O futuro? Engolir o choro – e todo dead cap que ficará – e na primeira oportunidade, se livrar do camisa 3. Até lá, será sofrimento atrás de sofrimento para o torcedor, que tanto esperava.

Convicção e confiança são fundamentais

Fui um grande crítico de Dan Campbell no seu começo de trabalho no Detroit Lions. Achava que era mais um treinador da escola paizão, que muito incentivava e pouco mostrava em termos de mudanças. Estava errado e tenho zero problema ou vergonha em admitir isso. Campbell foi fundamental em mudar uma cultura de derrotas, montou uma comissão técnica competente e fez um bom trabalho no gerenciamento de elenco.

Com a vitória sobre o Minnesota Vikings, o time venceu a divisão, algo que não acontecia desde 1993. Dan Campbell, você merece demais.

É preciso um choque

Não gosto de tirar o mérito de quem venceu: o Las Vegas Raiders bateu o Kansas City Chiefs e merece os créditos por isso. Porém, é impossível não notar que o ataque dos Chiefs é no máximo um rascunho do visto nos anos anteriores. Patrick Mahomes está no seu pior ano como profissional, errando coisas que não dependem de seu suporte e isso precisa ser falado. Os recebedores são ruins, a linha ofensiva não é mais a mesma e até Travis Kelce está mostrando sinais de declínio.

Para esse ano o que resta é confiar que na pós-temporada o talento do camisa 15 possa resolver e levar o time mais longe. Entretanto, para 2024, um choque será necessário.

Para saber mais:
Elevador da NFL: quem subiu e quem desceu após a semana 15
História: 5 melhores jogos do Dia de Natal
Panorama dos playoffs: As chances de cada time antes da semana 16

Quer ter todo conteúdo do ProFootball rapidinho em seu celular ou computador sem perder tempo? Acesse nosso grupo no WhatsApp e receba tudo assim que for para o ar. Só clicar aqui!

Prefere o Telegram? Não tem problema! Acesse nosso canal aqui e receba todo conteúdo por lá!

 

 

“odds