5 lições é uma coluna semanal, abordando pontos importantes que a rodada da NFL nos trouxe. Está no ar sempre nas segundas-feiras, trazendo opinião rápida e de forma clara. Clique aqui e confira o índice da coluna!
1. MatthewVP
Difícil argumentar contra Stafford sendo o MVP da temporada passados dois terços dela. O quarterback do Los Angeles Rams está jogando em nível altíssimo, o melhor de sua carreira. São 30 touchdowns, 2 interceptações, uma execução quase que perfeita do ataque de Sean McVay e uma inteligência de jogo surreal, um ponto que, em vários momentos, faltou em anos anteriores.
Não é demérito a nenhum dos outros postulantes ao prêmio: o fato é que, na temporada de 2025, nenhum quarterback joga mais futebol americano na NFL do que Stafford. Os Rams hoje são o melhor time da NFL e todos os elementos estão apontados para um favoritismo na NFC quando os playoffs chegarem.
2. Não está morto quem peleia
Dado o cenário envolvido, esse era o jogo mais importante de temporada regular do Kansas City Chiefs em vários anos, provavelmente o maior de todos na era Patrick Mahomes. Não foi perfeito, mas o time correspondeu bem quando precisava, arrancando uma vitória de virada frente ao forte Indianapolis Colts, cedendo apenas 6 pontos no segundo tempo.
Embora o jogo terrestre continue devendo em explosividade, os Chiefs fizeram desse boa parte de seu plano de jogo—deu certo, já que o time ficou com a bola por 42 dos 67 minutos de bola rolando na partida. Mahomes fez jogadas importantes, a defesa apareceu muito bem para limitar o jogo terrestre adversário e, apesar dos turnovers, o time de Andy Reid encontrou formas de vencer. A derrota seria duríssima para as chances de playoff da equipe dada a forma que a rodada se desenhou, porém o importante é sair com os três pontos.
3. Os Eagles de 2024 ficaram no passado
Existem muitas camadas a serem comentadas na virada que os Eagles sofreram para os Cowboys neste domingo, no que foi (empatado) a maior virada da história de Dallas. Só que o fato mais chamativo é como Philadelphia não chega nem perto de controlar os jogos como o fazia na última temporada; nem sempre a defesa vai entregar uma atuação perfeita para limpar os problemas ofensivos.
Saquon Barkley definitivamente não é o mesmo jogador da última temporada, mais uma vez deixando a desejar. O jogo terrestre, grande fortaleza em 2024 para controlar o relógio e estender campanhas, entregou apenas 63 jardas durante todo o confronto. Não é só a ausência de Lane Johnson: apesar de um ótimo elenco no papel, os Eagles simplesmente não estão no mesmo patamar da equipe campeã do ano passado.
4. Sanders não é grande coisa—mas é facilmente melhor que Gabriel
Até havia um motivo justo para assistir Cleveland Browns e Las Vegas Raiders aos degenerados interessados: a estreia de Shedeur Sanders como titular na NFL. O adversário era propício para um bom momento com uma defesa que, ao menos, não ia tornar a experiência de Sanders uma tragédia. O fim foi bom.
A defesa é quem fez o trabalho brilhante, cedendo apenas 3.6 jardas por jogada e sackando Geno Smith 10 vezes—o coordenador ofensivo dos Raiders, Chip Kelly, foi demitido após a partida. Ainda assim, foi possível observar Sanders por um longo período de tempo. Como vimos no college, ele claramente não é um quarterback de grande futuro na liga e não foi nada espetacular em seu primeiro dia como titular. Ainda assim, é fácil observar que ele é um quarterback muito melhor que Dillon Gabriel, o atual titular. Não que isso seja lá grande mérito.
5. Existe uma briga real pela AFC South
No podcast da última semana, falamos sobre as situações de playoff de todas as equipes e a AFC South foi uma onde gastamos um pouco mais de tempo. Se tem uma coisa que vai pegar fogo depois da Semana 12 é a briga da AFC South, que foi bastante aquecida pelos resultados da rodada—principalmente após a “surpresa” de quinta-feira.
O Indianapolis Colts tem 8-3, o Jacksonville Jaguars tem 7-4 e o Houston Texans tem 6-5. Dos seis jogos restantes dos Colts, quatro são contra esses rivais, além de dois jogos na NFC West; Jaguars e Texans já jogaram os dois jogos e nenhum dos times tem a vantagem de tiebreak no confronto direto. Se preparem: será um ótimo final de temporada por lá.
Para saber mais:
5 candidatos ao prêmio de Calouro Ofensivo do Ano em 2025
5 candidatos ao prêmio de Jogador Ofensivo do Ano em 2025
5 candidatos ao prêmio de Jogador Defensivo do Ano em 2025
5 principais candidatos ao Comeback Player em 2025
Quer ter todo conteúdo do ProFootball rapidinho em seu celular ou computador sem perder tempo?
Acesse nossos grupos no WhatsApp ou no Telegram e receba tudo assim que for para o ar.








