5 lições é uma coluna semanal, abordando pontos importantes que a rodada da NFL nos trouxe. Está no ar sempre nas segundas-feiras, trazendo opinião rápida e de forma clara. Clique aqui e confira o índice da coluna!
1. A NFL é brutal com todos
Patrick Mahomes e Micah Parsons são duas estrelas em suas respectivas condições. Posições diferentes, cenários diferentes e temporadas diferentes. A mesma lesão e o mesmo período de recuperação. A NFL que amamos possui um elemento de brutalidade que é difícil de explicar e que, infelizmente, ninguém está imune.
Na primeira jogada da temporada (literalmente), Ben VanSumeren sofreu uma lesão grave no joelho que acabou com seu ano. Passadas 15 semanas, a liga sofre um duro golpe com as perdas de duas de suas maiores estrelas no mesmo dia. Amamos a NFL e sabemos dos riscos para os jogadores. Infelizmente, tivemos uma lembrança neste domingo de que todo mundo está vulnerável.
2. Trevor Lawrence está evoluindo e não é pouco
As últimas semanas de Trevor Lawrence estão sendo especiais. O quarterback do Jacksonville Jaguars está fazendo jogadas incríveis, porém o que ele parece ter desenvolvido no sistema de Liam Coen é uma boa dose de consistência, o que foi de longe seu maior problema nos dois últimos anos com Doug Pederson de head coach.
A ótima atuação contra o (fraco, é bem verdade) New York Jets foi só mais uma mostra de que Lawrence está, sim, jogando em alto nível. Ele teve um total de 6 touchdowns e foi responsável por quase 400 jardas totais. Todo o sistema ofensivo também melhorou nas últimas semanas, especialmente na conexão de Lawrence com Jakobi Meyers. Ele merece ser valorizado.
3. Com Allen saudável, nada é impossível para os Bills
Num ano onde Patrick Mahomes e Joe Burrow são ausências confirmadas nos playoffs, o Buffalo Bills pode se permitir sonhar mais alto, afinal não terá os principais problemas dos últimos anos na competição. A vitória sobre o New England Patriots veio após uma excepcional virada por 21-0, com cinco campanhas consecutivas terminando em touchdown, pode ser a dose de confiança que faltava.
É óbvio que existem problemas e, principalmente, essa não parece ser a versão mais potente dos Bills nessa década. Ainda assim, as eliminações citadas e a virada fora de casa sobre o New England Patriots reforçam o status de Buffalo como contender. A vaga nos playoffs é questão de tempo; a questão é o que vai acontecer quando estiverem por lá. Mas os Bills mostraram que nada é impossível.
4. Os Eagles não estão num 2023 2.0
A vitória sobre o horrível Las Vegas Raiders não vai subitamente colocar os Eagles no patamar de favoritos dentro da NFC, só que ela serve para provar um ponto importante: essa temporada não é uma repetição de 2023, quando Philadelphia derreteu defensivamente na segunda metade do ano e foi presa fácil nos playoffs.
O time de Nick Sirianni tem problemas ofensivos que fazem com que a unidade não seja explosiva como no ano anterior. Ainda assim, a defesa de Vic Fangio é de altíssimo nível e faz um excelente trabalho derrubando os quarterbacks adversários, com 14 sacks nos últimos dois jogos e 0 pontos cedidos na Semana 15. Não é uma super equipe, porém também não é a mesma tragédia de dois anos atrás.
5. O time menos pateta vai ganhar a NFC South
Não tem outro jeito de definir isso. O Tampa Bay Buccaneers tinha um jogo teoricamente contra o Atlanta Falcons e isso incluiu uma bela vantagem no último quarto, apenas para entregarem um jogo praticamente ganho para um time já eliminado. O Carolina Panthers, com a faca e o queijo na mão contra o também eliminado New Orleans Saints, jogou o queijo fora e enfiou a faca no próprio pescoço.
Os dois times perderam uma oportunidade valiosa de abrirem vantagem na divisão faltando três semanas e agora vão brigar diretamente pelo título, com as mesmas campanhas 7-7 e dois confrontos diretos entre os duelos restantes. Não é uma briga de força: o time menos pateta é quem vai para os playoffs.
Quer ter todo conteúdo do ProFootball rapidinho em seu celular ou computador sem perder tempo?
Acesse nossos grupos no WhatsApp ou no Telegram e receba tudo assim que for para o ar.








