5 lições é uma coluna semanal de Deivis Chiodini, abordando pontos importantes que a rodada da NFL nos trouxe. Está no ar sempre nas segundas-feiras pela manhã, trazendo opinião rápida e de forma clara. Clique aqui e confira o índice da coluna!
Não importa como, Philadelphia está pronto para vencer
Quando o Philadelphia Eagles disparou na tabela, fazendo uma sequência positiva, houve empolgação, mas alguns erros eram evidentes e precisavam ser corrigidos, como a dificuldade ofensiva queimando blitzes e algumas inconsistências defendendo o jogo terrestre. Na vitória sobre o New York Giants, Nick Sirianni mais uma vez provou por que é merecidamente o mais cotado para receber o prêmio de treinador do ano
Uma hora, a realidade bate
Se somarmos as 8 últimas partidas de New York Giants e Seattle Seahawks, o retrospecto conjunto é: uma vitória, um empate e seis derrotas. Com todo respeito aos bons trabalhos de Brian Daboll e Pete Carroll em 2022, a campanha atual é mais condizente com os elencos dos times que a de algumas semanas atrás, quando chegaram a ter aproveitamento superior aos 80%. São elencos com buracos claros – Giants em especial ofensivamente, já Seahawks na defesa -, que podem brigar por uma vaga de wild card, mas não serem contenders em suas conferências.
McDaniel está passando pelas dores da NFL
Gosto bastante do trabalho de Mike McDaniel no Miami Dolphins e penso que mesmo jovem, ele já tem uma casca interessante pelo tempo como auxiliar de Kyle Shanahan. Contudo, ser head coach é diferente e qualquer um terá que passar pelas dores do crescimento em algum momento. Nas duas últimas semanas não tem sido diferente com o “Nerdola”: seus planos de jogos ofensivos foram neutralizados e as derrotas para San Francisco 49ers e Los Angeles Chargers. Para piorar, o próximo adversário é Buffalo Bills. Para McDaniel, o amadurecimento está vindo a galope.
Mike McDaniel vem enfrentando a primeira turbulência da carreira
Steve Wilks está garantindo seu trabalho
Confesso que pensei que Steve Wilks como treinador não daria em nada no Carolina Panthers: sua passagem na função pelo Arizona Cardinals tem 2018 havia sido desastrosa, com a equipe tendo apenas 3 vitórias e o treinador sendo mandado embora ao fim de apenas uma temporada. Entretanto, Wilks está diferente, em especial em saber lidar com as limitações do elenco. Sem um quarterback confiável, investe no jogo corrido e tem tido sucesso. A defesa provou que talento nunca foi problema. Com 3 vitórias nas últimas 4 partidas, os Panthers estão vivos na briga pelos playoffs e isso é muito mérito do treinador.
Amon-Ra St. Brown está pronto para o estrelato
Da semana 10 para cá, ninguém tem mais recepções que Amon-Ra St. Brown. O wide receiver do Detroit Lions também é o terceiro em jardas no período e é peça fundamental na subida de seu time, que venceu 5 dos últimos 6 jogos e agora sonha com playoffs. Em 2021, seu ano de calouro, ele já brilhara, tendo quase 1000 jardas recebidas. Lépido, inteligente e com excelentes mãos, o camisa 14 dos Lions está pronto para mudar de prateleira na NFL: tem muito recebedor badalado que não joga o que ele joga.
Para saber mais:
🔒 Análise Tática: Afinal, quem é Brock Purdy?
🔒Não dá para duvidar de Burrow
Crônica, Curti: Tem que respeitar o Véio
