5 lições é uma coluna semanal de Deivis Chiodini, abordando pontos importantes que a rodada da NFL nos trouxe. Está no ar sempre nas segundas-feiras pela manhã, trazendo opinião rápida e de forma clara. Clique aqui e confira o índice da coluna!
Basta um domingo
Acabaram as invencibilidades na temporada 2023 da NFL. E tanto a derrota do San Francisco 49ers quanto a do Philadelphia Eagles mostram aquilo que mais caracteriza a liga: equilíbrio. O time da Califórnia foi até Cleveland e enfrentou os Browns com P.J. Walker como quarterback titular. Contudo, o ataque que marcava mais de 30 pontos por jogo foi parado pela melhor defesa deste ano e os Browns saíram vitoriosos.
Já os Eagles pegaram o New York Jets e tiveram todas as chances de vencer, mas lidaram com um time espírito bravo e lutador. Com 4 turnovers, a equipe do lado verde da Big Apple se manteve na disputa até o final e quando finalmente conseguiu a vantagem, não a cedeu mais.
Torcedores dos 49ers e Eagles precisam pichar os muros hoje? Não, apenas aconteceu o que em algum momento iria acontecer. Invencível na NFL é apenas uma palavra ficcional.
Goff é o diferencial
Fui um dos mais céticos antes da temporada começar em relação ao Detroit Lions. Contudo, não tenho compromisso com o erro e afirmo tranquilamente que a equipe comandada por Dan Campbell é uma das melhores da liga nesse momento. Na vitória sobre o Tampa Bay Buccaneers, o diferencial foi novamente Jared Goff: sem apoio do jogo corrido, ele controlou uma boa defesa, distribuiu a bola entre vários alvos e foi decisivo. Sem nenhuma partida ruim em 2023 – mesmo na derrota diante do Seattle Seahawks, ele jogou bem – Goff é o verdadeiro diferencial dos Lions até aqui.
Os Jaguars de verdade apareceram
3 vitórias consecutivas, o ataque escalonando pontuações, chegando a marcar 37 na vitória sobre o Indianapolis Colts e a defesa conseguindo turnovers. Apesar de na tabela a diferença ainda ser de apenas uma vitória em relação aos Colts e o Houston Texans, agora vemos o Jacksonville Jaguars de verdade aparecendo em 2023. Após um começo errático, o time vai se ajustando, com diversas peças produzindo no ataque e Trevor Lawrence assumindo o controle. Do outro lado, uma secundária que era contestada, vai evoluindo e mostrando potencial. Olho nos Jaguars.
Stafford está feliz
148 jardas e 7 recepções: esses são os números de Cooper Kupp na vitória do Los Angeles Rams sobre o Arizona Cardinals. Nem parece que ele ficou de fora por 4 semanas, lidando com um problema na coxa. Com todo respeito que o ótimo calouro Puka Nacua merece, agora sim Matthew Stafford está feliz. Sua conexão com Kupp é especial e eles desenvolveram um timing diferente, em que pensam quase que simultaneamente. Em duas partidas, já são 15 recepções e 266 jardas. Kupp é especial e Stafford sabe disso: sempre que ele puder, vai lançar na direção do camisa 10.
Aceitar o fim do ciclo é importante
Quem viu a derrota do Tennessee Titans para o Baltimore Ravens notou que é enfadonho ver o ataque dos Titans. Ryan Tannehill está chegando naquele momento em que mais parece um bom reserva que um titular sólido, a linha ofensiva é ruim, o corpo de recebedores tem apenas DeAndre Hopkins e até Derrick Henry – que ainda tem lampejos, como numa corrida em wildcat para 63 jardas – não tem mais a mesma efetividade. Sem tirar os méritos da defesa dos Ravens, que é uma das 5 melhores de 2023, ficou evidente que Mike Vrabel precisa aceitar que é hora de reconstruir sua unidade ofensiva, desapegando da fórmula e de alguns nomes do passado.
Para saber mais:
Podcast ProFootball: Perguntas dos assinantes
5 jogadores que o Denver Broncos pode trocar ainda em 2023
Parceria com Caphead: Loja do ProFootball está no ar
Quer ter todo conteúdo do ProFootball rapidinho em seu celular ou computador sem perder tempo? Acesse nosso grupo no WhatsApp e receba tudo assim que for para o ar. Só clicar aqui!
Prefere o Telegram? Não tem problema! Acesse nosso canal aqui e receba todo conteúdo por lá!
