Disputados basicamente desde a década de 1920, os jogos de futebol americano no feriado de Ação de Graças há tempos ultrapassaram o âmbito meramente esportivo para se consolidarem como uma tradição cultural nos Estados Unidos, por exemplo, sendo representados em diversos filmes e séries.
Muitos atletas aproveitaram os holofotes do momento para gravar seus nomes na história da NFL, conseguindo feitos impressionantes em partidas específicas ou então acumulando ótimos números ao longo de suas carreiras. Deste modo, fizemos uma lista com as cinco maiores estrelas do Thanksgiving.
Leia também: História: 5 Melhores Jogos do Dia de Ação de Graças
Barry Sanders, RB, Detroit Lions
É natural Detroit Lions e Dallas Cowboys monopolizarem a lista, afinal ambos jogam no feriado todo ano. Mais natural ainda, porém, é que o GOAT esteja presente, mesmo porque não há como pensar em futebol americano no Dia de Ação de Graças sem pensar em Barry Sanders.
O running back ajudou Detroit a vencer sete dos 10 confrontos nos quais esteve presente, um enorme contraste com a atual piada sobre os Lions sempre perderem no Thanksgiving. Seus números são muito bons: média de 93 jardas corridas por partida e oito touchdowns, incluindo uma performance de gala diante do Chicago Bears em 1997 com 167 jardas e três visitas à end zone. Sanders provavelmente só não detém todos os recordes terrestre do feriado (e quase todos da NFL) por causa de sua aposentadoria precoce.
Leia também: Por que Lions e Cowboys sempre jogam no Thanksgiving?
Emmith Smith, RB, Dallas Cowboys
Smith disputa cabeça a cabeça com Sanders o posto de melhor do Dia de Ação de Graças, graças às suas 1178 jardas totais e 13 touchdowns conseguidos em 13 partidas. O running back de Dallas também ostenta a honra de ter sido mais vezes eleito o MVP do jogo, recebendo quatro “Turkey Leg Awards” na década de 1990 e um “Galloping Gobbler” em 2002.
Poderíamos apontar vários ex-Cowboys como estrelas do Thanksgiving, gente do quilate de Michael Irvin, Troy Aikman, Jason Witten e até Tony Romo, no entanto ninguém teve um impacto maior do que Smith. Ele não possui um aproveitamento tão positivo quanto o de Sanders, mas ainda assim venceu oito de 13 duelos.
