Dizem algumas jovens e más línguas que o Thursday Night Football é o horário nobre da NFL com mais jogos feios. É certo que o passado recente condena: quem não se lembra daquele Colts e Broncos de 2022, tão vistoso quanto um valão de esgoto? Ou até mesmo alguns confrontos do ano passado, como Patriots e Steelers, Panthers e Bears, aquele Broncos e Chiefs modorrento…
De qualquer forma, é injusto colocar tudo no mesmo balaio, pois o Thrusday Night tem sim partidas memoráveis em seus 18 anos de existência. O primeiro jogo do horário deste ano, por exemplo, tem tudo para entrar nessa lista: simplesmente um Ravens e Chiefs na abertura da temporada 2024. Por isso, separamos cinco partidas inesquecíveis da história da NFL que aconteceram no horário nobre da quinta-feira.
Lions 21 x 20 Chiefs, Semana 1 de 2023
Se o kickoff da próxima temporada tiver 1% da loucura do ano passado, nós já estaremos bem servidos. O campeão do Super Bowl anterior – é pleonasmo dizer isso – recebeu um time que, naquele ponto, precisava provar as expectativas e mostrar que brigariam por coisas maiores. Os mais céticos apostavam que a carruagem dos Lions viraria abóbora em algum momento, porém, logo na semana 1, isso logo caiu por terra.
Dan Campbell e seus comandados não se abateram diante de um hostil Arrowhead: agressivos, ousados – com direito a fake punt e o primeiro touchdown do ano – e capitalizando em cima dos (muitos) drops dos recebedores adversários. O 21×20 seria um belo início de temporada para Detroit, que chegaria até a final da NFC e quebraria um tabu de três décadas. Já em Kansas City, a pecha dos wide receivers seguiria pelo restante da temporada, mas a história terminou feliz com mais um troféu Vince Lombardi na galeria.
Jets 34 x 31 Patriots, Semana 11 de 2008
2008 foi um ano atípico para Jets e Patriots. Um vivia a euforia (e doses cavalares de loucura) da experiência Brett Favre. Já o outro, após uma temporada invicta no ano anterior, mas perdendo o Super Bowl, catalisou a maré de azar com Tom Brady fora da temporada. O que os dois tinham em comum, além de estarem na mesma divisão? Ambos sobreviviam à base de aparelhos na briga por playoffs e, na semana 11, quem perdesse estaria a um passo de dar adeus a ela.
Os Jets começaram amassando os rivais em pleno Gillette Stadium: Favre com dois TDs, a defesa forçando fumble em Matt Cassel e um kickoff retornado de 92 jardas que virou touchdown. No entanto, no último quarto, os Patriots encostaram no placar, com direito a Randy Moss empatando a partida no último segundo do tempo regulamentar e, assim, forçando o primeiro overtime da história do Thrusday Night. Para os Patriots, a recompensa pelo esforço não viria: os Jets tiveram a primeira campanha e o field goal da vitória, pondo a pá de cal nas últimas esperanças de pós-temporada da equipe. Não que os Jets tivessem se dado bem também, pois terminaram com campanha 9-7, ficaram de fora dos playoffs e encerraram a curta era Brett Favre. Mas isso é história para outro dia.





