Um prêmio já começa a temporada 2023 da NFL com dono praticamente certo: Damar Hamlin deve levar a honraria de “comeback player of the year” e nada é mais justo. Após ser ressuscitado em campo na semana 17, o fato do defensive back do Buffalo Bills estar pronto para jogar futebol americano – ele participou do minicamp do time de forma normal – é algo para se comemorar e agraciar. É daqueles momentos maiores que qualquer torcida, rivalidade ou discordância.
Todavia, seria injusto dizer que ninguém mais pode dar a volta por cima em 2023: desde jogadores que sofreram com mazelas extracampo até nomes que tiveram performances bem abaixo do esperado, nomes é o que não faltam buscando sua redenção na NFL. Pensando nisso, listamos 5 jogadores que podem brilhar em 2023 e ver seu nome ser laureado após um 2022 sem glórias.
John Metchie – WR – Houston Texans
A trajetória para chegar na NFL é árdua e a maioria dos jogadores fica pelo caminho. Vencer esse funil imenso é para poucos, mas imagine a frustração de após conseguir, sendo selecionado na segunda rodada do Draft, descobrir que você está doente e não pode jogar. Foi isso que aconteceu com John Metchie III, que foi diagnosticaco com leucemia e perdeu toda sua temporada de calouro. Recuperado, ele está de volta ao elenco, que está muito mais forte e deve ser peça importante para o desenvolvimento de C.J. Stroud em seu ano de calouro.
Russell Wilson – QB – Denver Broncos
Quanto maior a expectativa, maior a decepção. O torcedor do Denver Broncos sentiu isso na pele com Russell Wilson em 2022: o quarterback chegou a peso de ouro, recebeu um mega contrato, mas teve performances pífias que fizeram o time derrocar. Contudo, seu talento é inegável e ninguém joga por mais de uma década em alto nível como Wilson fez se não tiver bola. Com a chegada de Sean Payton para comandar a equipe, é provável que vejamos o camisa 3 focado em voltar a brilhar.
Calvin Ridley – WR – Jacksonville Jaguars
Não tem sido fácil a caminhada de Calvin Ridley nos dois últimos anos. Em 2021, ele atuou em apenas 5 partidas, até se afastar para tratar problemas relativos a sua saúde mentar. Já em 2022, foi pego apostando e suspenso por toda temporada pela NFL. Trocado pelo Atlanta Falcons, ele tentará recomeçar sua trajetória no Jacksonville Jaguars, num cenário interessante para isso. Com Trevor Lawrence em notável crescimento, a expectativa é que Ridley tenha papel impactante num salto do time em busca de desafiar os principais contenders da AFC.
Chase Young – EDGE – Washington Commanders
Se Chase Young não conseguir ter uma carreira de alto nível na NFL, será um dos maiores desperdícios de potencial do século. Uma verdadeira máquina vindo do college football, o EDGE vindo de Ohio State chegou a vencer o prêmio de calouro defensivo de 2020, mas viu sua carreira degringolar por conta de lesões: nas duas últimas temporadas, o camisa 99 teve menos de 600 snaps somados e apenas 2 sacks. Sem ter o quinto ano contratual ativado, ele precisa provar que não é mais um que será vencido pelas lesões.
Odell Beckham Jr. – WR – Baltimore Ravens
Dá para dizer que a carreira de Odell Beckham Jr. é uma montanha-russa: altos e baixos o acompanham desde que ele chegou na liga, sempre indo em pontos extremos. Agora, após ficar para por um ano após se lesionar no Super Bowl LVI, ele aportou em Baltimore, disposto a provar que ainda tem gasolina no tanque. Num novo ataque e com Lamar Jackson saudável (e com o bolso cheio), OBJ não será peça central, mas tal qual seus tempos de Los Angeles Rams tem potencial para impactar bastante nos rumos do time na temporada.
Para saber mais:
5 QBs reservas que podem assumir a titularidade
Podcast ProFootball +: Os jogadores de defesa mais superestimados da NFL
É bom ter calma: a estrada para os Lions ainda é longa
