5 perguntas é uma coluna semanal de Deivis Chiodini, abordando questões importantes sobre a rodada da NFL que está por se iniciar. Está no ar sempre nas quintas-feiras a tarde, trazendo indagações que virão a ser respondidas nos jogos da semana. Hoje, o destaque fica pela capacidade ou não do Cleveland Browns em vencer adversários com boa campanha. Além disso, o Arizona Cardinals precisando provar que não foi um sonho de verão e muito mais. Vamos às perguntas.
1- Os Browns podem vencer concorrência qualificada?
A obrigação de todo time é vencer quem lhe é posto no calendário, isso é claro. Fazer a sua parte, independente do nível do oponente é fundamental e quem é derrotado por oponentes que estão abaixo na tabela costuma sofrer. Dito isso, quando paramos para projetar futuro, entender quem a equipe derrotou e por quem foi derrotado ganha importância. A situação do Cleveland Browns é interessante: apesar de ter 8 vitórias, o único adversário forte que bateu foi o Indianapolis Colts, que ainda buscava afirmação na temporada. Nas demais vezes, perdeu para Baltimore Ravens, Pittsburgh Steelers e Las Vegas Raiders. Contra o Tennessee Titans, terá mais uma chance de provar que pode vencer os fortes.
2- A tendência vai ser seguida e os Lions vão melhorar após demitirem o treinador?
Pode comemorar torcedor do Detroit Lions: a Era Matt Patricia finalmente acabou e o time pode seguir em frente, pensando num futuro melhor. Agora, veremos se a equipe de Detroit segue a tendência do Atlanta Falcons e Houston Texans, que também demitiram seus treinadores com a temporada em andamento. Ambos melhoraram e vem mostrando isso em números. Somados, ambos têm um aproveitamento de 61% desde que seus antigos comandantes deixaram o posto; antes ele era de 0%, com 9 derrotas. Os Lions enfrentam um Chicago Bears em crise e tem a chance de dar uma guinada rumo a dias de mais sucesso.
3- Arizona Cardinals: competidor ou cavalo paraguaio?
Até o meio da temporada tudo eram flores pelos lados de Glendale. Com uma campanha de 5 vitórias, incluindo os rivais de divisão Seattle Seahawks e San Francisco 49ers, e só duas derrotas, tudo parecia caminhar em direção aos playoffs. Kyler Murray era cotado como candidato ao MVP, inclusive. Porém, depois da semana de folga, tudo mudou. Apenas uma vitória em 4 jogos e ainda assim conseguida numa dramática Hail Mary. Murray tem apenas 3 touchdowns nas últimas 3 partidas e as chances de playoffs hoje já são praticamente iguais as de ficar de fora. Contra o Los Angeles Rams, uma vitória é fundamental para afastar a pecha de cavalo paraguaio.
4- Carson Wentz terminará o jogo contra o Green Bay Packers?
Quem assistiu à partida entre Philadelphia Eagles e Seattle Seahawks teve a clara noção que as coisas não estão bem com Carson Wentz. O único culpado? Longe disso, o sistema do treinador Doug Pederson e o suporte ao seu redor não lhe ajudam, mas a verdade é que sua tomada de decisão está terrível, a mecânica foi para o espaço e ele parece mentalmente quebrado. Uma atuação ruim contra o Green Bay Packers pode ser o estopim para que Wentz vá para o banco e Jalen Hurts entre em seu lugar.
5- Pode Washington conseguir correr com a bola contra Pittsburgh?
Não é novidade para ninguém que a defesa do Pittsburgh Steelers é a melhor da NFL em 2020. Com um número alto de sacks e turnovers conseguidos, tem sido dominante. Todavia, como qualquer unidade, tem aquele pequeno ponto que pode ser explorado. Neste caso é o jogo corrido. Não que a unidade seja horrível, mas se encontra no meio da tabela, o que faz mais inteligente decidir desafia-lá pelo chão que pelo ar. Washington mostrou evolução por terra nas últimas semanas. É verdade que o nível dos adversários era mais fraco, mas dá uma ponta de esperança que a equipe possa ter algum êxito.
