Os boatos sobre uma possível troca envolvendo o cornerback Stephon Gilmore continuam fortes, mesmo ele sendo, talvez, o melhor jogador do New England Patriots. Prestes a completar 31 anos de idade e com apenas uma temporada de contrato, o defensor certamente gostaria de uma última grande extensão antes de se aposentar, algo que não deve acontecer em New England dado o histórico de Bill Belichick.
Assim, uma troca é especulada desde novembro. Em relação ao possível valor de Gilmore, foi reportado há quatro meses que os Patriots queriam uma escolha de 1ª rodada no Draft e mais um jogador, um preço altíssimo. Não há muitos exemplos recentes de negócios envolvendo cornerbacks top de linha para usarmos como base de comparação, sendo uma das poucas exceções a ida de Darrelle Revis ao Tampa Bay Buccaneers em 2013, quando a franquia pagou ao New York Jets uma pick de 1ª (13ª geral) e outra de 3ª rodada.
Revis, contudo, era mais jovem e mais jogador do que Gilmore, portanto tal valor provavelmente está fora de cogitação. Em nossa opinião, o atual preço do melhor defensor de 2019 está entre uma escolha baixa de 1ª rodada e uma alta de 2ª, seja por conta da sua idade, seja por ele não ter mantido o mesmo nível de atuação em 2020. Além disso, quem o contratar precisará desembolsar uma bela grana assinando um novo contrato.
A respeito dos interessados, fizemos uma lista apontando os cinco candidatos mais fortes para fechar negócio, times com óbvias necessidades na posição e disponibilidade suficiente na folha salarial. Confira.
Cleveland Browns
Já discutimos Gilmore nos Browns em nosso texto sobre possíveis trocas de acontecerem até o Draft. A equipe tem problemas graves de talento na secundária, conforme ficou evidenciado nas partidas contra Pittsburgh Steelers e Kansas City Chiefs nos playoffs. Pareá-lo com Denzel Ward resolveria parte desses problemas e daria à franquia uma das melhores duplas de cornerbacks da liga. Cleveland não possui tanto espaço assim no salary cap após a primeira onda da free agency, porém haveria como acomodar Gilmore.
Tennessee Titans
Tennessee teve uma das piores secundárias de 2020, cedendo um caminhão de jardas e pontos aos quarterbacks adversários pelo ar. Deste modo, não surpreende que os cornerbacks Adoree Jackson e Malcolm Butler tenham perdido o emprego. Gilmore jogaria ao lado do recém-chegado Janoris Jenkins e seria um reforço dos sonhos, capaz de abrir um pouco mais a janela de Super Bowl dos Titans. Seria um movimento interessante e bastante agressivo.
Jacksonville Jaguars
Falando a verdade, não faria muito sentido os Jaguars irem atrás de Gilmore. Eles estão na fase de reconstrução e essa seria uma movimentação típica de um contender (igual a Browns e Titans). Ademais, a postura conservadora da franquia no mercado indica que ela não está atrás de medalhões, ao contrário de outras temporadas. Em todo o caso, Jacksonville possui capital no Draft e dinheiro na folha salarial de sobra para fazer uma investida se quiser.
Indianapolis Colts
Assim como sempre, os Colts têm muito espaço livre no salary cap. A questão é que eles acabaram de dar duas escolhas altas ao Philadelphia Eagles por Carson Wentz, então fazer uma nova troca grande parece altamente improvável agora. Seja como for, muita gente os coloca como candidatos a negociar com os Patriots. Indianapolis teve uma das melhores e mais eficientes defesas de 2020, mas não é como se estivesse sobrando talento na posição de cornerback.
Carolina Panthers
Carolina tem sido bastante agressivo tentando melhorar o elenco nas últimas semanas, vide ter entrado forte na corrida por Matthew Stafford e os constantes boatos ligando o time a Deshaun Watson. Gilmore se encaixaria nessa linha de ação, embora os Panthers com certeza não almejem chegar ao Super Bowl em 2021. Atualmente, a franquia tem o 4º maior dinheiro disponível no cap e uma carência enorme em todas as posições da defesa.
Leia mais:
Curti: Bills assinam com Trubisky – que chega para reserva, óbvio
Inércia dos Colts na free agency preocupa
5 contratações defensivas mais empolgantes






