O fim da temporada regular nos proporciona fazer previsões e mais previsões com relação aos playoffs, que é o que faremos nesse texto com 5 possíveis confrontos que mais seriam interessantes de se assistir em janeiro/fevereiro. Os 5 jogos elencados são jogos que podem acontecer, e não necessariamente que vão acontecer. Vamos a lista:
5. Kansas City Chiefs vs New Orleans Saints, Super Bowl LIV
Acredito que um duelo entre Chiefs e 49ers no Super Bowl seria igualmente interessante (ou Ravens e 49ers, ou Ravens e Saints… enfim), porém, um duelo entre Mahomes e Brees apresentaria um contraste de gerações ao mesmo tempo que teria dois times praticamente idênticos: dois ataques dentro do top 5 (Chiefs em 3º, Saints em 4º) e duas defesas praticamente no mesmo patamar (Chiefs em 10º, Saints em 12º), tudo segundo a métrica DVOA do Football Outsiders. Sean Payton vs Andy Reid também chama muito a atenção.
A grande vantagem nesse confronto estaria no matchup entre Alvin Kamara e a defesa contra o jogo terrestre dos Chiefs, a quarta pior da liga; a questão é que nada disso se compara em termos de importância ao ataque aéreo dessas duas equipes, qualificados dentro do top 3 da NFL. Esse seria um jogo cheio de pontos entre dois dos times mais divertidos de se assistir nos últimos anos e com nenhum favorito evidente, dada a semelhança entre os adversários. O jeito perfeito de se encerrar a temporada.
4. New England Patriots @ Kansas City Chiefs, Semifinal da Conferência Americana
Antes da temporada começar, acreditávamos que essa seria novamente a final da AFC; no entanto, a queda no desempenho defensivo dos Patriots na segunda metade da temporada somada à inabilidade do ataque de ser efetivo fez com que New England tenha de disputar pela primeira vez o Wild Card Round em 10 anos e, consequentemente, faz com que esse jogo possa acontecer somente na Semifinal de Conferência, caso o time de Bill Belichick vença os Titans no próximo sábado.
Certo que o ataque de New England não é nada comparado ao que anotou 43 pontos em Kansas City no último ano, contudo, a derrota dos Patriots na temporada regular em 2019 não aconteceu por conta da incapacidade do ataque, e sim porque os Chiefs encontraram formas de defender muito bem o passe e com uma ajuda da arbitragem. Esses conceitos coexistem, mas não estão necessariamente atrelados, e uma diferença importante acontece aqui: o time de Andy Reid perdeu Juan Thornhill, safety calouro, por toda a pós-temporada – e ele vinha sendo excelente na cobertura contra o passe. Além disso, o fator Bill Belichick jamais pode ser ignorado, especialmente com a defesa que sua equipe tem. Os Chiefs serão os favoritos, mas esse jogo está longe de ser uma vitória garantida.
3. New Orleans Saints @ San Francisco 49ers, Final da Conferência Nacional
Reedição de um dos melhores jogos da temporada regular, Saints e 49ers batalharam até o último segundo – literalmente – no Mercedes-Benz Superdome, e graças àquela vitória, San Francisco ficou com a primeira posição na conferência por conta do confronto direto. A tendência é que, caso essa seja a final da NFC, vejamos um jogo parecido com o da semana 14: dois ataques extremamente dominantes e uma chuva de pontos.
De acordo com a métrica DVOA, os Saints possuem um ataque melhor (4º melhor da liga; 49ers o 9º), enquanto os 49ers possuem uma defesa superior (2ª unidade melhor classificada, Saints tem a 12ª). Esses dois times são semelhantes em muitas frentes e excelentes em várias: onde New Orleans tem um quarterback melhor, San Francisco tem mais talento em seus playmakers. A grande questão está na estratégia dos favoritos na Conferência Nacional para limitar Drew Brees, já que a secundária do time da Califórnia parece vulnerável no momento. Para os potenciais visitantes, limitar as big plays de Deebo Samuel e George Kittle é a chave.

2. Seattle Seahawks @ San Francisco 49ers, Semifinal da Conferência Nacional
Pra que esse jogo aconteça, os Seahawks precisam bater os Eagles no próximo domingo e torcer pra que os Saints façam o mesmo com os Vikings – dois cenários extremamente possíveis. Os dois jogos entre esses times na temporada regular foram nada menos do que fantásticos, com o jogo final da temporada sendo decidido por centímetros – literalmente. Não a toa, além do título da NFC West, o duelo entre Seattle e San Francisco valia o posto de melhor time da Conferência Nacional.
Os Seahawks estão sofrendo com uma alta quantidade de lesões importantes nos momentos finais da temporada, e a defesa não é assim tão boa – especialmente o pass rush. O time venceu uma quantidade imensa de jogos apertados em 2019, e os dois jogos contra os 49ers não foram diferentes: no papel, são um time inferior, mas os duelos na temporada regular foram equilibradíssimos. Ainda que San Francisco seja o melhor time, a queda de desempenho na segunda metade do ano foi real, especialmente na defesa. Além disso, Russell Wilson não é um dos melhores quarterbacks da NFL por acaso. O potencial de uma surpresa é muito grande aqui.
1. Kansas City Chiefs @ Baltimore Ravens, Final da Conferência Americana
Quando os Chiefs eram o melhor time da Conferência Americana em 2018 e os Ravens eram um time no meio de uma arrancada para a pós-temporada, o confronto entre as equipes na semana 14 terminou na prorrogação. Kansas City prevaleceu, mas Baltimore, defensivamente falando, apresentou uma alternativa interessante de parar Patrick Mahomes, lotando a linha de scrimmage, enviando blitzes em doses cavalares e confundindo suas leituras pós-snap; em 2019, os Ravens são o melhor time da AFC e só perderam dois jogos na temporada regular. Quem foi responsável por um desses? Pois é.
A simples possibilidade de um duelo entre Lamar Jackson e Patrick Mahomes já é maravilhosa o suficiente – pra mim, os dois melhores quarterbacks da NFL atual. Ao mesmo tempo, é um duelo entre dois times com defesas muito boas. A supracitada perda de Juan Thornhill machuca muito os Chiefs, que vinham sendo excelentes na defesa contra o passe, mas ainda acho que a unidade tem talento suficiente para competir na pós-temporada. De acordo com a métrica DVOA do Football Outsiders, Baltimore possui a 4ª melhor defesa da liga; Kansas City, a 10ª. Enquanto o ataque dos Ravens é o 1º na métrica, o dos Chiefs é o 3º. Definitivamente estamos falando de dois times de elite aqui – e as duas vitórias dos comandados de Andy Reid foram no Arrowhead Stadium. Caso cheguem na final da AFC, o resultado pode ser outro no M&T Bank Stadium.
Menções honrosas:
- Saints @ Packers (Semifinal da Conferência Nacional)
- Chiefs vs 49ers (Super Bowl LIV)
- Ravens vs Saints (Super Bowl LIV)
- Ravens vs 49ers (Super Bowl LIV)






