No ano passado, o mês de janeiro nos trouxe Joe Flacco no Denver Broncos e, bem, era uma tragédia anunciada. O oposto na troca que mexeu com a NFL meses depois, a ida do wide receiver Odell Beckham Jr do New York Giants para o Cleveland Browns – Odell teve praticamente os mesmos números que em 2018 nos Giants mas com um elenco que, no papel, era muito melhor. Em 2020, demorou mais para as trocas acontecerem – mas elas já estão rolando. Contudo, ainda faltam alguns QBs.
Dito isso, vamos a uma breve lista de atletas que podem ser trocados nesta intertemporada. Isso inclui o pós-free agency/pré-draft e até mesmo o dia do Draft. Sem mais delongas, bora.
1- Andy Dalton, QB, Cincinnati Bengals
Essa é pedra cantada e está esperando para acontecer. Dalton vem da pior temporada da carreira em vários quesitos. Foram apenas 16 touchdowns no ano passado e ele chegou a ir para o banco por conta de desempenho – ainda, foram 14 interceptações, proporção horrorosa. Os passes também não estavam indo muito longe não, Dalton teve 5.74 de ANY/A, pior marca da carreira como no número de TDs.
Aos 32 anos, Dalton ainda deve ter mercado para equipes “montadas” que precisam de um upgrade à situação atual na posição de quarterback. Pode dar certo, a exemplo do que aconteceu com Ryan Tannehill – desenganado por todos e que ajudou os Titans a chegar até a final da Conferência Americana.
2- Derek Carr, QB, Las Vegas Raiders
A condicional aqui é caso os Raiders de fato consigam contratar Tom Brady – ou, como ele está encaminhado com Tampa Bay, numa outra hipótese, que o time busque um quarterback calouro via Draft..? A chance é menor nesse caso. O histórico de Jon Gruden com quarterbacks jovens não é dos melhores, então a tendência é que caso ele não esteja mais satisfeito com Carr… Que traga outro veterano mesmo.
Seja como for, se alguém chegar a tendência é que Carr saia. O time já pagou a maior parte do dinheiro garantido do contrato do camisa 4. Caso ele seja cortado ou trocado, apenas 7.5 milhões incorrem na folha de pagamento do time nesta temporada. Carr tem seus problemas quando a pressão chega – é possível dizer que nunca mais foi o mesmo desde a lesão na perna. Mas é um upgrade em relação a vários quarterbacks da liga. Derek teve números modestos no ano passado, com apenas 21 TDs, sombra dos 32 em 2015 – mas seu ANY/A até que foi relevante, 7.25, o melhor da carreira.
3- Joe Flacco, QB, Denver Broncos
Supondo que ele não se aposente – o que é uma possibilidade, convenhamos – Flacco teria que achar outro time para jogar em 2020. Nos Broncos, que estão comprometidos com Drew Lock, ele não joga mais. A equipe tentará trocá-lo, mas acho bem difícil que consiga algo por ele. O histórico de lesões é relevante e as atuações de 2020 não conquistarão o coração de ninguém.

4- Nick Foles, QB, Jacksonville Jaguars
Foles se machucou logo no início da temporada passada e com a lesão tivemos a incrível oportunidade de vivenciar a Minshew Mania. Considerando que os Jaguars estão em modo de implosão – dada as saídas defensivas da equipe nos últimos meses – a forte tendência é que Foles também esteja de saída. No caso, Jacksonville poderia engolir o peso morto de seu contrato para capitalizar algo agora, enquanto ainda há valor. O problema? O peso morto é monumental em 2020 – estamos falando em 33 milhões de dólares.
Uma troca/corte após 2020 fica mais plausível, porque aí apenas 12.5 milhões ficariam presos. De toda forma, especulações acontecerão – até porque Minshew é mais barato e mostrou serviço num time que, bem, não vai a lugar nenhum nesta temporada de toda forma.
5- Cam Newton, QB, Carolina Panthers
Como Newton não está saudável, ele não passaria nos testes físicos pós-troca em cenário normal – o que já inviabiliza o negócio de antemão. A tendência era que o Carolina Panthers mantivesse Cam Newton no elenco para a próxima temporada. Mas é aquele negócio: novos sistemas, novos quarterbacks. E o cenário não é normal: com o COVID19, esses testes não aconteceriam.
Bom, um novo quarterback chegou.
E O PAU TORANDO NA TL pic.twitter.com/QmPtz5a8NH
— Antony Curti (@CurtiAntony) March 17, 2020
E aí rolou isso. Teddy Bridgewater assinou contrato de três anos, 63 milhões. Cam Newton virou carta fora do baralho e os Panthers postaram que “eles deram permissão para que Cam procurasse parceiro de troca”. Newton respondeu. “Parem com o jogo de palavras, eu nunca pedi por isso. Não tem como sair dessa. Eu amo os Panthers até a morte e sempre vou amar vocês. Não façam isso, não brinquem comigo ou manipulem a narrativa”.
Seja como for, Cam Newton está 100% na pista.
Leia também:
CARDINALS LEVAM VANTAGEM EM TROCA POR HOPKINS
O FUTURO OBSCURO DOS TEXANS
EXTENSÃO DE COUSINS FOI CHAVE PARA A MANUTENÇÃO DE ANTHONY HARRIS
Um anúncio rápido: Não vamos “fechar” nenhum texto para assinantes nesta semana no @profootballbr. Tudo aberto para incentivar as pessoas a ficarem em casa nesses tempos de COVID19. Caso você goste de nosso conteúdo e queira apoiar nosso site, estamos também com uma promoção de 50% de desconto. Clique aqui para conferir.






