5 times que podem adicionar Stephon Gilmore

Defensor do ano em 2019 e campeão do Super Bowl LIII, o cornerback fez um bom 2023 em Dallas, mas até agora está sem time. Com gasolina sobrando no tanque ainda, separamos cinco destinos para o veterano.

Gilmore

No mundinho dos cornerbacks da NFL, Stephon Gilmore é a definição do “não interessa se é coroa, panela velha é quem faz comida boa”. Ele não é mais o jogador da época de Bills e Patriots e, em especial, de quando foi Defensor do Ano em 2019: isso é fato. Porém, isso não significa que ele não tenha espaço em algum time. Pelo contrário: suas duas últimas passagens por Colts e Cowboys mostraram que Gilmore ainda tem gasolina sobrando no tanque. Ano passado em Dallas, por exemplo, ele jogou os 17 jogos da temporada regular e teve duas interceptações, 13 passes defendidos e um fumble forçado.

Sem time para a próxima temporada neste momento, o jogador de 33 anos ainda pode encontrar uma nova casa em 2024. Separamos cinco equipes que podem contratar o veteraníssimo cornerback.

Jacksonville Jaguars

Se tem um time passando abaixo do radar por conta da melhora da concorrência (e pela própria incompetência também), esse alguém é o Jacksonville Jaguars. A derretida na reta final do ano passado foi feia e os reforços para 2024 não empolgam tanto, contudo isso não é garantia que Trevor Lawrence e amigos vão morrer na praia neste ano também. A secundária, um ponto positivo em 2023, sofreu uma baixa importante para a próxima temporária: Darious Williams foi para os Rams e, talvez com exceção de Tyson Campbell e o recém-chegado Ronald Darby, o resto não empolga nadinha. Uma possível adição de Gilmore no elenco seria barata, resolvia em partes o problema e ainda traria um reencontro de parças: Gilmore e Darby jogaram juntos no Buffalo Bills por dois anos.

Washington Commanders

Outra reunião de parças aqui, mas essa entre Gilmore e seu ex-coordenador defensivo e agora head coach em Washington. Dan Quinn terá trabalho em remontar essa defesa: o front ainda tem bons nomes e draftou um ótimo prospecto em Jer’Zhan Newton, porém a secundária não é essa Coca-Cola toda. Jeremy Chinn é um reforço interessante (e necessário), mas imagine buscar outro cornerback para jogar ao lado oposto ao de Emmanuel Forbes? E se esse nome fosse Stephon Gilmore? Pode ser que eu esteja um pouco empolgada, mas poderia dar um belo caldo.

Las Vegas Raiders

Depois do McFiasco – ou McDaniels 2: Ataque a Raider Nation, fique livre para escolher sua analogia preferida -, os Raiders terminaram 2023 de forma digna e, para este ano, tentam ver o que sairá do segundo ano de Antonio Pierce no comando. É um time em reconstrução, mas que nessa offseason veio adicionando bons reforços: Christian Wilkins é o maior exemplo disso. A chegada de Gilmore não só traria experiência a uma jovem secundária, como também daria um gás a mais na subestimada defesa de Patrick Graham. Olho nos Raiders para a próxima temporada.

Arizona Cardinals

Mais um time em reconstrução, mais um time da NFC. Os Cardinals não são uma equipe pronta para brigar por voos maiores, longe disso. Contudo, para quem previa a implosão total após o fracasso da era Kliff Kingsbury, a franquia surpreendeu: segue acreditando em Kyler Murray como seu quarterback (por enquanto) e o primeiro ano de trabalho de Jonathan Gannon como head coach foi bem acima do esperado. Isso não quer dizer que ainda não há problemas em Arizona: apesar dos reforços no draft, o elenco continua muito pobre, principalmente no corpo de cornerbacks. Um Stephon Gilmore da vida não apenas traria certa estabilidade à secundária, como também abriria espaço para que peças mais jovens – Elijah Jones, Max Melton e companhia – se desenvolvessem com menos pressa.

Buffalo Bills

Seria o sonho de princesa da Bills Mafia ter seu filho retornando aos braços da torcida. No entanto, não seria uma tarefa fácil: os Bills são um dos times mais apertados no teto salarial da liga, hoje estando apenas $906 mil acima. Por mais que, a esta altura da carreira, Gilmore não seja um jogador caro, a franquia teria que fazer manobras fiscais para acomodar um possível contrato dele. Problemas de cap à parte, seria uma adição necessária para Buffalo: a secundária perdeu várias peças – Tre’Davious White, Micah Hyde, Jordan Poyer e etc – e trazer um nome experiente (e barato) a um jovem grupo de cornerbacks não seria ruim. É difícil de acontecer, mas impossível também não é.

Para saber mais:
Justin Jefferson confirma nova era de contratos para wide receivers
5 times mais apertados no salary cap: O que fazer?
Podcast ProFootball: Perguntas dos assinantes
5 nomes que podem aposentar depois de 2024

Quer ter todo conteúdo do ProFootball rapidinho em seu celular ou computador sem perder tempo? Acesse nosso grupo no WhatsApp e receba tudo assim que for para o ar. Só clicar aqui!

“odds