Como é de se imaginar, a segunda metade da temporada está repleta de jogos decisivos para a definição dos representantes de cada conferência nos playoffs. Elaboramos uma lista com seis duelos importantíssimos, focando em confrontos não divisionais porque do contrário seria necessário fazer uma relação de pelos menos umas 20 partidas, haja vista a caótica situação de algumas divisões nas quais todo mundo sonha com o título.
Semana 10: Cleveland Browns @ New England Patriots
A AFC promete ser uma verdadeira briga de foice daqui até janeiro, afinal com exceção de Houston Texans, Miami Dolphins, Jacksonville Jaguars e New York Jets todo mundo tem chances reais de beliscar pelo menos um Wild Card. É sério, é loucura pensar que a diferença entre o atual seed #1 da conferência (Tennessee Titans) e o seed #11 (Denver Broncos) é de apenas DUAS vitórias.
Dito isso, Browns x Patriots é basicamente um jogo de seis pontos, porque existe uma possibilidade enorme de ambos disputarem cabeça a cabeça uma vaga na repescagem e, além do vencedor colocar uma derrota na tabela do concorrente direto, o confronto direito é o primeiro critério de desempate em caso de campanhas iguais. Lembrando que, por ora, Cleveland e New England somam campanhas idênticas, 5-4.
Semana 11: Pittsburgh Steelers @ Los Angeles Chargers
O contexto deste futuro encontro entre Steelers e Chargers é bastante parecido com aquele de Browns e Patriots, então não há muito a dizer aqui que não seja chover no molhado. É outro duelo entre equipes que podem ir aos playoffs tanto via título de divisão quanto via Wild Card. O curioso é que as duas franquias fazem parte de divisões ultracompetitivas nas quais literalmente todos têm chance de sagrar-se campeão, portanto machucar um eventual adversário pela repescagem é quase uma obrigação.
Semana 12: Los Angeles Rams @ Green Bay Packers
Ao contrário da AFC, a NFC tem uma linha de corte clara entre cinco times muitos bons e alguns times sem maiores pretensões, os quais têm tudo para apenas bater e voltar no mata-mata.
Rams e Packers, no caso, fazem parte do pelotão de elite e protagonizarão uma partida importante para a definição do seed #1 da conferência, a única posição que garante uma folga na primeira rodada após a expansão dos playoffs – além da vantagem de sempre atuar em casa. Green Bay, por sinal, já derrotou o Arizona Cardinals em outro confronto direto desse tipo, então uma vitória sobre Los Angeles daria um fôlego extra na busca pelo topo da Conferência Nacional.





