Uma das principais formas de se obter vantagem no futebol americano é criar os famosos matchups favoráveis ao seu time. Matchups podem ser traduzidos como duelos, batalhas ou embates que acontecem entre determinadas unidades ou jogadores dos times.
A grosso modo, quem vence mais duelos geralmente vence o jogo. Num Super Bowl com duas equipes comandadas por treinadores experientes, qualquer vantagem será explorada e estes duelos se tornam objeto de muita discussão. Separamos sete fundamentais, que podem decidir o título.
Chris Jones x miolo da OL dos Buccaneers
Uma das grandes kriptonitas de Brady sempre foi a pressão vinda pelo meio da linha. Pouco móvel, o quarterback tem dificuldades de escapar e acaba cometendo erros incomuns a ele. Chris Jones é um dos melhores iDLs[foot]Posição na meio da linha defensiva, equivalente ao antigo DT de 4-3 ou DE de 3-4[/foot] quebrando o pocket, tendo conseguido 44 pressões, quarta melhor marca da NFL. O center Ryan Jensen cedeu 4 sacks em 2020 e Aaron Stinnie virou titular dois jogos atrás, após a lesão de Alex Cappa. Se Jones conseguir produzir, a vida dos Chiefs ficará bem mais fácil.
Patrick Mahomes x blitz
Quando se enfrenta um quarterback do nível de Patrick Mahomes é fundamental criar pressão – até porque mesmo pressionado o cara joga bem. Automaticamente, o cérebro já pensa em blitzes, forçando o lançador adversário a ficar desconfortável, obrigando-o a soltar a bola rápido e evitando jogadas em profundidade, além de colapsar a linha ofensiva. O grande problema é que Mahomes é fora da curva nisso também: ele sabe como poucos estender a jogada e capitalizar contra 5 ou mais homens no pass rush. São 14 touchdowns e nenhuma interceptação – com 9 jardas por tentativa de média contra blitz.
A grande questão aqui é que a defesa do Tampa Bay Buccaneers é montada para usar esse expediente, utilizando em 39% dos snaps, quinta maior marca da liga. Os linebackers Devin White e Lavonte David são armas constantes e não é anormal algum defensive back também ir atrás do quarterback adversário. Saber usar com mais parcimônia e ser muito eficiente será fundamental para Tampa; caso contrário o estrago pode ser irremediável.
