Aos 84 anos faleceu Dan Rooney, o dono do Pittsburgh Steelers. Numa era onde os donos de franquias são mais ricos do que nunca, Rooney se mostrou alguém além disso.
Dan começou seu trabalho no Pittsburgh Steelers, organização fundada por seu pai, Art, em 1955. Nos anos seguintes, teve papel decisivo para mudar os rumos da franquia – outrora motivo de tristeza para o torcedor. Dan fez parte da diretoria do time na década de 1970, sendo fundamental para a construção da dinastia que foi o time naquele tempo. Apontado presidente dos Steelers em 1975, Rooney venceu cinco Super Bowls no período.
Aparte das conquistas dentro de campo, Rooney teve papel decisivo nos bastidores de inúmeros momentos importantes na história da NFL. Em 1973, foi apontado presidente do comitê de expansão da NFL, que culminaria com a adição dos Seahawks e dos Buccaneers em 1976. Em 1982 e 1993, teve papel importante na negociação de direitos trabalhistas com os atletas da liga. Na primeira ocasião, ajudou a colocar fim a greve que assolava a temporada. Na segunda, ajudou a estabelecer o contrato de acordo coletivo-trabalhista como existe hoje – com a free agency irrestrita. Ainda, Rooney foi um dos donos de franquias que “impediu” a expansão de patrocínios nas camisas de jogo da liga – numa época, os anos 90, na qual a tendência parecia caminhar para esse lado.
Eleito para o Hall da Fama do Futebol Americano Profissional em 2000, Rooney ainda serviu aos Estados Unidos como Embaixador na Irlanda, cargo apontado pelo Presidente Barack Obama. Dan foi embaixador em solo irlandês de 2009 a 2013. “Poucos homens contribuíram tanto para a National Football League quanto Dan Rooney” disse Roger Goodell, comissário da liga. “Ele foi um dos nossos melhores homens e foi um privilégio trabalhar com ele. […] Voz da razão numa gama de assuntos, incluindo diversidade e relações trabalhistas (com os atletas), Dan sempre teve os melhores interesses da liga em seu coração”, completou Goodell.
Legado de Rooney é a diversidade racial em comissões técnicas
Embora a segregação racial da NFL tenha acabado antes da criação do Super Bowl, por muitos anos não houve nem hipótese de um negro ser head coach de uma franquia. Rooney foi um dos que ajudou para mudar esse paradigma.
Em 2003, foi determinante na criação da regra estrutural que depois seria chamada de Rooney Rule em sua homenagem. Desde então, uma franquia tem que entrevistar candidatos de minorias étnicas para a posição de head coach e general manager, caso vagas. Atualmente, o técnico do Pittsburgh Steelers, Mike Tomlin, foi um dos beneficiados por conta dessa regra.
Dan Rooney deixa os Steelers e a vida com um legado praticamente inigualável entre os donos de franquias da liga. São 6 Super Bowls, se contar o período em que se juntou à diretoria do time. 8 títulos de Conferência Americana, 15 membros dos Steelers no Hall da Fama. De 1970 para cá, nenhuma franquia teve melhores marcas.
Comentários? Feedback? Siga-me no twitter em @CurtiAntony, ou nosso site em @profootballbr e curta-nos no Facebook.








