Depois de 2 campanhas negativas, Vance Joseph finalmente é demitido dos Broncos

Broncos tiveram as primeiras campanhas negativas seguidas desde a década de 1970

Denver Broncos head coach Vance Joseph during the second half of an NFL football game against the Oakland Raiders in Oakland, Calif., Sunday, Nov. 26, 2017. (AP Photo/Ben Margot)



“prmo"
Demorou, parecia que não vinha mas foi inevitável: John Elway apertou o gatilho e o Denver Broncos demitiu seu head coach, Vance Joseph, nesta segunda-feira. A equipe terminou com mais uma campanha negativa e já entrou na semana 17 sem chance de playoff – a derrota para o Los Angeles Chargers foi apenas o último prego no caixão.

“Quero agradecer a John Elway e à organização pela oportunidade de servir como head coach do Denver Broncos”, disse Joseph em comunicado. “Estou desapontado de não poder terminar o que comecei, mas muito orgulhoso dos jogadores e dos técnicos pela maneira que lutaram todas as semanas”, falou. “Este é um lugar especial com fãs incríveis”, terminou.

Na passagem de Joseph, o otimismo semanal não foi correspondido com boas campanhas. Era frequente ouvir que o “time treinou bem” – na partida da semana, porém, a derrota era comumente o resultado. Denver teve 11-21 nas duas temporadas dele como treinador – nas cinco temporadas anteriores, o time teve 73% de aproveitamento e era figurinha carimbada nos playoffs.

O grande problema na passagem de Joseph foi a posição de quarterback. Em seu primeiro ano, o time apostou em Trevor Siemian e num fraquíssimo Paxton Lynch. Depois, Case Keenum veio na free agency depois de conduzir o Minnesota Vikings à final da NFC. Não rendeu da mesma forma. Joseph paga a conta. “Falei com Vance nesta manhã e agradeci por todo o trabalho duro como head coach”, falou John Elway. “Estamos empolgados pela fundação estabelecida [por Vance] e esperamos colocar os Broncos no caminho das vitórias”, completou.

A bem da verdade, o ataque dos Broncos nunca rendeu como esperado – a temporada de Phillip Lindsay, calouro não draftado que foi ao Pro Bowl foi o único ponto realmente positivo da unidade. Quanto à defesa? Considerando que Vance era coordenador defensivo antes de assumir os Broncos… Bem, nada demais. Em pontos por jogo a unidade foi 15ª da NFL, 11ª da NFL em jardas terrestres cedidas/jogo, 19ª na red zone. Não são números dignos de um elenco como o de Denver, convenhamos.

Como o artigo da demissão de Joseph bem ilustra na NFL.com  o grande microcosmo da passagem de Joseph pelos Broncos foi na Semana 15, contra os Browns em casa. Denver estava atrás por 17-13 com 5:29 para o final da partida. Numa 4ª para 1 na linha de 6 jardas, Joseph foi para o field goal. O jogo ficou 17-16 e… os Broncos não marcaram mais pontos no jogo.

Joseph deve encontrar espaço como coordenador defensivo em alguma franquia num futuro de médio prazo. Enquanto isso, os Broncos começam a procura por seu novo head coach. É esperado que Brian Flores, coordenador defensivo do New England Patriots, seja entrevistado em breve por Elway no Colorado.



Mais demissões na NFL:
Marvin Lewis é demitido pelo Cincinnati Bengals
Dirk Koetter é demitido do Tampa Bay Buccaneers
Após quatro temporadas, Todd Bowles é demitido dos Jets
Após campanha negativa, Adam Gase é demitido pelos Dolphins

“odds