Ah, as surpresas do Combine da NFL. Todo ano, o período de testes dos jogadores que são candidatos ao draft nos traz surpresas, na maioria das vezes agradáveis. Um dos nomes que mais chamou atenção neste ano foi o EDGE Montez Sweat. Mesmo pesando 118 kg e com 1,98 m de altura, Sweat conseguiu correr as 40 jardas em incríveis 4,41 segundos. Para efeito de comparação apenas um running back e quatro defensive backs foram mais rápidos que o jogador de Mississippi State. Performance absurda e que fez com que os holofotes se virassem em sua direção.
O início conturbado
Nascido na Georgia em 1996, Sweat em 2014 já era dono da portentosa estatura que lhe acompanha até os dias atuais. Jogando como EDGE e tight end pela Stephenson High School, Sweat conseguiu destaque especial na posição ofensiva, se tornando um recruta três estrelas (de cinco possíveis). Recebeu oferta de 11 universidades, algumas grandes como Florida e Wisconsin. No fim do processo, Michigan State, Vanderbilt e Georgia State eram as favoritas para ficar com Montez e ele optou por Michigan State.
Assim que chegou aos Spartans, foi novamente convertido a EDGE pelo treinador Mark Dantonio e teve um bom inicio de carreira. Porém, logo em seguida houve alguns atos de indisciplina e, em abril de 2016, Sweat acabou sendo mandado embora. Sem entrar em detalhes dos motivos concretos, Sweat admitiu na última semana que era imaturo na época e isso lhe fez evoluir muito.
O recomeço e a volta por cima
Restou a ele recomeçar num junior college e a escolhida foi a Copiah Lincoln Community College, de Mississippi. É a famosa liga que aparece nas duas primeiras temporadas de Last Chance U, documentário do Netflix. Com 5 sacks e 39 tackles em nove jogos pela Copiah, Sweat volta a chamar a atenção das universidades da primeira divisão. Apesar das ofertas de LSU e Texas A&M, ele prefere ficar no Estado e recebe a bolsa para Mississippi State.





