Mais um brasileiro na NFL: Dolphins assinam com Durval Neto

Brasileiro está garantido ao menos para o training camp

Hoje tivemos uma notícia pra lá de especial, que foi a contratação do Durval Neto, iDL ex-Atlético, pelo Miami Dolphins.

Não é segredo para ninguém que a NFL pretende, cada vez mais, ampliar seus mercados internacionais. Embora de longe seja a liga mais assistida dos Estados Unidos, a NFL toma pancada no Caribe e América Latina para a MLB e, no restante do mundo, a NBA é infinitamente mais popular.



Assim, natural que a liga busque estrelas de mercados emergentes para que estes sejam representados e, por tabela, aumente o interesse dessas nações no futebol americano. Foi assim com Yao Ming na China com a NBA, por exemplo. Pensando nisso, a liga estabeleceu um programa que facilita a entrada de estrangeiros nos elencos. É o NFL International Player Pathway Program, algo que pode ser traduzido como “Programa do Caminho para Jogadores Internacionais”.

Mais Dolphins:  Troca Tannehill, contrata Fitzpatrick: o correto tank dos Dolphins

Durval Neto, o Duzão, teve seu primeiro contato com o futebol americano quando morava na cidade de Tangará da Serra, no time Tangará Taurus. “Não tínhamos nem capacete, nem shoulder pad, nem nada de equipamentos”, falou. Em 2015, ele e o irmão foram convidados para jogar no Cuiabá Arsenal, uma das melhores equipes de futebol americano nacional dos últimos anos. Ainda, Duzão representou a seleção brasileira nos últimos amistosos realizados pelos Onças.

“Com a oportunidade que tive de treinar com jogadores da NFL e do college aqui nos Estados Unidos, consegui entender que não existe super-herói. Eles são, sim, geneticamente presenteados, mas eles vem desde o high school (ensino médio) com um nível de treinamento monstro”, falou. “Não temos essa estrutura no Brasil e nem na Europa e é isso que o NFL Undiscovered quer fazer”, contou Duzão.

Neste ano, tivemos a presença de Durval Neto, o Duzão, nesse programa. A boa notícia é que, após bons números no International Pro Day, Duzão chamou atenção do Miami Dolphins. A AFC East tem prioridade no programa de jogadores internacionais e os Dolphins são um time com necessidade de jogadores de interior de linha defensiva. A equipe lhe contratou como free agent e ele deve estar no training camp a partir de julho. No mesmo processo de jogadores internacionais que Duzão participou, os Patriots pegaram o TE/FB Jakob Johnson, alemão. Ele tem vaga garantida no time de treino (practice squad) do time. A diferença é que ele entra como jogador internacional – Durval entra como se fosse um free agent mesmo.

Mais da trajetória de Duzão e do Brasil na NFL:
As chances de Durval Neto entrar na NFL acabaram de ficar reais
FABR: Em 2019, Durval Neto pode ser o primeiro brasileiro “não-kicker” a jogar na NFL
Buccaneers cortam Catanzaro e assinam com Cairo Santos
Tony DiRienzo: o brasileiro bicampeão do College e Draftado pelos Chargers em 1976

A vaga de Durval está garantida para o training camp, considerando que nenhuma movimentação não esperada aconteça. Dali, pode ter vaga no elenco de 53 jogadores de temporada regular. Considerando que os Dolphins estão em reconstrução e não haja outros grandes nomes no setor, é razoável pensar que ele tenha uma chance de jogar a temporada regular por Miami.



Exclusivo de nossos assinantes – assine agora, teste grátis por 7 dias ou assine com 30% de desconto
🏈 PRO! | História: Como Jay Cutler mudou o destino de Bears e da NFL há 10 anos
🏈 PRO! | Como era o mundo na última vez que os Browns foram campeões de divisão
🏈 PRO! | Ravens foram o time que mais piorou na Free Agency?
🏈 PRO! | 6 Jogadores que se aposentaram logo após vencer um Super Bowl
🏈 PRO! | Qual é o real valor de um jogador da free agency?

 

“odds