Quando uma equipe da NFL toma a decisão de selecionar um quarterback na primeira rodada do Draft, aposta muitas fichas em um único jogador. Desta forma, esta escolha precisa ser baseada em estudo e conhecimento sobre as características atléticas, mentais e pessoais do jogador, mas também no encaixe dentro da franquia. Isto porque cada equipe emprega uma sistema ofensivo, de acordo com sua equipe técnica. Assim, inserir um jogador, ainda mais na posição mais importante do jogo, em uma organização tática que não utiliza aquilo que ele faz de melhor, é, antes de tudo um desperdício.
Por conta disso, estamos fazendo, aqui no Pro Football, uma análise sobre o encaixe entre os quarterbacks selecionados na primeira rodada do último Draft e suas novas equipes. Esta análise é baseada, principalmente, na adequação do jogador ao esquema ofensivo utilizado pela equipe, seja relacionada à similaridade com o sistema utilizado no futebol universitário ou à eventual “tradução” dos atributos atléticos do quarterback ao novo esquema.
O nosso objetivo hoje é a análise do “casamento” entre Dwayne Haskins e o Washington Redskins. Como veremos, Haskins mostra muitas características que o tornam um bom encaixe com o técnico Jay Gruden (responsável pelo ataque da equipe). Claro que, para isso, Haskins (ou qualquer outro calouro nesta posição) deverá mostrar evolução ao longo de seus primeiros anos na NFL.
Para começo de conversa, vamos analisar o sistema ofensivo empregado por Jay Gruden no comando de seu time.
Jay Gruden e a evolução da West Coast Offense
Quando primeiro apareceu com algum destaque na NFL, como coordenador ofensivo do Cincinnati Bengals, Jay Gruden se mostrava mais um proponente da West Coast Offense. O sistema de Bill Walsh, baseado em passes curtos e ritmo constante, já havia evoluído bastante. Naquele momento, com Andy Dalton como seu quarterback, Gruden comandava um ataque em que a variedade era fundamental. Sempre com foco em leituras rápidas, com passes curtos e intermediários como prioridade, o técnico obteve algum sucesso com os Bengals.




