O Indianapolis Colts não draftou nenhum quarterback na rica classe de 2017. Foi um sinal e chamei a atenção para isso em algumas oportunidades. Quando você não “compra um seguro” para seu carro, é um sinal de que não acredita que nada de ruim vá acontecer com ele. Ao não ter um plano B na ocasião, os Colts demonstraram estarem seguros sobre a recuperação e saúde de Andrew Luck.
Com o Philadelphia Eagles e a renovação de Carson Wentz, parece-me o mesmo caso.
Os Eagles estenderam o contrato de Wentz – que está sob contrato para 2019 – por mais 4 anos e há 107 milhões de dólares garantidos nesse novo contrato. No total, são 128 milhões de dólares. Wentz tem 23 vitórias e 17 derrotas como quarterback titular mas perdeu 13 jogos por conta de lesão – incluindo cinco jogos de playoff nas duas últimas temporadas. Ele ficou em terceiro lugar para o prêmio de MVP na temporada de 2017, ano de título dos Eagles – quando Nick Foles comandou a franquia rumo à vitória no Super Bowl LII contra os Patriots enquanto Wentz assistia machucado da lateral.
Carson rompeu o ligamento anterior cruzado do joelho na Semana 13 de 2017, em partida importante contra os Rams. No ano passado, perdeu os três jogos finais da temporada por conta de uma lesão nas costas. “Infelizmente lesões acontecem e algumas vezes você não pode estar em campo, mas quero estar”, disse. “Quero criar química com meus companheiros, isso é importante e vem sendo divertido”, completou Wentz nos treinos de intertemporada.
No que a renovação é (bastante) acertada
Como dito, Wentz teve um ano de MVP em 2017. Arrisco dizer que, se saudável, chegaria a vencer o prêmio – que, na ocasião, ficou com Tom Brady. Ele saiu de campo machucado com 33 passes para touchdown – que é o recorde da franquia para um quarterback. O talento demonstrado naquele ano – sobretudo em terceiras descidas e na movimentação dentro do pocket – não sumiu de uma hora para a outra. Apenas foi mitigado por conta da lesão – normal.
Wentz é um dos quatro quarterbacks com média de mais de 2 passes para touchdown/jogo nas últimas duas temporadas. Os outros? Patrick Mahomes, Andrew Luck e Russell Wilson. Na red zone, situação na qual se machucou em 2017, é brilhante. São 41 touchdowns e apenas uma interceptação. Carson também tem números impressionantes contra a blitz: 23 passes para TD e apenas 6 INTs – é a terceira melhor média da NFL.
A renovação é acertada porque faz de Wentz um Eagle até pelo menos 2024. Mas, principalmente, porque ela acontece antes de Dak Prescott, Patrick Mahomes e Jared Goff – contemporâneos que também devem ter um contratão. Ao assinar antes, pagam menos: é assim que funciona a lógica. Ele estabelece uma barra contratual que com certeza será ultrapassada pelos outros (embora tenha minhas dúvidas sobre Goff e seu novo contrato, é certo que Mahomes e Dak terão contratos superiores).
No que a renovação preocupa
A renovação preocupa por conta da quantidade de dinheiro garantido e porque Nick Foles agora é um Jaguar (imaginei ele com uma fantasia de onça, risos). São 107 milhões que ficarão presos na folha salarial de Philadelphia e se Wentz não ficar saudável será um impacto grande para os Eagles. Quase que como um empréstimo consignado: não importa o que aconteça, os Eagles terão que pagar essa grana.
Então é de se imaginar que o time acredita que Wentz está bem em sua recuperação e que o Rojão Ruivo voltará à sua forma de MVP que demonstrou em 2017. Se isso não acontecer, é um Cavalo de Tróia para o teto salarial. Pessoalmente, acredito que “agora vai”. Wentz é talentoso e evoluiu demais em seu segundo ano. Tem tudo para tomar a liga de assalto em 2019. Os Eagles parecem acreditar nisso também.
Preparado para a temporada do Fantasy Football? A grande novidade deste ano é um guia atemporal escrito por Antony Curti e Eduardo Miceli – com estratégias para Draft e temporada como um todo. A pre-venda já começou e ta com 25% OFF, clica aqui e aproveita 🙂
Exclusivo de nossos assinantes – assine agora, teste grátis por 7 dias ou assine com 30% de desconto
🏈 PRO! | NFL 2019: os 10 melhores treinadores
🏈 PRO! | Qual a divisão mais equilibrada da NFL?
🏈 PRO! | 5 times que podem regredir em 2019
🏈 PRO! | Como os Patriots mostraram o caminho para administrar o salary cap
🏈 PRO! | 10 clichês da intertemporada da NFL
SIGA-NOS!
Siga-nos no Instagram: @antonycurti
Inscreva-se em nosso canal do YouTube, vídeos novos toda semana.






