Como é tradicional todos os anos, a Eletronic Arts libera os ratings dos calouros no vindouro Madden a ser lançado em agosto. O rating nada mais é do que uma “nota” para o jogador, de 0 a 100. Um algoritmo em cada posição leva em conta várias habilidades que também possuem uma nota. No caso dos quarterbacks, a awareness (inteligência de jogo) pesa mais do que speed (velocidade), por exemplo.
Antes de mais nada, é necessário lembrar que neste ano haverá diferença do rating em relação a anos anteriores. A equipe de desenvolvedores criou cinco prateleiras de jogadores: elite/quase elite, titulares de qualidade, titulares, reservas e reservas de pouca qualidade.
Depois, aumentou o rating dos jogadores da primeira prateleira e diminuiu o resto – assim, as estrelas vão se destacar mais nesta edição do game em relação às anteriores. Um exemplo que a equipe usa: no Madden 19, havia 54 cornerbacks com overall 80 ou melhor. Agora são 42. No ano passado, eram 2900 jogadores com overall 70 ou melhor – 54% dos atletas do jogo. Agora, são 41%. Isso resolve um problema antigo, de quando você colocava um reserva em campo e não “sentia” a diferença no time de maneira tão forte como acontece na vida real.
Isso é importante de ser salientado porque alguns dos calouros neste ano, especialmente na posição de quarterback, têm rating bem inferior a 70 – coisa que era mais rara em edições anteriores.
Veja os quarterbacks abaixo:
- Kyler Murray (ARI): 73
- Dwayne Haskins (WAS): 72
- Drew Lock (DEN): 67
- Will Grier (CAR): 66
- Tyree Jackson (BUF): 64
- Daniel Jones (NYG): 63
- Easton Stick (LAC): 62
- Gardner Minshew II (JAX): 59
- Jarrett Stidham (NE): 57
- Ryan Finley (CIN): 56
Jones abaixo de boa parte da classe: Batemos muito na tecla de que Daniel Jones não era uma escolha de primeira rodada e parece que a equipe de desenvolvedores do Madden concorda conosco. Ele está atrás de outros quarterbacks como Will Grier, que foi a 100ª escolha do Draft na 3ª rodada – 94 posições atrás de Jones, portanto. Mesmo que ainda não tenhamos os números dos veteranos, é certo dizer que Jones será um dos piores da liga na posição – vide que está abaixo dos 70 de piso para os titulares.
Se não fosse a speed (velocidade) de Murray, Haskins seria o melhor quarterback da classe: Mesmo que a velocidade não seja um traço tão importante no algoritmo do Madden para quarterbacks, o 93 de Murray fez com que ele ficasse acima de Dwayne Haskins como melhor rating da classe. Murray tem 73 e Haskins tem 72.
Se você quiser colocar Stidham no lugar de Brady, vai sofrer: Como dito pelos desenvolvedores, será mais sentido trocar um quarterback titular por um reserva. Se você quiser substituir Tom Brady por Jarrett Stidham, escolha de meio de Draft deste ano, vai sofrer. Ainda não temos os ratings dos veteranos, mas certamente Brady estará na casa dos 90. Stidham, por sua vez, tem apenas 57.
Nas próximas semanas, aliás, os desenvolvedores liberarão os ratings do resto dos jogadores, com os veteranos puxando a fila.
Podcast
Inscreva-se em nosso canal do YouTube, vídeos novos toda semana.







