Quando começou a temporada do College, Tua Tagovailoa e Justin Herbert (foto acima, com Jake Fromm) faziam parte do grupo dos principais prospectos e talvez os únicos que eram vistos como escolhas de primeira rodada na posição de quarterback. Um mês depois e parece que a classe de quarterbacks está crescendo a ponto de termos diversas potenciais escolhas de primeira rodada. Joe Burrow (LSU) tem dividido o favoritismo com Jalen Hurts (Oklahoma) para vencer o troféu Heisman, e se antes ninguém falava de nenhum dos dois ser uma escolha top-50 no Draft, agora ambos já tem sido colocados na primeira rodada nos últimos mock drafts.
Jake Fromm (Georgia) começou a temporada como o terceiro da classe para alguns analistas, mas sem consenso se valia uma escolha de primeira rodada e até aqui, Fromm tem jogado muito bem melhorando ainda mais os seus pontos fortes. Além deles, outro quarterback elegível para o Draft se destacou na semana 4 que também pode entrar nessa briga que falarei logo abaixo.
Prospectos que se destacaram na semana 4:
Jacob Eason – quarterback – Washington
Eason é um jogador que teve um início de carreira conturbado. Em 2016, começou a vida universitária em Georgia e terminou a temporada com números modestos e uma campanha de apenas 8-5. Em 2017, Eason sofreu uma lesão no joelho na primeira partida e foi substituído pelo até então novato Jake Fromm – este nunca mais largou a posição de titular. Eason resolveu se transferir para Washington em 2018 e teve que passar um ano afastado por causa das regras de transferência da NCAA. Finalmente em 2019, Eason está tendo sua segunda e melhor temporada na carreira universitária.
Na semana 4 contra BYU, Eason fez uma partida para se colocar novamente no debate dos melhores quarterbacks da classe. Foram 24 passes completos de 28 tentados, 290 jardas aéreas, 3 touchdowns e 1 interceptação. Com passes firmes com bastante precisão e velocidade em janelas apertadas, Eason mostrou uma característica que muitos general managers adoram para a NFL: a força do braço. Hoje, ainda está abaixo dos outros citados mas por ter o pedigree de ter sido um recruta 5 estrelas saindo do ensino médio, é provável que a empolgação em relação a Eason cresça durante o processo do Draft.
If you give a good team multiple opportunities to beat you, they’ll do it with a smile.
Jacob Eason is the real deal and this throw should get him some attention. Moved the safety with his eyes and then a dart. Very few quarterbacks on BYU’s schedule can make this throw pic.twitter.com/sNVrZr7FSS
— Jake Welch (@BYUAllBlue) September 23, 2019
Derrick Brown – defensive tackle – Auburn
Brown é o principal defensive tackle da classe neste momento, mas ainda não tinha feito uma grande partida na temporada. Na semana passada contra Texas A&M, mudou isso. Foram 4 tackles, 3 tackles for loss, 1 fumble forçado e 2 passes desviados para o produto de Auburn, o suficiente para vencer o prêmio de jogador da semana. Os números foram a maior marca da carreira e o primeiro jogador de Auburn desde 2012 a ter, pelo menos, uma estatística em todos os quesitos.
Have yourself a day Derrick Brown – 1 v 1s should be fun in Mobile this year @JimNagy_SB pic.twitter.com/ox9cFwDgc7
— Connor Rogers (@ConnorJRogers) September 22, 2019
Uma das características que Brown precisava ainda mostrar evolução técnica é a habilidade de pass rush. Os dois sacks na partida ajudam a melhorar essa impressão. Hoje, Brown é visto como um jogador dominante no jogo terrestre com muitas ferramentas atléticas que podem fazer com que ele seja selecionado dentro do top-20 do Draft.
Michael Pittman Jr. – wide receiver – USC
Na noite em que USC foi uma das grandes surpresas da Semana 4, Michael Pittman teve um papel fundamental para que isso acontecesse. Com 232 jardas aéreas, 10 recepções e 1 touchdown, a defesa de BYU não encontrou respostas para parar o wide receiver senior de USC. Mesmo com o terceiro quarterback do time, USC espalhou a bola para todos os recebedores, mas o destaque foi mesmo Michael Pittman.
No terceiro período, em uma terceira descida longa, o jogador conseguiu fazer uma recepção atacando a bola no ponto alto e ganhou o restante das jardas após a recepção para marcar o touchdown que abriria 11 pontos de vantagem. Pittman não era visto como um grande prospecto para o Draft, mas depois de performances seguidas desse nível na temporada (já são 437 jardas e 3 touchdowns), ele está entrando de vez nos radares dos olheiros.
https://twitter.com/CFBONFOX/status/1175246341083148293
Jogos da semana
Arizona State @ California #15 – sexta – 23:30

California é um time surpreendente em vários aspectos do jogo. Com 4 vitórias em 4 partidas, é esperado que o time tenha dominado algum jogo, mas não é o caso. Apenas a primeira partida da temporada teve uma diferença de mais de uma posse de bola contra a fraca universidade de UC Davis. A média de pontuação na temporada é de 24,5 pontos marcados contra 17,3 sofridos. Independente do processo, os Golden Bears estão invictos e decolando no ranking.
A partida contra Arizona State ficará marcada pelo duelo entre o cornerback Camryn Bynum de California contra o wide receiver Brandon Aiyuk. Bynum tem ganhado repercussão na temporada depois de ter produzido bem contra Washington e ter interceptado Jacob Eason na semana 2. Além disso, vem mostrando boa velocidade, inteligência e envergadura que podem impressionar os olheiros – mas terá que ganhar mais massa magra para a NFL.
Enfrentando Bynum, Arizona State confia no recebedor senior Brandon Aiyuk. Aiyuk teve alguns momentos relevantes na temporada passada, mas ficou ofuscado por N’Keal Harry, jogador escolhido na primeira rodada pelos Patriots. Até aqui, Aiyuk já possui 424 jardas, 2 touchdowns e 22 recepções e tem como principal característica a sua refinada técnica de corrida de rotas.
USC #21 @ Washington #17 – sábado – 16:30

Com a vitória surpreendente de USC em cima de Utah, a Pac-12 embolou completamente. Washington terá que vencer de qualquer jeito para não arriscar ficar dois jogos atrás de California na divisão Norte. O quarterback Jacob Eason certamente gostará de manter o momento do último jogo e continuar a sua escalada no Draft. Pra isso, Eason enfrentará uma secundária baleada após a partida da última semana. O cornerback titular Olaijah Griffin e o safety Talanoa Hufanga se machucaram e não devem jogar nessa semana.
Pelo lado de USC, o terceiro quarterback do time, Matt Fink continuará a ser o titular, enquanto Kedon Slovis ainda se recupera da concussão sofrida na semana passada. O head coach Clay Helton resolveu adotar um ataque baseado na Air Raid para essa temporada e mesmo estando com o terceiro quarterback, ele se manteve firme e confiante ao explorar bastante o jogo aéreo. Fink lançou 30 bolas, incluindo 3 touchdowns, um para cada wide receiver diferente. Além do já citado Michael Pittman, USC ainda conta com mais dois ótimos wide receivers em Amon-Ra St. Brown e Tyler Vaughns, formando um dos melhores grupos de recebedores do país.
Virginia #18 @ Notre Dame #10 – sábado – 16:30

Uma das partidas entre ranqueados do fim de semana. Notre Dame vem de derrota contra Georgia, mas os Fighting Irish conseguiram manter um jogo bem mais equilibrado do que muitos acreditavam. Virginia vem de um jogo parecido, mas com uma vitória relativamente apertada sobre Old Dominion em casa por 28 a 17.
A grande estrela de Virginia segue sendo o cornerback Bryce Hall. Ele poderia ter se declarado na temporada passada e provavelmente teria sido escolhido na primeira rodada depois de terminar o ano com 21 passes desviados, líder do país nessa estatística. Em 2019, Hall possui 4 passes desviados, mas tem sido questionado pela performance um pouco aquém do esperado. Neste sábado, Hall enfrentará o seu maior desafio da temporada contra o wide receiver Chase Claypool. Ele possui 6’4” (1,93m) de altura, tem 15 recepções para 256 jardas e 2 touchdowns na temporada.
Claypool é visto como um prospecto digno de NFL que assim como o tamanho indica, gosta de bolas contestadas na redzone e lançamentos verticais. A disputa entre os dois será interessante pois Bryce Hall é um cornerback físico e longilíneo que gosta de disputar esse tipo de bola também. Para os dois, é um jogo fundamental para aumentar as respectivas cotações do Draft.







